Comodidade

Quais são as últimas pesquisas, novidades e tendências do mercado?

Compras divertidas

Depois dos sites de compras coletivas, surge uma nova maneira de fazer compras na internet. Já batizado de “compra divertida”, o negócio funciona como um leilão: produtos e serviços são oferecidos a, digamos, centavos e os participantes do site vão dando lances. Na teoria, é possível levar televisores de plasma ou tablets por dez reais. Na prática, a competição deve levar os preços mais para perto do que é cobrado no mundo real.

O grande pulo do gato do conceito é que você precisa comprar lances. Assim, para tentar levar um videogame por vinte reais, você precisa, primeiro, comprar um lance por, digamos, dez reais. Porém, as pessoas que não levarem o produto no leilão podem converter seus lances em descontos sobre o preço de mercado do item e levá-lo também.

Comodidade

Que tal uma vending machine que oferece a você pão quentinho, feito na hora? Pois essa foi a invenção do francês Jean-Louis Hecht, depois de muitas frustrações, ao encontrar padarias fechadas ou sem pão fresco. E você, o que acha que pode melhorar também?

O que as pessoas querem no telefone

Alguns números reveladores da febre do iPhone e smartphones similares: segundo a Apple, os aplicativos mais baixados são jogos (15%) e, em segundo lugar, livros (13,5%). O aplicativo mais popular é, disparado, o jogo Angry Birds. Todos os dias (atenção, dias) as pessoas gastam 1 milhão de horas detonando os porquinhos no telefoninho e, no processo, detonando a produtividade também.

Mas existem outros usos

O Pago é um aplicativo (app) desenvolvido nos Estados Unidos que permite que as lojas locais concorram com vantagens com as grandes lojas virtuais. Ao entrar no Pago, você digita o produto ou serviço que procura e o programa lista as lojas na sua cidade que oferecem o item. A partir daí, é só usar o Pago para reservar o programa e, se quiser, até pagar com cartão de crédito. Aí, é só passar na loja escolhida e pegar o item. Sem filas, sem demora!

Novos usos

Que novos nichos de mercado existem para o seu produto ou serviço? A Levi’s norte-americana, por exemplo, desenvolveu uma calça exclusiva para pessoas que vão de bicicleta para o trabalho. O jeans é feito para dar mais mobilidade e conta com um bolso especial para guardar o cadeado da bicicleta. Mas a grande sacada foi colocar tecido refletivo nas pernas da calça. Assim, ao pedalar, você simplesmente vira a barra da calça para cima, ficando mais visível à noite. Ao chegar em sua casa ou ao trabalho, desenrole a calça e pronto.

Servindo o vício

Uma fábrica de cigarros europeia tenta ajudar os poucos fumantes que restam através de um mapa especial que mostra os locais em cada cidade onde é permitido dar suas baforadas. E você, no que pode ajudar seus clientes?

Nicho existe

Na Alemanha, uma agência de viagens oferece o plano de viagens Die Liebeskuemmerer, exclusivo para recém-separados. A empresa oferece uma equipe de terapeutas, personal trainers e estilistas que acompanha os clientes em hotéis e spas para curar os corações partidos.

Pesquisas de vendas

Você já ouviu falar de uma pesquisa que diz que o fator preço é um dos últimos itens considerados por consumidores na hora de decidir uma compra? Já ouvi isso dezenas de vezes e, em poucas ou quase nenhuma delas, ouvi a citação da fonte da pesquisa.

O fato é que nem sempre isso é verdade – e dessa vez temos uma fonte. A empresa Paraná Pesquisas produziu para o jornal Gazeta do Povo uma pesquisa inédita sobre os hábitos de consumo de 480 pessoas em supermercados de Curitiba. Veja o que eles descobriram, quando perguntaram o que era mais importante na hora de comprar um produto:

Qualidade – 49%

Preço – 44%

Proximidade da loja – 8%

Baseado em pesquisas, o fator qualidade inegavelmente sempre virá em primeiro lugar, mas a relevância do preço não pode ser ignorada tão facilmente, ainda mais pelos vendedores habilidosos, que sabem converter objeções de preço em oportunidades de argumentação.

Esta seção tem o apoio do consultor Marlus Jungton, mestrando em administração de empresas, bacharel em marketing e pesquisador na área de vendas. Conheça mais pesquisas relacionadas a vendas no blog: www.vendas.blog.br

Grandes números

  • R$2 milhões – Foi quanto a Máquina de Vendas investiu em sua loja virtual de acessórios para carros e motos. A ideia é ocupar o nicho quase sem concorrentes com variedade e preços atrativos. A loja pode ser acessada de qualquer site da Máquina de Vendas, como Ricardo Eletro e City Lar.
  • 13,7% – Foi o aumento das vendas de automóveis e motos no Brasil entre julho de 2011 e julho de 2012. Porém, as vendas subiram apenas 0,9% entre julho e junho de 2011 – números do IBGE, que vê um início de saturação no mercado.

 “Começamos a sofrer problemas de inflação devido ao crescimento excessivo e por gargalos do tipo logístico, chamados sweet problems: problemas doces de se resolver”

Eike Batista, empresário

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