Comunicação e Resultados – agosto de 2006

Carreira

Um raio X da sua carreira

Por João Pedro Caiado

Todo profissional deve, pelo menos uma vez ao ano, reavaliar sua carreira. É normal encontrar quem se deixa levar conforme a maré, mas ficar à deriva leva o profissional ao naufrágio, e isso acontece com muitos que não se atualizam, se acomodam e, com o tempo, são substituídos por pessoas mais jovens e atualizadas.

É comum, na demissão, procurar culpados, quando a acomodação é um fator que deve ser revertido durante a carreira. Essa falha não é somente dos mais velhos, mas também de jovens que não dominam o inglês ou que estão na gerência e acham que sabem tudo. Fala-se, no País, sobre o desemprego, mas como profissional de recursos humanos, posso dizer que a realidade não é essa. Recebo vagas de emprego e vejo a dificuldade em encontrar pessoas capacitadas.

A falta de especialização ? tome como exemplo a tecnologia VOIP ? é muito comum. Hoje, é raro encontrar profissionais capacitados. Especialistas praticamente não existem em uma série de funções que são tão urgentes à economia brasileira.

As melhores dicas para ter o perfil de um profissional procurado pelo mercado são:

· Não seja arrogante por ter sucesso.

· Não basta chegar ao sucesso, mantenha-o.

· Atualize-se sempre.

· Apesar de ter de saber tudo na empresa, faça cursos que o tornem um especialista.

· Faça um planejamento anual de sua carreira.

· Pelo menos uma vez, contrate um coach para analisar sua carreira.

· Nunca culpe os outros pelo seu fracasso, mas busque em você o que falta.

· Com essas dicas você terá sucesso e o manterá.

No mais, boa sorte!

João Pedro Caiado é consultor em Recursos Humanos e especialista em Serviços de Coaching, Outplacement e Headhunter, presidente da Human Coaching Consultant.

E-mail: [email protected]

Dica de Português

Escreva bem e comunique-se melhor

Por Cione dos Santos

Acompanhe cinco dicas para você ser exato e objetivo em seus textos:

· Seja claro ? Torne a expressão compreensível. Para isso, conheça bem o assunto.

· Seja conciso ? A brevidade textual é a chave para um texto inteligível. Faça uso de frases curtas.

· Seja preciso ? Use palavras que correspondam ao seu sentido exato. Evite gírias, jargões e estrangeirismos.

· Cuide da disposição ? A ordem, a seqüência e a colocação lógica das idéias facilitam a comunicação. Atente-se.

· Corrija ? Releia, corrija, reescreva. Uma, duas, três vezes se necessário. Lembre-se: a primeira redação nunca é a definitiva.

Cerimonial

Pompas? Só em algumas circunstâncias…

As regras de cerimonial e protocolo chegaram de vez ao ambiente profissional, mas elas devem servir para aproximar as pessoas, não para afastá-las

Por Adriane Werner

Desde a pré-história, o ser humano cria normas e regras para a convivência entre as pessoas. O problema é que essas regras sempre serviram para deixar clara a estrutura de poder da sociedade. Na idade da pedra, os líderes das comunidades, provavelmente, eram os que tomavam a dianteira, sobressaíam-se perante os outros, comandavam seus semelhantes. O tempo passou, mas muitas das normas formais de convivência ? a que damos o nome de etiqueta, cerimonial, protocolo ? ainda servem apenas para destacar uns dos outros, ostentando poder, fama e riqueza.

O auge da normatização dos costumes foi na Idade Média, quando as pessoas indiretamente ligadas à corte gastavam fortunas para ter as melhores roupas, ocupar os lugares mais próximos das figuras centrais da sociedade e até compravam títulos de nobreza. Cá entre nós, qual é mesmo a diferença entre um barão, um duque, um conde ou um plebeu? Mas era preciso ostentar. Os rapazes carregavam consigo os títulos e as moçoilas tinham seus dotes, o que as diferenciava umas das outras, conforme a quantidade de bens acumulados pela família.

Mais um grande salto na História e chegamos à contemporaneidade. Cerimonial, hoje, é tido como a rigorosa observância de formalidades em cerimônias, ou seja, o conjunto das formalidades seguidas nas solenidades. Protocolo, por sua vez, é a ordem de conduta dos representantes de governos em ocasiões solenes. Pode-se dizer, portanto, que o protocolo é a aplicação prática do cerimonial.

O curioso é que essas normas têm sido levadas do ambiente oficial, de governos, para o ambiente das empresas e até para o familiar. A necessidade de organizar, estabelecer uma seqüência lógica para os acontecimentos, listar prioridades e colocar as pessoas em ordem (de importância?) nas solenidades é que tornou natural a adoção das regras, que antes serviam apenas para o setor público e oficial. Hoje, é comum vermos cerimonialistas em casamentos, formaturas, festas de 15 anos, bailes de debutantes e outras cerimônias familiares, mas também é comum encontrarmos esses profissionais em solenidades das empresas. Eles organizam, fazem os roteiros, dizem como devem ser feitos os discursos, em que ordem devem ser citadas as autoridades. Enfim, é uma profissão que surgiu devido à correria do dia-a-dia moderno, mas que, hoje, se faz necessária para o sucesso das cerimônias.

No entanto, é preciso salientar que, por mais importante que seja estabelecer essas pequenas regras que devem ser seguidas para que as solenidades empresariais não sejam um acumulado de gafes, elas devem ter como norte o objetivo de aproximar as pessoas, e não para diferenciar as pessoas, como era na Idade Média

Adriane Werner é jornalista, âncora de TV e palestrante nas áreas de Oratória, Media Training, Empreendedorismo e Etiqueta Profissional.

E-mail: [email protected]

Dinâmica de grupo

Deixe-me dizer o que posso fazer

O que o vendedor deve dizer e fazer quando precisa negar pedidos ou dar más notícias ao cliente? Essa é a atividade da dinâmica do mês de agosto, com duração de 15 a 20 minutos. Para começar, distribua a cada participante uma cópia do roteiro abaixo:

Quando não puder aceitar um pedido do cliente:

Explique a razão.

Demonstre empatia.

Diga ao cliente o que pode fazer por ele, dê uma solução alternativa.

Analise o roteiro com todos os integrantes e, na seqüência, deixe-os trabalhar em grupos de duas ou três pessoas para fazer o exercício abaixo, que também deve ser distribuído a todos os participantes:

Utilizando o modelo dos três passos, o que você diria ao cliente nas seguintes situações?

1. Você não pode dar ao cliente informações sobre o saldo da conta de sua ex-mulher, porque é ilegal.

2. Você não pode enviar flores para a irmã do cliente em outra cidade, sem antes receber o pagamento.

3. Você não pode vender produtos para perda de peso sem que, antes, o cliente seja avaliado por um nutricionista.

Peça que os integrantes das equipes discutam as respostas e certifique-se de que elas seguem os três passos relacionados no roteiro. Para terminar, solicite aos participantes que coloquem o roteiro próximo a suas mesas de trabalho, para que possam consultá-lo sempre que necessário.

Fonte: O Grande Livro de Jogos para Treinamento de Atendimento ao Cliente, de Peggy Carlaw e Vasudha Deming, Editora Qualitymark.

Para conferir algumas respostas para as três situações do exercício, acesse o portal VendaMais e clique na seção VM PLUS.

LIVROS

Canais de Vendas e Distribuição

Pedro Luiz Roccato

Desenvolvimento de um estudo completo sobre operação de canais de vendas e distribuição no Brasil para os segmentos de informática, telecomunicações e eletroeletrônicos. Através de exemplos práticos, enfoca a implantação, desenvolvimento e a operacionalidade de canais indiretos de vendas e os processos seletivos dos gerentes e profissionais que serão responsáveis pelo sucesso do negócio.

Editora: M. Books

Preço: R$ 49,00*

Como Fazer Milhões com Vendas Diretas

O legendário homem de vendas diretas detalha as oito atividades essenciais e indispensáveis para um gerente de vendas diretas vender, prospectar, contratar, treinar, formar sucessores, motivar, administrar e liderar. Além disso, traz um método de entrevista em dez etapas e um plano de contratação que dobra a força de trabalho em 180 dias.

Editora: Clio Editora

Preço: R$ 49,90*

Venda Mais e Melhor

Daniel Godri Junior e Alexsandra de Souza

Os autores abordam os passos necessários para se tornar um grande vendedor: métodos eficazes para uma boa venda; qualidades do vendedor; fale menos, pergunte um pouco e escute mais; imagem e identidade em vendas, vencendo objeções; vendendo mais e com maiores lucros, os quatro As da venda, motivos e desculpas.

Preço: R$ 14,70

Onde encontrar: www.godri.com.br

Onde encontrar:

www.livrariascuritiba.com.br

*Preços e disponibilidade pesquisados em julho/2006

Humor

Existe uma lanchonete em que o garçom anuncia aos quatro cantos que faz qualquer tipo de sanduíche. Mas qualquer mesmo! O Brito não acredita e resolve ir até lá tirar a prova. Chega no balcão e pede um sanduíche de elefante. Fica esperando, já com ar de vitorioso. Minutos depois, o balconista volta, dizendo que não é possível preparar o sanduíche. O Brito não cabe em si: ? Eu sabia! Qualquer tipo, hein? Ha, ha! Eu sabia!

E o balconista completa:

? Sinto muito, senhor. Mas acabou nosso pão.

E o brutamontes que chega à barraca da feira e pede meia melancia. O vendedor tenta contestar:

? Senhor, nós só vendemos a melancia inteira.

? Mas eu só quero meia, pô!

? T-tudo bem! Só um instantinho.

Vai até a barraca ao lado, onde está o patrão, e fala baixinho:

? Tem um brutamontes aí querendo comprar meia melancia.

Mal acaba de falar e nota que o monstrão está colado atrás dele.

? … e esse cidadão aqui quer a outra metade.

Fonte: Terra Piadas

Não complique o que é simples

Por Professora Aurélia

Pluralizando estrangeirismos

Feedbackes ou feedbacks, prospect ou prospectes? Parece estranho, mas essas dúvidas aparecem com mais freqüência do que imaginamos. Então, guarde esta dica:

· Palavras ainda não aportuguesadas devem ser escritas como na língua original, acrescentando-lhe um s. Exemplos: superávits, prospects, follows, déficits.

· Aquelas que já foram aportuguesadas seguem as regras da nossa língua: os toaletes, os clubes, os garçons, etc.

PENSAMENTOS

?Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização? Martin Luther King

?Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz? Madre Teresa de Calcutá

?O pessimista é uma pessoa que, podendo escolher entre dois males, prefere ambos? Oscar Wilde

?Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância? Sócrates

?Somos todos prisioneiros, mas alguns de nós estão em celas com janelas e outros sem? Khalil Gibran

?Uma pessoa bem-sucedida é aquela que decidiu ser bem-sucedida e trabalhou. Um fracassado é aquele que decidiu ser bem-sucedido e desejou? William Arthur Ward

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