Comunique-se bem e diferencie-se em 2013

Trate seus clientes com ainda mais atenção e cuidado do que costuma tratar seus prospects. Uma forma de fazer isso é aproveitar cada momento relevante para estreitar o relacionamento.

Muitas empresas investem alto na captação de clientes e preocupam-se ao ver uma parcela deles migrar para a concorrência. Muitos fatores podem provocar a perda de clientes, mas nem sempre a qualidade dos produtos, preços e prazos de atendimento são os responsáveis.

Com alta frequência, a pessoa que vinha sendo cortejada pela equipe de vendas antes de fazer sua primeira compra, sente-se desprestigiada – até mesmo abandonada – quando passa a ser cliente. Então, cede à atenção e promessas dos muitos concorrentes que continuam cortejando-a.

Como evitar essa debandada? Trate seus clientes com ainda mais atenção e cuidado do que costuma tratar seus prospects. Uma forma de fazer isso é aproveitar cada momento relevante para estreitar o relacionamento.

Desenvolva cartas ou e-mails personalizados para as várias ocasiões, com textos calorosos e envolventes. Além de parabenizá-lo no aniversário e desejar Feliz Ano Novo, veja alguns exemplos de comunicação que pode fazer grande diferença na fidelização:

  1. Faça-o sentir-se bem-vindo – Agradeça pelo primeiro pedido. Relembre os benefícios de ser cliente da sua empresa. Informe os canais de atendimento.
  2. Informe em primeira mão – Antes de lançar um novo produto ou serviço, conte ao seu cliente em primeira mão, dando a ele a oportunidade de adquiri-lo em condições exclusivas.
  3. Peça sua opinião – Periodicamente, estimule o cliente a responder um questionário de avaliação sobre a sua empresa, sinalizando os pontos que gostaria que fossem melhorados. Seja proativo para detectar a insatisfação antes que ele vá embora.
  4. Recompense – Reconheça e recompense clientes importantes ou que pagam em dia com algo especial: prazo maior para pagamento, descontos adicionais ou algo pessoal, como ingressos para a estreia de peças de teatro e shows.
  5. Trabalhe a cobrança de forma positiva – Utilize cartas de cobrança que valorizem o cliente, lembre-o dos benefícios que desfruta e abra canais para negociação de prazos.

Lembre-se que nada funciona melhor do que o contato pessoal do executivo de vendas. Telefonemas, visitas e convites para almoço – com a frequência ideal – sempre serão eficientes para estreitar relacionamento e reter os clientes de maior valor.

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