Concentração

?O segredo para melhorar a memória é se concentrar nas lembranças positivas e exaltá-las permanentemente? Concentração é a capacidade de fixar e manter a atenção num único ponto, numa única meta, num único objeto, numa única pessoa ou situação. Se a mente, o corpo e o coração estiverem bem focados nos resultados positivos, a ação e a realização virão rapidamente.

A mente foge e se esquece com mais facilidade do que tenha sido sofrido ou negativo, já que de forma natural todos buscamos escapar da dor. Existe uma grande diferença entre a atitude de um velho e a de um ancião. O velho não ensina nem transmite a sua experiência porque não aprendeu muito. Não soube viver. Está cansado e fraco. É amuado, tímido e mesquinho, e detesta crianças. Já o ancião é bondoso, forte, amável, valente e ensina a partir de sua experiência. Ama crianças.

Os velhos geralmente perdem a memória. Não tanto em razão da idade, mas porque tentam, de forma subconsciente, esquecer que passaram a vida toda se concentrando em coisas negativas. Os anciãos possuem boa memória porque sempre se concentram em coisas positivas. Puderam, com isso, extrair a sabedoria e a paz das coisas mais profundas.

Para positivar a mente, o triunfador se lembra e exalta o positivo em todos. Reconhece o êxito, os valores e o triunfo dos outros, em qualquer momento ou lugar. Para aumentar seu poder de concentração e realização, o triunfador descobre o que necessita e merece. Por seu sonho, ele se esforça e luta até o fim. Alimenta a parte criativa de sua mente com todo o poder positivo da imaginação. E a mente concentrada sobre um só ponto lhe permite avançar diretamente ao triunfo.

A pessoa distraída ou desconcentrada nunca triunfará de verdade. Entretanto haverá de triunfar, mesmo que não seja dotado de muitas qualidades, o triunfador aprendiz que possuir concentração, ou seja, que conseguir se manter atento às suas ações e às suas metas.

Tarefas para triunfar

    » Serei, ou não, suficientemente inteligente? Considera-se uma pessoa atenta e inteligente ou vive num permanente estado de distração e de eterna indolência mental ou emocional?

    » Inteligente para quê? Avalie seu poder de atenção e concentração no cotidiano.

    » O arqueiro certeiro: Já lançou flechas a um alvo? Como é sua pontaria?

    » Fatores de concentração: Concentra-se melhor quando ama? Quando pensa ou lê? Quando fala ou trabalha?

    » Concentração prolongada: Sem se distrair, quanto tempo consegue se manter concentrado num livro, numa idéia ou num trabalho?

    » Sua atenção depende de quê? Só permanece atento enquanto está entusiasmado ou sua atenção depende de sua decisão?

    » Atenção e tempo: Por quanto tempo pode se manter atento?

    » Atenção e intuição: Já lhe aconteceu de estar pensando em alguém e, logo depois, este alguém lhe telefonar ou cruzar com você pela rua?

    » Mil distrações: Quando está ocupado, o que normalmente pode lhe distrair e fazer perder a concentração?

    » Alto risco: Pratica algum esporte que exija alta concentração?

    » Notícias: Você se mantém mais atento frente a uma notícia triste ou a uma boa notícia?

    » Na guerra ou na paz? Quais são as cinco atividades que mais favorecem sua concentração? Estudar, ler, trabalhar por dinheiro, praticar esportes, ter um romance, viajar, meditar, brincar com crianças e animais de estimação?

    » Atenção profunda: Quais os dez livros que mais lhe fizeram permanecer em estado de concentração e atenção?

    » Personagens: Quais são as dez pessoas que mais lhe chamaram a atenção e a concentração?

Para Saber Mais: Manual Para Triunfadores, de Suryavan Solar (Gran Sol Editora ? www.gransol.com.br)
Onde encontrar: www.livrariascuritiba.com.br

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima