Confira a entrevista com César Frazão

César Frazão

Qualquer pessoa pode ficar rica com vendas. Desde donas de casa que começam a vender algo através do marketing de rede ou porta a porta, a executivos e vendedores experientes. Todos, sem exceção, podem ficar muito bem na vida se seguirem os passos certinhos que já consagraram muitos vendedores na história.

Vamos começar falando do seu livro Fique Muito Rico com Vendas. Qual a principal ideia ou conceito que você defende? Por que ele é diferente dos outros livros sobre o assunto disponíveis?
A ideia central é mostrar que qualquer pessoa pode ficar rica com vendas. Desde donas de casa que começam a vender algo através do marketing de rede ou porta a porta, a executivos e vendedores experientes. Todos, sem exceção, podem ficar muito bem na vida se seguirem os passos certinhos que já consagraram muitos vendedores na história.

Numa frase curta, quem deveria ler seu livro? Que tipo de conselhos ou conhecimentos estariam procurando?
Todas as pessoas que se sentem adormecidas e querem ganhar mais dinheiro, mas não sabem o que fazer a respeito. Encontrarão aqui, conselhos, dicas, ideias sobre como se preparar para uma venda, buscar clientes no mercado, técnicas de fechamento, negociação, e-mails e redes sociais. Um livro que desmistifica a venda, e mostra com clareza o que fazer para ganhar muito dinheiro nessa profissão.

Por outro lado, quem NÃO deveria ler seu livro? O que não vão encontrar nele?
Não deveria ler quem procura por estratégias complexas e teorias sobre gestão de empresas. Não trabalhamos nesta obra com casos complexos e teorias profundas.

Assim que uma pessoa terminar de ler seu livro, qual seria a primeira coisa que deveria fazer ou colocar em prática?
Boa pergunta! A primeira coisa a fazer seria organizar sua agenda, seu tempo e começar a anotar seus resultados de visitas, entrevistas e ligações todos os dias. Só pode ser melhorado aquilo que for mensurado!

Recomendações

Que outros sites da área você recomenda para quem quiser saber mais sobre esses assuntos?
www.vendamais.com.br é bastante completo e atualizado. Não costumo indicar outros.

Quais são os seus livros de negócios (ou autores) preferidos?
Gosto muito dos clássicos: Como Vender qualquer coisa a qualquer um;
Como fazer amigos e influenciar pessoas; Do fracasso ao sucesso na arte de vender e Lei do triunfo
. Estes livros são eternas bíblias e parecem nunca perder a validade!

Sobre você

Como você começou em Vendas?
A primeira experiência em vendas foi vender batons e perfumes na faculdade, senti que tinha oportunidade ali, mas não sabia bem o que fazer a respeito, comecei a oferecer a alunas e colegas e com o tempo em outras salas e assim foi, até conseguir um espaço dentro da faculdade para montar um quiosque e dali para um shopping…E assim foi!

Qual foi a sua venda mais memorável, a que mais lhe marcou?
Quando vendi para uma empresa de dedetização um anúncio nas listas amarelas OESP, me rendeu um prêmio que me ajudou muito na ocasião, foi um verdadeiro presente de Deus!

Qual foi seu pior momento em Vendas?
Um dia na hora do almoço, parado na rua, com fome e sem dinheiro para comer nada! Deu vontade de desistir de tudo!

E o mais engraçado ou cômico?
Em uma visita a uma empresa, um cachorro apareceu do nada e mordeu minha perna, rasgando a calça do terno novinho que eu estava pagando ainda.

Sobre seu trabalho como especialista em Vendas

Que conselho daria para alguém que está começando em Vendas?
Não importa onde você está, o importante é onde você quer chegar. Mesmo que você viva uma situação financeira difícil, trabalhe um dia de cada vez e foque no futuro, quando menos você esperar, estará com uma vida bem melhor.

E para um veterano?
Volte a estudar, volte a ler bons livros, emagreça e tenha um novo objetivo para perseguir.

Qual é o erro mais comum que você vê vendedores cometendo? Que sugestões daria para que melhorassem?
Acredito que o maior erro é o desconto que concedem por medo de perder a venda. Melhorar as habilidades e técnicas de negociação. Isso é importante demais hoje em dia!

E os gerentes ou líderes de vendas? O que você acha que eles deveriam PARAR de fazer?
Parar de ficar tanto tempo na frente dos computadores e irem a campo com seus vendedores. É no campo de batalha que se ganha a guerra. Precisamos de menos conversa e mais resultado!

Ainda sobre liderança: o que você acha que os gerentes fazem pouco e deveriam fazer mais?
O Recrutamento e seleção, normalmente só selecionam quando demitem e acabam contratando as pressas qualquer um. A seleção de vendedores deve ser constante, formando assim um banco de talentos a procura do vendedor excepcional.

Qual foi o melhor conselho de vendas que você já recebeu?
Foi anotar a quantidade de visitas, entrevistas e fechamentos de vendas que eu fazia em uma semana, para eu poder descobrir onde estava meu ponto fraco e então melhorar!

Por outro lado, qual ‘dica de vendas’ você vê com frequência que acha estar errada? Coisas que os outros dizem, mas você não concorda?
Não curto quando pregam que a PNL é a salvadora de todos os tempos, me passam a impressão que basta serem especialistas nisso e as vendas acontecerão e não é bem assim. A PNL deve ser uma aliada as vendas entre outras técnicas.

Sobre as palestras

Qual sua palestra mais memorável, a que mais lhe marcou?
Foram duas: a primeira para a equipe de vendas VendaMais, com o Raúl Candeloro e o Claudio Diogo na plateia. E a primeira realizada no centro de Convenções Rebouças, no lançamento do primeiro livro.

Qual a situação mais desastrosa ou engraçada que já ocorreu numa das suas palestras ou eventos?
Na convenção da Coca Cola, passei um vídeo da Pepsi… Sem comentários!

Qual é o maior erro que você nota nas convenções ou treinamentos das empresas?
Falta de organização e disciplina com horários, gerando atrasos e correrias!

Por que você acha que tantas reuniões e treinamentos são chatos ou improdutivos? O que poderia ser feito para melhorar isso?
Porque os treinamentos não são práticos, nem objetivos e desmotivam os participantes. Serem conduzidos por um profissional com bom domínio de oratória e terem um foco definido.

Conselho: que grande conselho ou dica você daria para alguém que quer melhorar seus resultados no trabalho e/ou na vida?
Ande com pessoas positivas, leia bons livros e não assista BBB!

Algum último recado que queira dar aos nossos leitores?
A vida passa rápida demais, viva intensamente, ame e faça o bem a todos que puder. Venda com alegria e leveza. Na lei da vida você colhe o que planta e isso não falha nunca.

  • Informações de contato
  • Site: www.cesarfrazao.com.br
  • Facebook: www.facebook/palestrantecesarfrazao
  • E-mail: [email protected]

César Frazão é formado em Administração de RH, com especialização em Vendas para Mercados Competitivos pela BELL SOUTH ATLANTA (EUA) e em Formação de Instrutores de Treinamento pela USP.
Trabalhou na OESP Mídia – grupo O Estado de São Paulo, uma das maiores empresas de vendas diretas do País – como responsável pelo treinamento de vendedores. Hoje, é um dos palestrantes mais requisitados do país quando o assunto é vendas e consultor de corporações dos mais diversos segmentos empresariais.
Autor do Livro Como Formar, Treinar e Liderar Equipes de Vendas, eleito pelos assinantes e leitores da revista VendaMais O melhor livro de vendas em 2007, concorrendo com grandes nomes.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima