Confira a entrevista com Marcos Sousa

Quais são os sentimentos, pensamentos e hábitos que diferenciam pessoas que alcançam algum sucesso daquelas que não conseguem alcançar o que desejam?

Sobre seu trabalho

1. Sobre o que trata exatamente seu DVD Spa do Sucesso? Qual a grande mensagem?

O SPA do Sucesso é um acróstico originado das palavras Sentimento, Pensamento e Ação do Sucesso. Ele surgiu da minha observação e modelagem de pessoas bem-sucedidas. Ou seja, quais são os sentimentos, pensamentos e hábitos que diferenciam pessoas que alcançam algum sucesso daquelas que não conseguem alcançar o que desejam. A grande mensagem do DVD é que toda e qualquer pessoa pode reprogramar o HOJE para alcançar um AMANHÃ DESEJADO.

2.Qual a primeira coisa que você gostaria que alguém fizesse ao terminar de assistir seu DVD? Por onde começar?

Sinceramente, eu gostaria que uma parte acreditasse no que eu digo no DVD a ponto de seguir meus conselhos e que a outra parte duvidasse a ponto de também seguir o que digo só para provar o contrário. Quem sabe as duas partes (crentes e descrentes) se encontrariam em algum lugar onde fossem felizes e realizadas.

3. Como você começou nessa área?

Na resposta anterior disse que gostaria sinceramente que alguns duvidassem do que eu disse, porque uma vez eu resolvi duvidar de um conselho de Napoleon Hill quando li seu livro: A LEI DO TRIUNFO. Napoleon afirmava que se você fizesse algo de que é muito apaixonado (algo que você se realizaria só pelo fato de fazê-lo todos os dias sem esperar somente uma recompensa financeira) alcançaria uma realização feliz maior do que qualquer pagamento em dinheiro, por maior que fosse. Então, hoje estou aqui muito feliz e realizado depois que profissionalizei meu hobby: ministrar treinamentos e palestras. O preço foi ter pedido demissão do meu cargo de gerente regional de vendas Norte-Nordeste de uma distribuidora do mercado de segurança. Na época descobri que não somente eu, mas meus clientes adoravam minhas palestras. E hoje descobri que Napoleon Hill estava certo.

4. Qual seu diferencial em relação a outras pessoas que falam sobre esse assunto? Qual sua ‘marca registrada’?

Não sou muito diferente de muitas pessoas simples, inclusive outros palestrantes, que têm uma história de superação de vida e que desejam transmitir uma mensagem de motivação para outras pessoas. Por outro lado, não consigo enxergar outro palestrante que tenha nascido onde nasci, filho de meus pais e que viveu o que vivi, da forma que vivi. Sou um “Paraíba” (fui criado em Campina Grande-PB) que deixou de ser engenheiro para se tornar um plantador de sementes da transformação nas mentes daqueles que me assistem e acompanham meus artigos. Busco falar de um assunto sério de modo divertido, a ponto de meu público não sentir o tempo passar. Minha marca registrada é mostrar a influência que as crenças têm em nossas vidas. Ou seja, somos o resultado daquilo que acreditamos sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre a vida.

Referências

5.    Quais seus sites da área de Motivação preferidos e que você recomendaria?

Hoje, leio mais livros motivacionais do que acesso sites de motivação. Agora recomendo não só a revista, como o portal vendamais.com.br. E recomendo que as pessoas cuidem de alimentar a mente de pensamentos positivos tal como é necessário se alimentar saudavelmente para ter uma vida longeva e de qualidade.

6.    Quais são seus livros de negócios ou autores preferidos?

Leio muitos livros de vendas, motivacionais, comunicação e PNL. Meus autores preferidos são: Napoleon Hill, Ian Brooks, Mário Sérgio Cortella, Joseph O´Connor e J. Gitomer. Alguns livros me marcaram: A lei do triunfo; Não espere pelo epitáfio, Usando sua Mente, qual é a tua obra?, Jesus Cristo o Maior psicólogo que já existiu, O poder do agora.

Sobre Liderança

7.    Qual é o maior erro que você nota nos líderes ao motivar suas equipes hoje em dia?

Tratar e se comunicar com todos os colaboradores do mesmo modo, sem perceber o gatilho que dispara a reação desejada em cada indivíduo ou classe de indivíduos da equipe. Um exemplo clássico é um líder achar que vai motivar todos os colaboradores oferecendo premiação em dinheiro no final do mês ou ano. Definitivamente, o dinheiro não compra a felicidade de todos os colaboradores.

8.    Por que você acha que tantas reuniões e treinamentos são chatos ou improdutivos? O que poderia ser feito para melhorar isso?

A maior parte das reuniões duram horas e são chatas porque as pessoas ainda não aprenderam a ouvir, parar para entender o que outros dizem, e principalmente, falar de modo que outros entendam. Existe um fosso enorme de comunicação entre as pessoas. No final, terminam perdendo horas em reuniões improdutivas. É muito mais fácil conseguir o apoio de pessoas quando as ouvimos, respeitamos e valorizamos.

9.    Qual seu treinamento, palestra ou aula mais memorável, a que mais lhe marcou? 

Minha palestra mais marcante foi uma que fiz para mais de 1000 estudantes da escola pública nas cidades de Parobé, Taquara e Igrejinha, no Rio Grande do Sul. A ideia era transmitir uma mensagem de que não é a cor, a origem, a classe social, a família, a cidade, religião ou qualquer outra coisa que limita um indivíduo de alcançar aquilo que ele deseja. No final, uma menina veio me perguntar se ser palestrante era o que eu tinha feito ali naquela escola. E o que mais me marcou foi ela ter dito que aquela palestra tinha mudado sua vida e ela se transformaria numa palestrante de sucesso. Aí disse a ela que um dia eu compartilharia o palco com ela e adoraria que ela trabalhasse para realizar meu sonho: tê-la ao lado como palestrante.

10.  Qual a situação mais desastrosa ou engraçada que já ocorreu numa das suas palestras/eventos ou treinamentos?

Foi competir com vários pratos, talheres e copos, numa palestra dada durante um jantar para várias pessoas sentadas em mesas circulares espalhadas num grande salão. Depois de quinze minutos de palestra, serviram o jantar e aí eu descobri qual é a pior concorrência para um palestrante. Até eu queria atacar logo aquelas saborosas costelas que estavam sendo servidas após ficarem horas no bafo (tradição no sul – costelas feito no bafo). Outra história curiosa foi uma mulher ter me dito que tinha adorado minha palestra, mesmo sendo surda. Como ela entendia o que dizia? Ela lia meus lábios o tempo inteiro. Por eu ter uma irmã surda pude perceber que essa mulher era especial, tão especial como minha irmã. Inconscientemente tive o cuidado de não virar o rosto ou dar as costas para ela durante toda a palestra.

11.  Conselho: que grande conselho ou dica você daria para alguém que quer melhorar seus resultados no trabalho e/ou na vida, focando principalmente em Motivação?

 Entender a influência que as nossas crenças (pensamentos), emoções (sentimentos) e principalmente os hábitos (ações) têm sobre nossa vida. Meu maior conselho seria perguntar todo dia antes de dormir a si mesmo: O que fiz (ou deixei de fazer) hoje que me aproximou de meu objetivo de vida. E, principalmente, colecionar todas as pequenas vitórias alcançadas (troféus) nessa caminhada, criando uma “sala de troféus” para se motivar e continuar no caminho em busca do sonho maior. Pensar nessas vitórias o dobro de vezes que se pensa das derrotas, dificuldades ou fracassos na vida. Embora o esforço, tempo e energia para pensar coisas positivas seja o mesmo de pensar coisas negativas, o resultado certamente é diferente, mais feliz e melhor.

12.  Algum último recado que queira dar aos nossos leitores?

Eu já deixei de gastar dinheiro com muitas faíscas de felicidade (um show, um chopp, um jogo…) para investir em livros, revistas como a VendaMais, DVDs, cursos e palestras. E hoje vejo que esse investimento fez toda diferença na minha vida. Por quê? Porque aprendi que nossa mente é uma máquina do tempo. Ou passamos toda nossa vida viajando para o passado e ruminando tudo de ruim que já nos aconteceu, ou viajamos para o futuro, a fim de traçar a vida que queremos para nós, através de nossos sonhos.

Maiores detalhes em meu artigo – NOSSA MÁQUINA DO TEMPO (http://consultesousa.com/nossa-maquina-do-tempo.html)

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Marcos Sousa é graduado em Engenharia Eletrônica na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com MBA em Administração de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui certificação de especialista em sistemas de segurança eletrônica pela Canadian Security Association (CANASA). Marcos é diretor da Superação Treinamentos e Consultoria, Palestrante, Conferencista e Especialista em Vendas, Motivação e PNL.

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