Vamos deixar de lado o conceito equivocado de que motivação, no mundo corporativo, significa bÓnus salariais, promoções, eventos festivos, palestras-show e tapinhas nas costas. Vamos deixar de lado o conceito equivocado de que motivação, no mundo corporativo, significa bÓnus salariais, promoções, eventos festivos, palestras-show e tapinhas nas costas. Embora importantes e desejÔveis, profissionais responsÔveis sabem que esses são apenas aspectos estimuladores de um comportamento proativo.
Motivação é um processo endógeno, responsÔvel pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para atingir uma determinada meta. A intensidade estÔ relacionada à quantidade de esforço empregado. A direção refere-se a uma escolha qualitativa e quantitativa em face de alternativas diversas, e a persistência reflete o tempo direcionado à prÔtica da ação, indicando se a pessoa desiste ou persiste no cumprimento da tarefa.
David McClelland, psicólogo da Universidade de Harvard, desenvolveu a chamada Teoria das Necessidades Adquiridas. Em seus estudos, ele identificou trĆŖs necessidades secundĆ”rias adquiridas socialmente: realização, afiliação e poder. Cada indivĆduo apresenta nĆveis diferentes dessas necessidades, mas uma delas sempre predomina, denotando um padrĆ£o de comportamento.
Pessoas motivadas por realização são orientadas para tarefas, procuram continuadamente a excelência, apreciam desafios significativos e se satisfazem ao completÔ-los, determinam metas realistas e monitoram seu progresso em direção a elas. São autênticos ?tiradores de pedidos?.
IndivĆduos motivados por afiliação desejam estabelecer e desenvolver relacionamentos pessoais próximos e pertencer a grupos, cultivam a cordialidade e o afeto em suas relaƧƵes e estimam o trabalho em equipe mais do que o individual. SĆ£o os vendedores ?bons de papo?, amigos dos compradores.
Finalmente, aqueles motivados pelo poder apreciam exercer influência sobre as decisões e comportamentos dos outros, utilizando-se da dominação (poder institucional) ou do carisma (poder pessoal), fazendo com que as pessoas atuem de uma maneira diferente do convencional. Gostam de competir e vencer e de estar no controle das situações. São aqueles altamente persuasivos e com perfil de liderança.
Meu convite é para que você reflita, respondendo a si: onde me encaixo? à provÔvel que você goste de ter o controle, deseje realizar coisas, tenha prazer em competir, estime cultivar relações pessoais. Mas observe como hÔ um padrão dominante, pois temos preferências e tendemos a optar por alguns padrões. Você tem uma base motivacional preponderante.
Quando as pessoas perceberem isso, serĆ” possĆvel que passem a abrir mĆ£o da necessidade de estarem certas ? ou de alguĆ©m estar errado ? sem abdicar suas próprias verdades filosóficas ou opiniƵes mais sensĆveis, passando, a partir desse autoconhecimento, a fazer o que podem, com o que tĆŖm, onde estiverem.
Este texto pode ser lido na Ćntegra no Portal VendaMais: www.vendamais.com.br. ConheƧa a sua base motivacional. FaƧa um teste no Clube do Vendedor: www.clubedovendedor.com.br e descubra o que o motiva.
Visite o Clube do Vendedor (www.clubedovendedor.com.br) e faƧa o teste ?ConheƧa sua Base Motivacional? elaborado por Tom Coelho.