Conhecer a cultura organizacional faz bem para sua carreira

Conhecer a cultura organizacional faz bem para sua carreira Assim como qualquer pessoa, toda empresa tem o seu jeito de ser, suas crenças, seus valores e normas. Eles não estão escritos em nenhum lugar, mas todos sabem que existem. Cultura organizacional é isso, esse jeito de ser, essa personalidade que foi sendo construída no decorrer do tempo.

A cultura influencia no modelo de gestão, no estilo da liderança, no grau de comprometimento da equipe. É ela que cria a base para o ambiente da empresa. A cultura organizacional transforma as pessoas, molda nossa personalidade e nos torna legítimos representantes do lugar em que trabalhamos.

E você vendedor? O que você pode fazer para melhorar o seu desempenho usando a cultura da sua empresa como parâmetro? Veja como usá-la para melhorar a sua performance.

Decifre a cultura da sua empresa ? Você já parou para pensar em como as coisas realmente funcionam no seu local de trabalho? Para conhecer melhor a cultura da sua própria empresa preste atenção principalmente no estilo de liderança da alta administração. Como é a postura, o grau de inovação, a disposição para mudar? Você pode ir até mais fundo e ficar atento ao modo de se vestir das pessoas, às instalações físicas, aos móveis e equipamentos, tudo isso dá uma idéia clara do grau de arrojo, modernidade ou formalidade que imperam na organização.

Adapte-se à cultura ? Uma vez conhecida e estabelecida é hora de você se adaptar. Não seja o sujeito do contra. Não gostar de alguma coisa e tentar mudar é normal, mas não gostar de nada e querer mudar tudo não é nada saudável para a sua carreira. Perceba o quanto suas crenças e valores são compatíveis com os da empresa em que trabalha. Caso o seu jeito de ser realmente não combine com os da instituição, o melhor a fazer é buscar um novo rumo e não ficar sofrendo com o grau de incompatibilidade existente. Agora, uma vez adaptado à cultura organizacional, procure perceber quais são seus pontos fortes e mostre isso ao mercado, deixe o cliente sentir o grau de disposição com que sua empresa quer atendê-lo.

Apresente a cultura da empresa aos seus clientes ? Suas vendas só tendem a melhorar a partir do momento em que seus clientes conhecem e confiam nos produtos e serviços que você vende. Sempre divulgue as realizações da empresa, as políticas sociais e ecologicamente corretas, certificações de qualidade e prêmios conquistados. Faça com que seu cliente perceba que ele não compra só um produto ou serviço, mas que faz parte de algo maior, que é cliente de uma empresa que realmente age para agregar valor à sociedade.

Aprenda sobre a cultura organizacional dos seus clientes ? O seu atendimento e processo de vendas serão muito mais eficazes a partir do momento em que você se dispõe a conhecer melhor a cultura do seu cliente. Existem empresas que adoram experimentar algo novo e ainda aquelas que só compram aquilo que já é consagrado no mercado. Na hora da venda, procure conhecer o histórico do cliente e o aceite como ele é. Entenda o seu ritmo. Aumente suas vendas ganhando a confiança dele, criando um relacionamento e, preste bem atenção nessa dica, sendo mais que parceiro, sendo cúmplice do seu cliente. A confiança e a lealdade são as maiores armas de vendas que existem. Qualidade e preço compatível com o mercado não são mais diferenciais, pois oferecer esses atributos aos clientes é obrigação de qualquer empresa.

Um último conselho ? Estar disposto a conhecer e se adaptar à cultura da sua empresa, desde que não vá contra suas convicções e crenças, só poder fazer bem para a sua carreira e as suas vendas. No final das contas é sempre o jeito de ser, a personalidade de qualquer negócio que determina o seu sucesso ou fracasso.

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