Construindo a visão estratégica do marketing

A cada dia, o marketing dentro das empresas vai se tornando mais importante. Valorize-o e aumente suas vendas! Aproveitando o espaço oferecido, quero compartilhar com o leitor a minha visão sobre os novos conceitos aplicados atualmente no marketing. O objetivo é apresentar os caminhos que levam a algumas práticas do marketing em organizações que buscam o diferencial competitivo no atual cenário mercadológico.

Assim como ocorre em qualquer outra área de conhecimento, o marketing vem evoluindo e se modificando ao longo do tempo. Porém, muitas empresas continuam a elaborar suas estratégias com a visão voltada mais para dentro delas mesmas do que para o mercado.

Os clientes estão mais exigentes e, conseqüentemente, as empresas estão enfrentando mais dificuldades para desenvolver seus negócios, tendo de reavaliar sua forma de atuação no mercado. Não há mais uma plataforma fixa que atenda eternamente todos os consumidores. Cada mercado tem diferentes tipos de consumidores com diferentes necessidades. Esta é a base do marketing atual: as empresas escolhem como alvo um mercado que procura certas características, criando e comunicando uma oferta superior.

O marketing deixa de ser apenas um departamento da empresa para se transformar na sua orientação. O trabalho de equipe na investigação, design, fabricação, distribuição e promoção de novos produtos será maior, ao passo que a responsabilização de um único departamento, quando as coisas correm mal, será menor. Além disso, cada empresa formará mais alianças e passará a dedicar-se apenas àquilo que faz bem.

A tendência é passar do marketing de massas ao de segmentos, ao de nichos e finalmente ao de relacionamento.

Estabelecer o relacionamento com o consumidor passou a ser a essência do marketing dos anos 90. Evoluir dentro do ciclo de conhecimento e entendimento do consumidor passa ser lei entre as empresas que buscam a sobrevivência em um ambiente competitivo.

A necessidade de conquistar e, principalmente, de manter clientes leais está transformando o relacionamento no principal bem da empresa e, portanto, vem impulsionando os executivos a repensarem suas estratégias de negócios, com ênfase no serviço e na qualidade para conseguir a satisfação e a lealdade do cliente a longo prazo.

Elas estão convidando os clientes a participar do projetos do produto. Estão prontas para tornar seus produtos, serviços e condições flexíveis. Estão utilizando meios de comunicação mais direcionados e integrando suas comunicações de marketing para transmitir uma mensagem coerente para todos os clientes.

Kotler, profissional de marketing respeitado mundialmente pelos seus conhecimentos, em seus pensamentos sobre o marketing futuro, coloca ênfase crescente no desenvolvimento de relacionamento e na retenção de consumidores ?… as empresas de hoje estão concentrando esforços na criação de consumidores fiéis. Há mudança de transação para a de construção de relacionamento. Elas estão criando banco de dados contendo dados demográficos e de estilo de vida, níveis de respostas a diferentes estímulos, transações anteriores e, além disso, orquestrando suas ofertas para obter consumidores satisfeitos ou encantados que permanecerão leais?.

Esses conceitos reforçam a importância do marketing de relacionamento, pois, por seu intermédio, será possível buscar o entendimento das expectativas do mercado e então a colocação em vigor das capacidades da empresa em retribuir essas expectativas.

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