Construindo Lideres

É uma tendência natural de liderança olhar para os militares para se inspirar. Mas quando o assunto é redefinir conceitos, David Marquet tem uma experiência única que mostra um ponto de vista diferente

É uma tendência natural de liderança olhar para os militares para se inspirar. Mas quando o assunto é redefinir conceitos, David Marquet tem uma experiência única que mostra um ponto de vista diferente do que pensávamos. Entrevistei o autor para aprender mais sobre meios de como fazer com que seus colaboradores rendam mais. As informações estão no livro Turn the ship Around, produzido por David e publicado pela Penguin Portfolio,

Raúl Candeloro: Vamos começar falando de você, assim seus leitores te conhecem melhor. Você poderia descrever brevemente sua jornada de vida antes de escrever Turn the Ship Around?

L. David Marquet: Eu fui para a academia naval dos Estados Unidos em Annapolis, Maryalnd e me formei em 1981. Fui ensinado com uma linguagem de controle e comando focada na liderança. Liderança, antes, era conseguir as coisas usando as pessoas que trabalhavam para você, e não desenvolvê-las para se tornarem melhores e pensantes.  Era somente ter pessoas para obedecer. Essa experiência pesava sobre mim quando eu fui escolhido para assumir o comando da USS Santa Fe. Para eu subir no ranking na força de submarinos percebi que essa abordagem limitava minha própria contribuição.

RC: Agora, sobre o livro. Com tantos livros disponíveis sobre liderança, qual é a nova informação que o Turn the ship aroud oferece?

Marquet: Muitos livros de liderança não são sobre ela mesma e sim sobre realização ou conquista. Ambos são importantes, mas não são liderança. Liderança é incorporar a capacidade de realização em seu povo, de modo que eles tenham sucesso, mesmo sem sua presença. O livro não oferece somente essa nova perspectiva, mas também descreve o mecanismo específico que usamos para alcançar o sucesso. Isso é uma história real e não alguma fábula. Nós sabemos que funciona.

RC: Em uma pequena frase: que tipo de pessoa vai se interessar pelo seu livro? Que tipo de conselhos eles estão procurando? Ou, que tipo de problema eles precisam solucionar?

Marquet: Qualquer um que trabalha com pessoas se interessaria. Não é uma história sobre um submarino, é uma história sobre pessoas que acontece em um submarino. O problema é que a maioria das pessoas não ama seu trabalho, não está engajada e não investe em seus trabalhos. Os subordinados estão fartos com seus patrões controladores e os chefes são infelizes com seus colaboradores que não se envolvem. Esse livro mostra o problema que é líderes/seguidores e a solução líderes/líderes.

RC: Qual é a primeira coisa que você gostaria que seu leitor fizesse depois de terminar de ler Turn the ship Around?

Marquet: Falar para os outros.  Eu quero espalhar isso pelo mundo. Isso é um manifesto para um novo movimento que é dedicado para as pessoas tratarem melhor umas as outras. É o movimento líder/líder.

RC: Você poderia nos dar um exemplo fora de Turn the Ship Around que refletiu em suas principais ideias e conceitos?

Marquet: Tudo que eu queria era ser um comandante de submarino e que meu submarino fosse o melhor. E nos tornamos grandes líderes dando grandes ordens, grandes instruções e grandes direções.  Eu dei uma ordem que não tinha sentido e o oficial do convés repetiu para os demais. Ele sabia que não era certo, mas ele foi ordenado. Nós treinamos pessoas para obedecer não para pensar e criticar. Assim, eu tive que jogar fora tudo que eu sabia sobre liderança porque tudo que eu sabia era falar o que as pessoas tinham que fazer. Eu precisava ter pessoas para pensar, tinha que criar líderes e não ter somente seguidores.

Sobre seu trabalho como consultor e especialista em negócios:

RC: Na sua visão qual é o maior erro que os empresários cometem nas áreas de abrangência do Turn the ship around?

Marquet: Eles acreditam que devem ser inestimáveis. Querem que sintam sua falta. Então eles saem do negócio e procuram  provar que não há valor na empresa sem eles.

RC: Qual sugestão você daria para que eles melhorem? Onde devem começar?

Marquet: Tudo bem você ser indispensável no início, mas você precisa fazer algo consistente para não começar a ser dispensável. Depois de tudo, você não pode querer ser o trabalhador, mas o empreendedor que criou sua própria empresa e líder que quer ter sucesso junto a ela.

RC: O que você acha que gerentes e líderes deveriam parar de fazer para melhorar seus resultados?

Marquet: Os melhores não são ordenados e não surgem em lugares de submissão. Assim, se você quer os melhores, pare de falar a eles o que fazer e deixe que eles pensem. O truque é: Como você faz para que os colaboradores tomem suas próprias decisões e ao mesmo tempo continuem estimulados? Também pare de falar. Crie um mecanismo para que o comportamento que você quer surja naturalmente. Por exemplo: Você quer pessoas que trabalhem em grupo. Uma palestra vai fazer isso? A resposta é não. Isso não funciona a longo prazo. Faça com que eles descubram qual é o efeito de se trabalhar em equipe.

RC: O que os líderes precisam fazer mais?

Marquet: Permitir que os colaboradores tenham responsabilidade e dar a eles o poder de escolha.

RC: Aliando a pesquisa feita para o Turn the ship around e sua experiência na área, qual tipo de conselho que você não concorda ou acredita que é enganoso?

Marquet: Existem muitos conselhos ruins. O problema é que por muitas gerações nós fomos focados em produção, controle e treinar pessoal para trabalho manual. Agora, nós queremos um trabalho mais empírico, colaborativo. Isso é totalmente diferente e só aplicar práticas mais pensantes para trabalhadores acostumados em utilizar seus físicos não ajuda em nada.

RC: Quais valores sua companhia valoriza? Por que isso é tão importante para você?

Marquet: Não venda, seja útil para seu cliente. Na minha empresa não temos nem tempo e nem motivação para coisas que não estejam focadas em ajudar nossos clientes. Quando você vê uma venda você acha que aqueles recursos não vão para o seu cliente, isso é errado.

RC: Algum comentário ou ensinamento a mais para seus leitores?

Marquet: Crie líderes e não seguidores!

L. David Marquet, Autor do livro Turn the Ship Around

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima