Consumidor de hoje

As últimas pesquisas, novidades e tendências do mercado

A Vininha, rede de lanchonete de Curitiba, parece entender bem como pensa a nova geração de clientes. Em uma recente promoção, fez uma parceria com um bom estúdio de tatuagem local e sorteou um vale-tatuagem de R$ 400,00. Gerou bastante interesse e comentários nas redes sociais.

Como usar a mídia social

Acompanhe esta troca de mensagens no Facebook entre um consumidor e a Samsung do Canadá. Às vezes, é importante falar a mesma linguagem do cliente e levar tudo na brincadeira:

Shane de Tal: “Olá, comprei vários produtos da Samsung. Tenho uma TV de LCD, um smartphone Galaxy S e um laptop, todos da Samsung. Gostaria de saber se vocês poderiam me dar um Galaxy S3 de graça. Anexei o desenho de um dragão que fiz só para vocês. Tenham um bom dia.”

Samsung Canadá: “Olá, Shane. Obrigado por seu interesse em um Galaxy S3 grátis. Infelizmente, se déssemos um S3 para todos que pedissem, nós acabaríamos com o estoque antes mesmo de ele ser posto  venda, e a companhia iria à falência. Dito isso, o seu desenho de dragão é sensacional, então o estamos recompensando igualmente. Anexamos o desenho de um canguru em um monociclo.”

O amigo secreto virtual tem dono

Uma nova maneira de presentear está se espalhando pelo mundo: você escolhe uma música ou e-book em uma loja virtual, compra e o envia de presente para alguém. É uma boa forma de mandar lembranças para as pessoas que você quer bem. Mas cuidado ao fazer algo parecido na sua loja virtual, pois a Amazon.com já entrou com pedido de várias patentes para esse processo. Uma delas faz que o dinheiro só saia da sua conta quando a pessoa presenteada receber e utilizar o presente.

Nicho de mercado

Lavanda, flores do campo, hortênsia… muitos produto de limpeza ou desodorizadores de ar vêm com fragrâncias femininas. Aos homens, só resta o refúgio nos produtos à base de limão, para deixar o ambiente com um ar um pouco mais másculo. Entretanto, essa falta de escolha começa a mudar nos Estados Unidos. Pelo menos duas empresas já começam a oferecer velas aromáticas que deixam o ambiente com cheiro de couro, grama recém-cortada, caixa de charutos e outros mais adequados aos homens. E na sua empresa, existe outro público que vocês poderiam atender com certa facilidade?

Retorno sobre investimento na mídia social

Alguns conceitos para você medir corretamente o retorno sobre investimento de seus esforços no Facebook, no Twitter, no Google + e em outros:

  • A mídia social não é grátis. É necessário que você ou alguém de sua equipe se dedique intensamente a ela, e isso requer tempo. Mesmo que você não tenha um funcionário exclusivo para as mídias sociais (nesse caso, seu custo é o salário dessa pessoa), calcule o valor das horas gastas por pessoas gerenciando as suas mídias.
  • Não é apenas por meio do aumento de vendas que você mede o seu retorno sobre investimento. O uso de mídias sociais pode gerar suspects e prospects a um custo mais baixo que por outros meios. Desse modo, poderá aumentar a eficiência dos seus serviços ao consumidor e atrair bons vendedores querendo trabalhar para você. Tudo isso também é retorno sobre investimento.
  • Isso é bom desde que você possa medir tal desempenho com lucro. Seguidores não são retorno sobre investimento, nem curtidas, muito menos os comentários em blogs, e-mails ou qualquer outra interação. Só é retorno sobre investimento se você ganhar ou economizar dinheiro.

Amassados

Quem já usou um mapa rodoviário sabe que é praticamente impossível dobrá-lo de volta da maneira correta, sem amassá-lo. Uma empresa europeia, pensando nisso, aproveitou essa característica e desenvolveu um material especial, que permite a venda de mapas amassáveis. Abra a bola de plástico, consulte o que você quer consultar, amasse em um formato de bola e guarde na bolsa. Nada poderia ser mais prático.

Cor e arte

O leitor Leandro Pereira nos apresentou mais um exemplo de que você pode diferenciar qualquer produto – até mesmo cartazes de “vende-se” em corretoras. A Iper, de Porto Alegre (RS), contratou um artista local para desenvolver cartazes coloridos, destacando as características e os pontos de referência de cada bairro, chamou atenção e transformou as ofertas em uma mini-galeria de arte.

Pesquisas de vendas

Que a internet é um canal de vendas consolidado você já sabe! Uma pesquisa recente, realizada com um público especifico, revelou que 98,3% dos entrevistados realizaram compra ou venda pela internet nos últimos 12 meses. Agora conheça outras informações, da mesma pesquisa, sobre como seu cliente pode estar interagindo na internet neste momento:

  • 89,7% utilizam a internet para enviar e-mails.
  • 84,1% para fazer pesquisas.
  • 67,5% para participar de redes sociais.
  • 66,4% para se informar.

Sobre o futuro da internet, os entrevistados declararam que:

  • 67,9% gostariam de fazer mais compras na web.
  • 43,7% gostariam de fazer mais compras e pagamentos por celulares ou tablets.
  • 34,2% alegaram que planejam fazer mais cursos de e-learning.

Outras informações:

  • Quase um terço dos entrevistados admitiu que participam de jogos sociais.
  • Quatro em cada cinco gostariam de trabalhar em casa por meio da internet.
  • 65,1% disseram que utilizam a internet no tempo livre para acompanhar as novidades do trabalho.

Fonte: Levantamento realizado pela OH! Panel a pedido do MercadoLivre, entre abril e maio de 2012 com 4.774 usuários site com mais de 16 anos.

Grandes números

  • 5,2% foi quanto cresceu o crédito imobiliário no Brasil, comparando os quatro primeiros meses de 2012 com o mesmo período de 2011, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP). Mas se olharmos apenas o mês de abril, o financiamento para a construção e compra de imóveis decepciona: em 2012 emprestou-se 7% a menos do que no mesmo mês de 2011.
  • 0,2% foi o crescimento – se é que podemos chamar de crescimento – da economia brasileira no primeiro trimestre de 2012 em comparação com o quarto trimestre de 2011. Dados do IBGE.
  • R$ 157 milhões é quanto a Tupy tem investido em sua nova fábrica em Joinville (SC). Segundo a empresa, a nova unidade irá “atender a demanda da indústria automobilística mundial”. Ou seja, nem todas as empresas estão desacelerando no Brasil.

“Essa bunda tem um grande visual. O novo Transformer AIO também”

Tuitada da empresa de computadores ASUS, acompanhada de foto de uma modelo de costas, apresentando o tal computador durante uma feira em Taiwan. Choveram reclamações e a empresa foi uma das mais mal comentadas nas redes sociais por um bom tempo. Mais um alerta para ser sempre profissional. 

Esta seção tem o apoio do consultor Marlus Jungton, coautor do livro Desafios de vendas, mestrando em administração de empresas, bacharel em marketing e pesquisador na área de vendas. Conheça mais pesquisas relacionadas a vendas no blog: www.vendas.blog.br

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