O autor acredita que o objetivo é lucratividade e fluxo de caixa positivo, e não aumento de vendas. Apresentamos a fórmula de determinação do perÃodo de cobrança: estes números provêm da projeção de receitas de uma empresa fictÃcia do setor de frutos do mar chamada Finestkind.
Vendas Anuais:
Atacado – R$ 90.000
Varejo – R$ 126.000
Vendas Totais – R$ 216.000
O primeiro número a determinar é a média de vendas diárias a crédito. Divide-se o total das vendas a crédito anuais por 360. No caso da Finestkind, as vendas no varejo são vendas de entrada no mesmo dia. Quanto ao atacado, vamos supor que R$ 43.200 (ou 20% do total de vendas) seja a crédito:
A média de venda diária a crédito é: R$ 43.200/360 = R$ 120.
Determinada a média de venda a crédito diária, divida-a em contas a receber correntes para determinar o perÃodo de cobrança. Suponhamos que o número de contas a receber da Finestkind seja R$ 5.000. Teremos:
R$ 5.000/120 = 41,6 dias
O resultado é que a Finestkind está mantendo um perÃodo de cobrança de 41,6 dias. Não parece muito ruim ? se os prazos forem de 30 dias, lÃquidos. Infelizmente, os prazos são de 10 dias, lÃquidos, ou seja, bem abaixo dos limites aceitáveis. Quanto mais aumentar este perÃodo de cobrança, tanto mais a Finestkind vai se ver para fora dos negócios de frutos do mar, tanto quanto dos negócios bancários. A gerência, no entanto, conhece mais sobre peixe que sobre financiamento, e deveria capitalizar este conhecimento.
O custo da concessão de crédito é um bom exemplo dos custos ocultos que devoram o capital de giro.
Crédito e Cobrança. O custo da concessão é um bom exemplo dos custos ocultos que devoram o capital de giro. A maior parte dos donos de pequenas empresas não é especialista em créditos. Eles concedem o crédito porque outras empresas o fazem, e costumam deixar de compreender quais serão os impactos nos lucros e no fluxo de caixa.
Poucas pequenas empresas têm polÃticas de crédito e cobranças explÃcitas, e, por isso, perdem duas vezes: concedem o crédito e depois têm que receber o dinheiro mais tarde. Estabelecendo-se polÃticas apropriadas de crédito e cobrança para a empresa, aumentam-se os lucros, melhora-se a qualidade dos ativos fixos e acelera-se o fluxo de caixa.
? Verifique a questão junto ao seu banco, contador ou outro profissional qualificado e obtenha a ajuda e o interesse que merece.
? Investigue acerca do uso de cartões de crédito. Eles custam pouco, em relação às dores de cabeça que podem ser evitadas.
? Considere os custos, tanto nas perdas por contas incobráveis como quanto ao tempo, trabalho e atenção que lhes custam as contas de pagamento lento.
? A seguir, some os custos do capital ligados às contas a receber aos juros que você paga para levar tais contas a receber. Vale a pena? Provavelmente, não ? mas você terá uma resposta em reais e centavos do contador.