Criando exclusividade – CV n. 2

Criando exclusividade

 

Atenção! Leia esta GI só até o primeiro parágrafo, e, depois, tente achar uma solução, quando julgar que conseguiu, então, volte e continue a ler o restante.

 

Você foi contratado por uma construtora e o diretor lhe passa o seguinte desafio: crie diferenciais para um prédio que será construído em São Paulo, o objetivo é dar ao imóvel características únicas que entre centenas de opções de outros prédios na cidade o nosso consiga ser lembrado por essas características. É claro, que ajude a vender o mais rápido possível todos os apartamentos. Então, mãos a obra e boa sorte!

 

Esse desafio foi encarado pela empresa brasileira Cyrela Brazil Realty e pode ser conferido no prédio Central Park Prime, em São Paulo. Nele, as crianças podem brincar de miniarvorismo, as mães podem fazer massagem em uma tenda temática no meio do jardim, os mais jovens podem jogar xadrez interagindo com peças gigantes, seus cachorros podem se exercitar em um Pet Care, entre outras sacadas muito boas que podem inspirar você para as próximas mudanças no seu produto.

 

Visite o site: www.centralparkprime.com.br

 

 

Reúna seus clientes

 

Em Curitiba, a rede de farmácias Nissei chama a atenção por ter criado um clube que reúne pessoas idosas chamado “Clube da Terceira Idade”, eles fazem encontros, viagens e passeios reunindo esse público, que tem um grande potencial de consumo de remédios.

 

No entanto, a Mattel, que embora enfrente problemas com a qualidade dos seus produtos fabricados na China, fez algo ainda mais eficiente para reunir seu público: criou a comunidade virtual Barbie Girls em que as meninas podem criar personagens e interagir com outras personagens em uma sociedade montada virtualmente, como um videogame e a exemplo do famoso Second Life. O interessante é que para entrar no “clube” é preciso comprar um aparelho MP3 da Barbie e, agora, o mais motivador: nos três primeiros meses de lançamento a comunidade já tinha quatro milhões de cadastros, recebendo a cada dia mais 45 mil novas usuárias.

 

E você, já pensou em reunir seus clientes em um clube ou ambiente em que eles possam interagir entre si por meio de uma afinidade em comum, e o principal: interagir com sua marca e seus produtos.

 

Visite os sites:

www.barbiegirls.com

www.nissei.com.br

 

 

Propaganda acessível e criativa

 

Quem já solicitou trabalhos para agências de propaganda sabe que dizer “quero uma idéia boa e barata” nem sempre funciona, pois muitas agências voltam com planos de mídia mirabolantes, com altos investimentos e veiculação restrita em mídias tradicionais, como TV e outdoor. Mas quem lê a newsletter Grandes Idéias em Marketing não passa mais por esse problema.

 

Isso porque você pode se inspirar em idéias como esta que a agência Euro RSCG da índia fez para uma empresa de registro na internet. Eles criaram adesivos com a palavra “.com” e uma pequena mensagem “registrá-lo em” e colaram isso em várias partes da cidade, onde diversas palavras estavam expostas, como pichações em muros, avisos em caminhões, etc.

 

Boa, barata, criativa, certeira, duradoura e igual as que você pode criar para destacar a sua empresa com pouco investimento.

 

Visite o site: www.net4domains.com

 

 

 

Fazendo mais para o cliente.

 

“Faça mais para os seus clientes”, muitos consultores, escritores e todos que estudam sobre negócios dizem essa frase, mas com a newsletter Grandes Idéias em Marketing você conhecerá exemplos práticos de como fazer isso.

 

Confira duas iniciativas que mostram como fazer mais pelo cliente na internet. A primeira é do mestre em Kung Fu Gabriel Pires de Amorim, além do site de sua academia (o que já seria simplesmente fazer pelo cliente), ele fez mais e criou outro site que gerencia um campeonato de kung fu promovido por ele e conhecido por muitos praticantes. Assim, lutadores e torcedores podem acompanhar detalhes das lutas e classificação dos participantes.

 

O outro exemplo vem da empresa Data Kanji, cuja especialidade é produzir e comercializar carimbos datadores e numeradores. Eles criaram o Portal dos Carimbos, um site que ajuda papelarias, gráficas e usuários finais a conhecer todos os tipos de carimbos – além de passar informações desse mercado, mesmo que sejam informações dos concorrentes.

 

Agora que você conheceu alguns exemplos, pare e crie uma forma de fazer mais pelo seu cliente.

 

Visite os sites:

www.win5dg.digiweb.com.br

www.tskf.com.br

www.portaldoscarimbos.com.br

 

 

Sonho realizado

 

Muitas meninas já devem ter sonhado em passar ao menos uma noite em um quarto temático repleto de objetos desejados, como se estivessem em um mundinho idealizado. Baseado no conceito de hospedar como ferramenta que proporciona felicidade, o Blue Tree Hotels em parceria com a Marisol construíram uma suíte temática com o tema Lilica Ripilica, com detalhes que impressionam até um adulto. A predominância rosa mesclada com tapetes, colchas, cortinas, colchas com laços e flores e pequenos acessórios como fivelas e maquiagens, TV de plasma e DVD dão um ar de sofisticação, além de tigelas cheias de doces e guloseimas. O quarto possui riqueza de detalhes como puxadores dos móveis em forma de coração. As crianças podem ficar tranqüilas, pois a suíte tem uma porta que dá acesso ao quarto dos pais. O hotel não só criou um atrativo para as crianças, como proporcionou momentos entre pais e filhos inesquecíveis. E você, já parou para pensar que seu produto ou serviço pode gerar uma experiência incrível para o seu cliente? Desenvolva uma idéia, busque parcerias e mãos a obra.

 

 

Obtenha o controle do seu lazer

 

Depois que a Apple inventou o iPod, criou-se uma certa dependência por parte dos usuários do pequeno brinquedo de ouvido. Desde então, foram criados vários acessórios, mas quando parecia que nada mais seria inventado, a empresa Timex em parceria com a Apple desenvolveram um relógio controlador de iPods. A interface do relógio com o iPod permite que os atletas não precisem parar seus exercícios para controlar seus aparelhos. Além da facilidade, ele vem com um design muito moderno e disponível em várias cores. Esse produto demonstra muito bem o que é inovar, agregar valor e criar novas necessidades. Seu produto ou serviço não apenas pode, mas deve possuir essas características. Se, hoje, alguém inova em acessórios para iPods, você pode inovar o que quiser.

 

 

Quem disse que as sensações não podem ser descritas?

 

Recentemente, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro lançou o cinema audiodescrição para deficiente visuais. A sala de cinema está equipada com 40 fones sem fio, ferramentas de propagação do recurso de audiodescrição – método que descreve o que se passa nos filmes para quem não pode ver. São utilizados dois recursos simultaneamente: o audiodescritivo e a legenda. O mercado para deficientes visuais está em plena ascensão e a tendência é que não seja mais uma segmentação, e sim um público comum. As empresas que estão considerando esse público e se adaptando as suas necessidades, além de se destacarem no mercado, maximizam seus lucros. Pode ser que o processo de adaptação seja menos complexo que se imagina, a exemplo do cinema audiodescrição.

 

          

SUSTENTABILIDADE

 

Recolhendo o lixo

 

Dois jornais gratuitos de Londres, o London Lite e London Paper, resolveram adquirir dezenas de latas de lixo para os locais em que são distribuídos. Além do investimento do equipamento, ambos ficaram responsáveis pela coleta diária dos jornais e o encaminhamento para a reciclagem. Outra idéia positiva aliada a essa, é que cada latão possui o nome dos jornais e os telefones para uma eventual reclamação. Atitudes como essa, além de contribuírem para a sustentabilidade do planeta, trabalham positivamente a imagem de qualquer marca, pois demonstram o respeito da empresa aos cidadãos e à cidade. O investimento dessa ação, em particular, foi ínfimo se comparado ao seu retorno, apenas algumas latas de plástico, coletores terceirizados e uma linha telefônica disponível. Se não salvarem o planeta é bem possível que já estejam salvando a própria empresa.

 

 

ANTIGAS (pesquisadas em 2001 e 2002)

 

Envelopando o avião

 

Quem nunca levou as crianças para ver os aviões decolarem no aeroporto. Bem, com a ação da empresa Nordeste Linhas Aéreas foi possível que as pessoas enxergassem algo além dos aviões. Ela, na ocasião, passou a disponibilizar o espaço externo dos aviões para propaganda de outras empresas. A ação, além de gerar uma receita extra, serviu para fortalecer a imagem da empresa ao vincular marcas consolidadas no mercado à Nordeste Linhas Aéreas.

 

 

 

Cardápio de cinema

 

Que tal sushi no cinema? Em Melbourne, Austrália, o cinema Gold Class serve sushi aos espectadores. No Premier Screens, de Alberdeen, Escócia, pode-se combinar petiscos variados com champanhe. E no Premium, de Chicago, EUA, a platéia degusta frango frito com vinho enquanto assiste ao filme.

 

ESPECIAL DA SEMANA: DESENVOLVA A SUA CRIATIVIDADE

 

Estimule sua criatividade.

 

Em todas as profissões existem problemas para resolver e desafios para enfrentar. E todos os profissionais, da secretária ao dono da empresa, têm duas formas de resolvê-los:

 

Opção habitual– Resolvendo com soluções já testadas, conhecidas e aprovadas.

Esse tipo de solução é ótimo porque resolve o problema sem riscos. Entretanto, quando novos problemas aparecem não se consegue ter a mesma eficácia, além de nunca conseguir resultados maiores que os que já foram obtidos anteriormente.

 

Opção criativa– Aplicando soluções novas, que não foram testadas e que não estão no “manual” do que é possível.

Essas são as melhores soluções, pois podem dar resultados maiores, podem te destacar da concorrência abrindo frente para que tenha muito sucesso, além de mostrar novas oportunidades de negócio. E a chave para essas soluções é colocar em prática a criatividade.

 

Na seção “desenvolva a sua criatividade”, vamos tratar de formas e dicas que estimulem a sua criatividade. Soluções criativas aparecem quando pensamos fora dos limites autorizados, conhecidos e passamos a ver as possíveis soluções com outros pontos de vista. E a primeira dica que queremos apresentar é: tudo é possível.

 

Quase todas as grandes idéias que você conhece lendo a newsletter Grandes Idéias em Marketing vêm de soluções criadas a partir de um novo ponto de vista do problema ou de um determinado desafio profissional. Um exemplo é o capacete da foto acima, o que representa para você apenas um protetor contra acidentes? Pois não deveria ser, para estimular sua criatividade pense “fora da caixa” e perceba que esse capacete pode ser um vaso de flor, um aquário, um banco para se sentar ou, se pintarmos alguma coisa nele, pode ser um objeto de decoração.

 

Acostume sua mente a achar novas soluções praticando essa mudança de visão diariamente, estimule sua criatividade reparando em todos os objetos que o cercam e criando novas formas de aplicação para eles. Como aconteceu com David McConnell em 1886, quando vendia livros porta a porta e percebeu que o brinde que dava aos clientes, um pequeno frasco de perfume, fazia mais sucesso que seus produtos. Em vez de reclamar da vida ou tentar achar as mesmas soluções para os mesmos problemas, ele decidiu pensar fora da caixa e, assim, mudou de ramo, passando a vender o perfume que presenteava. Nascia então a AVON, líder mundial em venda direta de cosméticos e produtos de beleza e, hoje, é representada por aproximadamente cinco milhões de revendedoras em 140 países.

 

E você, continuará dando as mesmas soluções para os velhos problemas ou fará a diferença criando novas, criativas e, talvez, mais lucrativas soluções?

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