Criar empresas pontocom: empreendedorismo ou oportunismo?

O sonho de muitos jovens atualmente é alcançar a aposentadoria com menos de 30 anos de idade, ganhando muito dinheiro e curtindo a vida. Isso tudo tem sido motivado pelos constantes “casos de sucesso” de jovens empreendedores americanos que criaram um site na garagem de casa e, em menos de 1 ano, mudaram de vida. A explosão da Internet ocorreu há menos de 5 anos nos EUA e mais recentemente no Brasil, com a imprensa sempre mostrando jovens empreendedores como sinônimo de sucesso nos negócios. Mas será que a história é tão simples assim? Basta criar um site, as pessoas acessarem, e vender uma participação do negócio a capitalistas de risco interessados por empresas pontocom? O sinônimo de sucesso atual é conseguir o dinheiro do capitalista de risco. E o resto? Quem vai tornar a empresa lucrativa? Infelizmente, para muitos oportunistas, esse é o principal objetivo: conseguir captar o dinheiro inicial, depois alguém pensa se a empresa vai crescer ou não. Mas isso está mudando…

A histórica recente tem mostrado que a bolha da Internet (a valorização excessiva das empresas pontocom no mercado norte americano e sua conseqüência nos demais mercados mundiais) começou a estourar, se é que se pode usar essa analogia. Muitas empresas de Internet começaram a falir tanto nos EUA como na Europa, e também no Brasil. E os oportunistas, denominados erroneamente de empreendedores, começaram a ter desafios verdadeiros, ou seja, precisam justificar os investimentos maciços recebidos e a ausência de receita dessas empresas.

De certa forma, essa fase inicial foi boa, pois mostrou que qualquer negócio, por mais promissor que pareça o mercado onde se insere, deve ser criado de forma planejada, consistente, com crescimento adequado e, principalmente, com empreendedores apaixonados pelo o que fazem, interessados em criar um negócio viável, auto-sustentável, e não apenas uma marca veiculada em forma de site na Internet. As oportunidades continuam existindo como nunca na rede mundial de computadores, mas devem ser analisadas de forma criteriosa como qualquer outra oportunidade de negócio. Os empreendedores jovens ou não, interessados em ingressar nesse ramo de negócio, devem ter em mente que só o trabalho árduo e competente lhes trará a recompensa financeira e pessoal, criando uma pontocom da qual possam se orgulhar, gerando empregos, novas formas de se fazer negócio, inovando e promovendo o crescimento do país, sem especulação.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima