Criatividade coletiva

Exerça a criatividade fuçando as idéias dos outros! Procurar sarna para se coçar olhando o que os outros estão fazendo pode parecer estranho, mas é a melhor forma de ser criativo. Ao contrário do que muita gente pensa, competição exacerbada acaba com a criatividade. E tudo começa cedo: quando a gente é um entre milhões de espermatozóides tentando alvejar o óvulo. Como a gente venceu competindo, então usamos esse modo de agir por toda a vida, achando que seremos bem-sucedidos sozinhos.

Na escola é proibido colar. Não que isso seja certo, mas está comprovado que nossa inteligência não é a mesma que a do nosso vizinho de carteira. Então, por que ele não poderia nos ajudar em algumas coisas e nós o ajudaríamos em outras? Coisa de quem acha que pode vencer na vida sozinho. Machado de Assis acabou me ensinando a frase que mais valorizo quando o assunto é troca de idéias: ?Quem troca pães fica com um pão, quem troca idéias fica com duas?. Quer mais? Confira.

» Johnson & Johnson ? 1980 ? Eu, que era engenheiro da empresa, acabei de ser promovido a gerente de produção da fábrica de escovas e fio dental, e uma das injetoras de estojos de fio dental estava com uma perda de 25%, o que é absurdo.

Depois de falar com todos os especialistas no assunto, a solução proposta foi comprar um molde novo por um milhão de dólares. Fuçando e conversando com o operador da máquina, descobri que uma caixa de papelão que recolhia os estojos danificados soltava fibras que ?sujavam? o plástico e causavam o defeito.

O custo da resolução do problema foi um balde de plástico para substituir a caixa de papelão ? mais ou menos três reais hoje. No dia seguinte, a perda tinha baixado para os níveis normais de injeção das outras máquinas.

Perguntei ao operador por que ele não tinha falado antes e ele me disse que tentou umas 20 vezes, mas o gerente anterior era muito ocupado e nunca parava para ouvi-lo. Se a Johnson & Johnson ouvisse mais seu pessoal talvez tivesse continuado tão forte como era.

» Pizza Hut ? Há sete anos, entrei na primeira loja da Pizza Hut no Rio de Janeiro. Tinha acabado de ser demitido da J. Macêdo e assumi, ao mesmo tempo o Moinho da Luz e a Pizza Hut.

Fui à segunda loja ver o quadro de registro do uso de material que controlava as perdas. No canto superior esquerdo, havia um bonequinho desenhado parecido com uma pizza. Gostei e perguntei quem tinha feito. Todo mundo fugiu de medo. Aí, disse que tinha gostado e novamente perguntei quem tinha feito. Então, a autora que era gerente da loja apareceu.

O personagem virou o Panpito (nome que surgiu em concurso com os funcionários), que deu origem a um programa de relacionamento que se iniciou com um natal para crianças carentes e que depois mandou cartões para crianças que passaram a freqüentar a Pizza Hut para conviver com o Panpito. Tudo isso foi idéia de pessoas que trabalhavam na Pizza Hut.

Resultado: 50 mil sócios do Panpiclube, sendo que 70% deles nunca havia pisado na Pizza Hut. Se ela e outros franqueadores por aí ouvissem mais os seus franqueados, talvez tivessem mais sucesso.

Desça a escada, apareça na loja e fuce. As idéias vão aparecer. Implemente uma de cada vez. Se der certo, continue. Se não, tente outra. Só não dá para não fazer nada.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima