Criatividade em vendas – CV n. 81

 

Nesta edição:

Viagens para mulheres ­
Doação eficiente

Longo test-drive

 

Exclusivo para mulheres

Posicionamento

Cresce cada vez mais o número de mulheres bem-sucedidas e solteiras que desejam viajar, porém não tem companhia. E aí, o que fazer? A solução surgiu da parceria entre o site Mulheres pelo Mundo e a Agência Tecnotour Viagens e Turismo.

 

Eles desenvolveram uma modalidade de turismo que oferece às mulheres mais segurança e conforto na hora de viajar. Elas devem preencher o formulário com o “perfil de viagem”, disponível no site: www.mulherespelomundo.com.br. A partir daí, o grupo começará a ser montado. Dependendo do tipo da viagem, o Mulheres pelo Mundo precisa de, pelo menos, 60 dias para prepará-la, montar o grupo de, no mínimo, seis mulheres e deixar tudo pronto para que saia exatamente como foi planejado.

 

Ao atender a uma necessidade específica, você se posiciona na mente de seus clientes!

 

Ofereça lazer aos clientes

Serviços ao consumidor

Muitas empresas realizam ações especiais para seus públicos apenas quando há alguma data específica como Dia das Mulheres, Dia das Crianças, etc. Mas, nessas épocas, todos fazem, não é mesmo?

Então, que tal realizá-los quando ninguém as faz? Veja o exemplo da Pampili. Durante três dias do mês de março, a empresa realizou o projeto Momentos Mágicos no Shopping Palladium, em Curitiba. A marca de calçados infantis, com foco nas meninas entre 0 e 10 anos, ofereceu momentos lúdicos e mágicos para suas pequenas clientes. Em uma tenda montada no interior do shopping, havia uma contadora de histórias durante todo o tempo à disposição das pequenas, proporcionando-lhes momentos especiais e inusitados. O objetivo era contar histórias e deixar fluir a imaginação e criatividade das meninas. Essa ação da Pampili ocorreu no sentido de valorizar a importância de suas clientes.

 

Transferência de valores

Inovação

Que os vinhos são sinônimos de saúde e, muitas vezes, status ninguém duvida, não é mesmo? Então, por que não usar esses conceitos em outros produtos? A Vinotage® lançou uma linha de shampoos e condicionadores baseados na vinoterapia. Com ativos específicos para cada tipo de cabelo, que proporcionam um tratamento diferenciado e completo de maneira eficiente e prática, os cosméticos promovem o fortalecimento e hidratação da estrutura dos fios evitando a quebra, aparecimento de pontas duplas, ressecamento e o efeito frizz.

 

Os produtos trazem a característica aromática de cada casta de uva, proporcionando um cabelo limpo e sem agressões, e levam nomes, como: Shampoo Sauvignon Blanc, Shampoo Chardonnay Bioequilibrante e Shampoo Merlot! Um brinde à boa ideia!

 

Bingo blog

Promoção

O blog de tecnologia Gizmodo descobriu uma boa maneira de aumentar as visitas dos internautas durante as disputadas apresentações de novos produtos da Apple. Primeiramente, convida seus visitantes a baixarem e imprimir uma cartela de bingo, cheia de expressões e ações que podem acontecer durante aquele anúncio. Depois, é só acompanhar a apresentação, marcando os acontecimentos e palavras usadas e o momento em que eles aconteceram. O primeiro a fazer bingo e mandar o que marcou para o site ganha uma pizza grátis, desde que more em uma cidade onde seja possível fazer o pedido pela internet. A ação simpática é muito barata – o preço de uma pizza – e está atraindo muitos visitantes para o Gizmodo.

 

Doação

Sustentabilidade

Uma sociedade beneficente da África do Sul se uniu com uma grande rede de supermercados local para fazer uma campanha marcante contra a fome. No fundo de cada carrinho do supermercado, existe uma foto de uma criança pobre com mãos estendidas. Ao colocar coisas no carrinho, a pessoa tem a impressão de estar dando coisas para aquela criança. As doações superaram as expectativas.

 

Fé no produto

Promoção

A Renault acaba de lançar, no Reino Unido, seu novo modelo Mégane Hatch. Para celebrar, criou uma promoção de test-drive estendido. O cliente se cadastra em um site especial da Renault e pode ficar com o carro o fim de semana inteiro, da tarde de sexta até a manhã de segunda. Para dar ainda mais a impressão de que o carro já é daquele consumidor, a Renault entrega e busca o veículo na casa dele.

 

E o melhor de tudo é que além de encantar o cliente e aumentar a possibilidade de ele ficar com o carro, a Renault não tem trabalho algum para entregar e buscar os veículos: ela fez uma parceria com a locadora de automóveis Avis, especialista nesse tipo de logística.

 

Procure quem pode ajudá-lo a fazer algo que encante cliente.

 

Marketing de recessão

Publicidade

Certo, são poucos os países do mundo que admitem estar oficialmente em uma recessão, e a economia brasileira está aguentando bem os trancos internacionais. Entretanto, isso não nos impede de vermos o que podemos ganhar com a nova teoria de marketing que acaba de surgir, chamada, adequadamente, de Marketing da Recessão. Veja:

 

  • O que vale é quem você conhece– A primeira regra do Marketing da Recessão é se apoiar em seus clientes antigos e nas indicações que eles podem fornecer. Vale criar ações de member-gets-member para estimular essas indicações.

  • Vá para a rua– Esteja ao lado de seu cliente, onde ele estiver. Você tem de facilitar a vida dele, oferecendo-lhe serviços que permitam que ele mantenha contato com sua empresa onde estiver e como quiser. Quanto mais você fizer isso, menos abertura dará para ele se encontrar com um concorrente.

 

Grandes números

9,17%– É o percentual de queda do juro do cheque especial, que cai pelo terceiro mês consecutivo
Fonte: Uol Economia

4,6% – É a diminuição de vendas de motos em fevereiro devido à restição de crédito.
Fonte: InfoMoney

 12,6% – É o aumento das vendas feitas por representantes em locais que não são estabelecimentos comerciais no terceiro e quarto trimestre de 2008, segundo a Associação Brasileira de Vendas Diretas (ABEVD).
Fonte: Blog do Marinho

 Frases

“O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes”

Albert Einstein

 

“É preciso ter dúvidas. Só os estúpidos têm uma confiança absoluta em si mesmos”

Orson Welles

 

Uma experiência criativa

Marketing de experiência

 

Eu estava à procura de um presente para o casamento da filha de um amigo. Passei perto de uma loja da L’Occitane e não resisti aos aromas que a rodeavam. Entrei. Era outono e as cores e temas lembravam essa estação do ano. Ao som de uma suave música, a vendedora se movimentava com leveza dentro da loja. Impecavelmente vestida e com um sorriso no rosto, perguntou se podia me ajudar e eu respondi que sim. Expliquei que estava procurando um presente marcante, mas achava que um perfume era algo muito singelo para a ocasião.

 

Então, ela me mostrou uma cesta ricamente adornada com folhas secas e pedaços de canela contendo perfume, shampoo, condicionador, sabonete e hidratante. A cesta estava embrulhada em papel celofane, amarrado com um barbante tipo cipó e poderia ser feita com a fragrância que eu escolhesse. O arranjo causava uma excelente impressão, lembrando tanto as coisas da natureza quanto um estilo de vida exigente e sofisticado.

 

A vendedora fez os cálculos e a soma saiu mais elevada que eu planejava gastar. Ao perceber isso, ela imediatamente disse: “Pode ser dividido em cinco vezes no cartão”. Então, respondi que tinha gostado da ideia e poderia até levar aquele presente, mas desejava que fosse entregue na casa de meu amigo. Ela respondeu: “Perfeitamente, temos um serviço de entrega em domicílio, que é uma cortesia para clientes especiais como o senhor”.

 

Foi uma experiência de compra inesquecível devido a alguns pontos simples, mas fundamentais:

  • A empresa trabalhou todos os detalhes da experiência do cliente: visuais (temas agradáveis, lembrando a estação do ano), auditivos (música suave dentro da loja, em harmonia com os produtos comercializados ali) e sensíveis (aroma agradável, atendimento suave, venda não-agressiva e entrega grátis).

  • A vendedora demonstrou sensibilidade com aquilo que eu necessitava, desejava e esperava. Com rapidez e elegância, solucionou meus questionamentos e superou minhas expectativas. Foi extremamente ágil e educada no atendimento e percebeu que eu tinha um problema, mas possuía pouco tempo para investir, resolvendo-o com maestria.

  • Essa experiência mostra que vale a pena investir no treinamento dos vendedores e caprichar na experiência que se deseja que o cliente tenha. Também reforça a importância de se dar atenção a todos os detalhes, inclusive os olfativos e auditivos.

 

Ômar Soukié palestrante e especialista em motivação e marketing. É colunista da revista Motivação.

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