Crônica do sucesso anunciado

Quando resolvi escrever um artigo com conselhos para quem está iniciando a carreira em vendas, me lembrei do início da minha história como vendedor, há quase 40 anos.

Eram dias difíceis, mas de muita vontade de crescer profissionalmente. Tudo teria sido muito mais fácil se alguém tivesse me dado os conselhos que eu vou dar a você hoje. Conselhos que aprendi observando vendedores “nascendo” e “morrendo” nas últimas décadas. Conselhos que evitarão muitas mortes a partir de agora.

Sua carreira x inércia

Muita gente sonha com a estabilidade; em cruzar os braços e curtir a brisa do mar. Mas isso é ilusão. Há apenas dois momentos na vida: a subida e a descida. Se você acha que encontrou a estabilidade, prepare-se para perceber, em alguns instantes, que, na realidade, começou a descer.

Assim como um navio precisa iniciar o processo de frenagem 10km antes de parar totalmente, em vendas, desde o momento que você cruza os braços, o ritmo desacelera, mas até a parada completa o tempo é tão grande que você não percebe; e quando se dá conta já é tarde para tentar reverter a situação.

Para evitar que isso aconteça com você, seguir estes conselhos é o primeiro passo:

  1. Perfil de sucesso – profissionais que querem se destacar em vendas precisam ter alto nível de resiliência, egodrive (necessidade de convencer outras pessoas), empatia, organização e assim por diante. Testes de perfil como MBDI, PI e Caliper o farão entender se você tem potencial para vender. Se não tiver, melhor nem começar;
  2. Paixão de sucesso – vendedores de sucesso são apaixonados por seus objetivos pessoais, por ajudar pessoas, pelo que vendem e pela empresa em que trabalham. Encantados, eles conseguem encantar os clientes. Com isso, vender mais – e melhor – fica muito mais fácil;
  3. Hábito de sucesso – o comodismo é o que faz sua carreira começar a descer. Por isso, transforme os hábitos de prospectar e cuidar do relacionamento com os seus clientes fiéis em uma atividade diária;
  4. Segredo do sucesso – mais do que falar, vendedores de sucesso sabem ouvir. Mas ouça o que realmente é importante: a dor do cliente (o problema que ele enfrenta). Dedique-se a ser um especialista no negócio do cliente, para conseguir enxergar as dores deles. Esta é a informação mais “secreta” de seu cliente. De posse dela, você passa a ser indispensável e único.

Seguindo esses passos, seu sucesso será inevitável. Pode apostar!

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