Cuidado ao assumir gastos no fim de ano

A atenção é a principal ferramenta de controle dos gastos pequenos. Não saia às compras sem saber o quanto pode gastar. A atenção é a principal ferramenta de controle dos gastos pequenos. Não saia às compras sem saber o quanto pode gastar.

O fim de ano é sempre um período convidativo para o consumo. Ao mesmo tempo que entra um dinheirinho com o décimo terceiro salário, bônus e premiações, são festas para todo o lado, confraternizações e distribuição de presentes. Nem sempre são compromissos que exigem grandes gastos, mas, por isso mesmo é importante estar atento: são os pequenos gastos que sempre fogem ao nosso controle e comprometem nossas finanças.

Controlar esses pequenos desperdícios requer pulso firme e atenção. Requer limites impostos ao controle de gastos nos pequenos ?imprevistos? ou luxos do dia-a-dia. Estar atento a esse tipo de gasto resolve grande parte das indesejáveis compras por impulso.

A atenção é a principal ferramenta de controle dos gastos pequenos do dia-a-dia.

Quanto estamos diante de gastos de longo prazo, aqueles que geram impactos em nosso orçamento durante vários meses, é preciso mais que atenção. É preciso que se incluam tais gastos nos planos, não esquecendo de incluir também todas as conseqüências que virão com eles.

Adquirir um carro não é arcar apenas com o seu valor de compra. É preciso considerar também gastos com combustível, seguro, manutenção e estacionamento. A simples troca de um carro mais simples por outro melhor, com motor mais potente, implica em gastos maiores com combustíveis, por exemplo.

Não estou pregando aqui que você ande por toda parte com um computador embaixo do braço para fazer cálculos e simulações. Seu planejamento deve ter, no mínimo, uma revisão mensal para verificar gastos que surgiram ou que deixaram de existir, ajustes nos gastos com segurança. Se houver sobras, o valor dessas sobras será a dimensão dos compromissos que você suporta assumir.

Não saia às compras sem ter certeza de quanto pode gastar.

Saiba quanto pode ser gasto antes de gastar. Essa consideração deve ser feita antes de assumir qualquer compromisso firme como um financiamento. Aliás, nunca se esqueça de que você terá mais riqueza se, em vez de financiar, fizer uma poupança específica para a compra à vista de um bem.

Tenha como componente de sua planilha de gastos secundários (aqueles que ocorrerão apenas se houver sobras) investimentos específicos em novos planos, na troca do carro ou da casa ou na aquisição de equipamentos de alto valor. Se ocorrer algum imprevisto, é esse tipo de plano que deve ser suspenso, e não o seu plano de independência financeira.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima