Cultive a iniciativa

Como despertar a iniciativa em si mesmo?

Parece óbvio que fazer e antecipar o que precisa ser feito são fundamentais a todo profissional. Porém, ainda há muita gente de braços cruzados diante das oportunidades de agir e mudar a realidade para melhor.

Para Floriano Serra, psicólogo, consultor e palestrante, presidente da SOMMA4 e do Instituto Paulista de Análise Transacional (Ipat) e autor dos livros A empresa sorriso e A terceira inteligência, isso acontece basicamente por três motivos: “Pode ser por desmotivação, ou seja, por alguma razão o profissional considera que ‘não vale a pena’ se esforçar, limitando-se a fazer o ‘feijão com arroz’. Outro motivo pode ser devido a características pessoais de insegurança, que bloqueiam a coragem e a boa ambição em crescer. E, por fim, geralmente o mais frequente, por medo de errar e ser criticado ou punido pelos superiores”.

No primeiro caso, é necessário que você faça uma reflexão sobre sua condição profissional. Talvez não goste de seu trabalho e precise procurar outra coisa, mas lembre-se de que é a sua imagem que está em jogo.

Se a sua falta de iniciativa acontece em função do segundo ou terceiro motivo citado por Floriano, precisa fazer uma análise para entender como você e sua posição se relacionam com os objetivos da empresa. Bob Nelson, no livro 1001 maneiras de tomar a iniciativa no trabalho, aconselha você a fazer alguns questionamentos para ser capaz de ter mais iniciativa. Pergunte-se:

  • Por que minha função foi criada? – Se souber a quais necessidades sua função precisa corresponder, conseguirá atendê-las com mais facilidade e ir além do que é exigido.
  • De que maneira minha função se relaciona com os outros na instituição? – Descubra com quem você interage e veja de que maneira pode contribuir.
  • Que oportunidades existem em meu cargo para contribuir com a companhia? – Ao saber de que maneira você ajuda sua empresa, é possível descobrir como contribuir ainda mais.
  • Como meu cargo está relacionado com o objetivo da organização? – A partir dessa resposta, você saberá as ações que deve colocar em prática para aumentar sua importância para a empresa.

Como empregar a energia
Depois de responder as perguntas indicadas, será mais fácil superar seus medos e inseguranças, além de encontrar maneiras acertadas de colocar “a mão na massa”. E é a partir desses pontos que você começa a pensar em como e onde é mais adequado empregar sua energia.

A maioria das pessoas tem uma rotina agitada e nem sempre consegue analisar os acontecimentos de maneira racional, ou seja, parar e entender como as ações refletem no todo. Assim, elas fazem tudo automaticamente e, muitas vezes, também deixam de fazer. Confira algumas sugestões para evitar que sua iniciativa seja soterrada pelo restante de sua rotina:

  • Não adie – O melhor tempo para fazer o que precisa ser feito é o presente.
  • Priorize seu trabalho e faça o que é mais importante primeiro.
  • Não espere que outros façam o movimento inicial Dê o primeiro passo sempre que algo precisar ser feito.
  • Não fique olhando de fora Participe do que acontece.
  • Aproveite as oportunidades.
  • Procure mais desafios em seu trabalho – Assuma mais tarefas, ofereça-se para ajudar os outros e peça para fazer parte de projetos ou equipes criadas a fim de resolver problemas urgentes. A curto prazo, essa estratégia talvez o deixe desgastado, mas a longo prazo mostrará que é uma pessoa capaz e ávida para enfrentar desafios.
  • Pense como as coisas podem ser melhoradas – Veja como poderia organizar melhor seu trabalho. Para isso, entre um pouco mais cedo para planejar o dia.
  • Seja o pão-duro do trabalho – Procure sempre pensar em novas formas de economizar o dinheiro da empresa e cuide da verba da companhia como se fosse sua.
  • Faça perguntas que você considera bobas – Não existem perguntas bobas, mesmo que elas pareçam na hora. A sua questão pode jamais ter sido feita ou, se foi, talvez as condições tenham mudado e a ideia agora seja mais viável. Questione por que as coisas são realizadas daquela maneira, o que seus clientes valorizam e pergunte ao seu gerente como agir para se tornar um funcionário melhor.
  • Transforme as necessidades em oportunidades – Aprenda a ver as necessidades dos seus clientes e a pensar em como poderia atendê-las. Para cada uma, tente identificar três formas de atendê-la ou contorná-la.
  • Desenvolva-se – “Aumente sua autoconfiança e suas competências estudando, lendo, pesquisando e vivenciando com intensidade tudo o que diz respeito ao empreendedorismo, autoestima e proatividade”, aconselha Floriano Serra.
  • Fuja das desculpas – Apesar de seus esforços, existem coisas que podem atrapalhar sua iniciativa, principalmente as desculpas. Conheça quais são as mais comuns:
  1. Falta de tempo – Também chamada de “montes de coisas para fazer”, “rotina”, “burocracia” e “necessidade de bater metas”.
  2. Recursos escassos – Se ganhar na loteria fosse condição para tomar a iniciativa, dificilmente teríamos saído das cavernas.
  3. Desestímulos e negativas – Muitas pessoas dirão “não” ao seu sonho e criarão empecilhos.
  4. Cultura de exclusão – As pessoas são forçadas a fazer escolhas sempre de curto prazo em detrimento do longo: pagar o aluguel e carro, reformar a casa e bater a cota de vendas do mês. O desejo e a iniciativa de algo diferente acabam ficando para depois.
  • Falta do hábito de sonhar – É uma decorrência dos outros. A rotina faz com que não sonhemos.

Para Robert Kelley, autor do livro Como brilhar no trabalho, os grandes especialistas em iniciativa fazem o seguinte:

  • Procuram assumir responsabilidades que estão além das esperadas na função que desempenham.
  • Empreendem um esforço adicional em benefício dos colegas de trabalho ou da empresa como um todo.
  • Atêm-se obstinadamente a uma ideia ou projeto e os seguem até que seja implementado com sucesso.
  • Correm certo risco pessoal ao assumir novas responsabilidades.

5 dicas para colocar a “mão na massa”
Quer saber como colocar a iniciativa em prática? Confira cinco sugestões de Bob Nelson para traçar a estratégia de suas ações:

  1. Desmembre grandes tarefas em partes menores – É muito mais fácil atingir metas pequenas que grandes objetivos.
  2. Acredite em si mesmo – Os outros não podem lhe dar limites se você não deixar que façam isso.
  3. Seja positivo – A postura correta representa 90% da solução.
  4. Habitue-se a superar obstáculos – Quanto mais dificuldades você vence, mais estímulo obtém para avançar.
  5. Reveja as lições que aprendeu – Avalie como superou um obstáculo e como poderia se sair melhor da próxima vez.

Checklist da iniciativa
Para finalizar, a VendaMais propõe um desafio. Responda as perguntas a seguir e, para aquelas que não souber as respostas, procure obtê-las. Isso ajudará você a descobrir se está preparado para ter mais iniciativa.

  • Você se sente pronto para tomar a iniciativa em seu trabalho?
  • Sabe o que seu líder e clientes esperam de você?
  • Está comprometido a sair de sua zona de conforto e tentar coisas novas?
  • Lembra o que é necessário para não perder seu poder de iniciativa?
  • Sabe o que vai fazer a partir de amanhã para mudar as coisas em seu trabalho e como vai medir os resultados?
  • Você sabe como conseguir a cooperação de seus pares e superiores?

Para saber mais:
Livro: 1001 maneiras de tomar a iniciativa no trabalho
Autor: Bob Nelson

Editora: Sextante

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