Datas importantes

“Um problema é a chance que você tem de mostrar seu melhor”. Duke Ellington

Não tenha vergonha de perguntar a data de aniversário de seus clientes e dos familiares de seus clientes. Aproveite para construir seu banco de dados. Utilize também informações de mídias sociais para isso. Organize sua agenda eletrônica. Pode ter certeza de que valerá a pena e certamente você será um dos poucos que se preocupa realmente com seus clientes.

De posse destes dados desenvolva uma estratégia de contatos com seus clientes, ligando pessoalmente ou remetendo-lhes cartões de aniversário. Certamente o que mais surtirá efeito, marcando você como um vendedor diferenciado, será o contato pessoal, quando isto for possível. Aproveite estas datas para oferecer aos seus clientes descontos especiais, brindes e ofertas. Jamais procure enganá-los com falsas promoções. Jamais subestime a inteligência de seus clientes.

Saber a data de aniversário de fundação da empresa de seu cliente ajudará você a desenvolver uma estratégia de aproximação neste período, pois grande parte dos clientes valoriza estas datas para desenvolver campanhas e promoções de vendas. Você facilmente conseguirá estes dados pela internet, diretamente nos sites das empresas. Antecipe-se e leve pronto com você nas próximas visitas, propostas de parcerias. Também serve para você quebrar o gelo nas primeiras abordagens, caso seja seu primeiro contato.

Wilson Rodrigues da Silva é palestrante e autor de livros como O vendedor de sonhos (Editora Livro Pronto).

Anote qualquer boa história

Contar histórias para personalizar os benefícios de seus produtos e serviços é uma das melhores estratégias para se aproximar dos clientes. E mesmo que você ache que tem uma ótima memória, escreva qualquer história ou metáfora fantástica que ouvir. Se você não escrever, vai esquecê-la.

Use o poder da escrita para registrar as melhores metáforas e histórias que já ouviu. Acredite: escrever (lendo ocasionalmente essas anotações) é a melhor forma já inventada para aperfeiçoada a memória.

Extraído e adaptado do livro Campeões de Venda$ – Como construir relacionamentos e adquirir clientes fantásticos, de Gláuber Robson e Donald Moine (Pearson Education).

Evite os perigos da festa da empresa

A festa da empresa pode parecer um evento social em que você tem a chance de ficar à vontade, mas esconde muitas ciladas para os desavisados:

  • Beba com moderação. Por mais tentador que seja encarar um evento social do trabalho da mesma maneira que uma noitada com amigos, lembre-se de que a festa do escritório ocorre em um ambiente profissional em que seu comportamento será julgado.
  • Para as mulheres: evite ser efusiva. Pesquisas mostraram que os homens tendem a interpretar demonstrações amistosas e sorrisos exagerados como interesse sexual. Isso ocorre porque os homens veem o mundo sob um prisma mais sexual do que as mulheres; eles têm de 10 a 20 vezes mais testosterona que elas, o que faz com que sua visão de mundo tenha o sexo como base.
  • Se estiver tendo um relacionamento com alguém que trabalha na mesma empresa, evite demonstrações públicas de afeto, mesmo em festas e eventos. Mantenha o relacionamento totalmente separado do ambiente de trabalho.

Extraído e adaptado do livro A linguagem corporal no trabalho – Como causar uma boa impressão e se destacar na carreira, de Allan & Barbara Pease (Sextante).

Venda bem-humorada no varejo

  1. Receba o cliente com um grande e sincero sorriso por ter tido a preferência, o tempo e a distinção de ter escolhido comprar seu produto ou serviço.
  2. Analise o comportamento direcional do cliente no show room e acompanhe o seu olhar para determinado produto para comentar as características e, após ser perguntado a respeito da aplicação, referir-se às utilidades e ao objetivo da obtenção daquilo que o trouxe até a minha presença.
  3. Use frases curtas de efeito gradativo, mantendo a curiosidade e a expectativa do grande momento a ser finalizado, enaltecendo – com bom humor – qualquer que tenha sido a escolha.
  4. Ao preencher o cadastro do cliente, aproveite para comentar positivamente sobre sua origem, atividade profissional e o quanto isso faz diferença nas escolhas certas.
  5. Passo a passo, conquiste uma confiança que será mútua na proporção em que aumento o seu ego e o potencial de compra.

Renato Pereira é palestrante, redator e escritor, autor do livro Vendendo com bom humor – Saiba como o riso pode ser seu melhor gerente (Imprensa Livre).

“Um problema é a chance que você tem de mostrar seu melhor”.
Duke Ellington

O que não funciona com chefes intimidadores

Mais do que a maioria dos tipos de gerentes e chefes, existem certos comportamentos e atitudes que os chefes intimidadores desprezam. Se esse é o seu caso, é importante saber quais são esses comportamentos e atitudes, assim fica fácil evitá-los. Infelizmente, não se trata de fatos óbvios. Na verdade, a princípio podem até parecer ilógicos. Ainda assim, o conhecimento das proibições poderá evitar o cometimento de gafes, as quais, por sua vez, dificultarão ou impossibilitarão administrar o chefe:

  1. Não seja vaca de presépio. Para alguns, a melhor forma de lidar com um intimidador é dizer o que ele quer ouvir e fazer exatamente o que ele deseja. Entretanto, o que ele realmente quer é alguém que o ajuda na conquista de objetivos.
  2. Faça as tarefas que ele odeia ou nas quais não é bom. Em geral, os intimidadores odeiam e não são bons nas relações sociais. Não são ouvintes ativos; não gostam de debate ou discussões prolongadas; têm dificuldade em usar a sutileza para obter o que necessitam de alguém; não são adeptos de lidar com qualquer tipo de problemas pessoais.
  3. Produza resultados mensuráveis e expressivos. Alguns gerentes valorizam as pessoas por contribuições intangíveis, mas significativas – criatividade, capacidade de comunicação, comprometimento e energia. O intimidador não se importa com essas coisas. O importante para ele é quem produz, completando as tarefas de um jeito proveitoso para o grupo e o chefe.

Extraído e adaptado do livro Como mandar no seu chefe – Aprenda a se relacionar com todos os tipos de gestores, de Gonzague Dufour (Editora Saraiva).

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