De qual trem vocĂȘ vai desembarcar este ano?

De qual trem vocĂȘ vai desembarcar este ano? ?E assim, chegar e partir sĂŁo sĂł dois lados da mesma viagem. O trem que chega Ă© o mesmo trem da partida. A hora do encontro Ă© tambĂ©m despedida.? Essa bela letra de Milton Nascimento e Fernando Brant espelha uma verdade sobre nossas vidas: seja na dimensĂŁo profissional, pessoal, familiar, espiritual ou outra qualquer, estamos sempre começando e terminando algo ? sĂŁo os chamados ciclos.

E acho que Ă© aĂ­ que reside um grande problema de vĂĄrias pessoas: começar muitas coisas, e nĂŁo concluĂ­-las. Afinal, interrompem prematuramente um ciclo para iniciar outro antes da conclusĂŁo do anterior ? mais ou menos como tentar desembarcar do trem antes mesmo de ele ter chegado Ă  estação. NĂŁo quero dizer que, Ă s vezes, nĂŁo precisaremos abortar uma viagem para iniciar outra ? lĂłgico que isso pode ser necessĂĄrio. Entretanto, existe um lugar certo para fazer isso: a estação. É nela que se faz esse transbordo, nem que seja em uma antes da que inicialmente foi definida como a de chegada, mas tem de ser sempre uma estação. Isso por uma razĂŁo muito simples: ela, mesmo que uma antes do fim, significa a chegada.

Parar o trem, recolher os pertences, levantar-se, desembarcar, decidir os novos horĂĄrios e rumos, comprar o outro tĂ­quete de embarque, enfim, a plataforma Ă© uma transição de ciclos, em um processo semelhante Ă  vida. A estação Ă© a chegada e a partida. A mĂșsica de Milton e Brant ainda completa: ?A plataforma dessa estação Ă© a vida desse meu lugar?. É ao ignorar essa verdade que nos arrebentamos. Terminar projetos, rotinas, mĂ©todos, relacionamentos fora da estação Ă© largar, Ă© romper. NĂŁo Ă© o fim, e sim interrupção. Antes de começarmos algo novo, precisamos concluir a viagem antiga, o ciclo anterior. Isso deve acontecer por uma razĂŁo muito simples: toda nova escolha e começo implicam uma renĂșncia, desembarcar do trem anterior.

Veja os exemplos em sua vida ? Embarcar no trem da academia significa desembarcar do trem das manhĂŁs de sono ou do trem dos começos de noite livres. Embarcar no trem do curso de especialização ou de inglĂȘs significa desembarcar do trem das noites livres com amigos ou famĂ­lia, e, muitas vezes, do trem dos sĂĄbados de descanso. Embarcar no trem da promoção profissional na empresa significa desembarcar do trem de alguns relacionamentos mais prĂłximos. Enfim, todo embarque implica um desembarque.

Estamos no inĂ­cio de 2009, e Ă© muito comum usarmos o fim e inĂ­cio de ano (olha o fenĂŽmeno configurando-se) para revermos o passado e planejarmos o futuro. JĂĄ escrevi em outros artigos e em meus livros que, em alguns aspectos de nossas vidas e projetos, deverĂ­amos nos abstrair desses marcos de calendĂĄrio e criarmos ciclos atemporais, nĂŁo condicionados a anos, trimestres, meses ou semanas. Independentemente disso, de que dia do calendĂĄrio vocĂȘ estĂĄ agora, o dia chamado hoje Ă© uma excelente oportunidade para embarcar em algo novo, mas tenha cuidado para iniciar da forma certa.

Se vocĂȘ for começar, tenha certeza de estar na plataforma da estação, o que significa concluiu a viagem anterior, passar pelos movimentos de desembarcar, renunciar, deixar para trĂĄs o que lĂĄ ficou (como disse o apĂłstolo Paulo aos filipenses) e estĂĄ em condiçÔes de avançar. É na plataforma que conseguimos as condiçÔes ideais para o novo embarque, pois nossa mente nĂŁo estĂĄ mais ocupada com a chegada. Essa jĂĄ ocorreu, agora Ă© sĂł olhar para frente. Na estação, nossa atenção deve estar focada em visualizar o que virĂĄ, o futuro, a partida, a nova viagem. É lĂĄ que estabelecemos os indispensĂĄveis encontros com os outros. Gente que jĂĄ estĂĄ voltando de onde queremos ir ou estĂĄ indo aonde vamos. Pessoas que chegam de ou partem para outros lugares bem diferentes dos nossos e que acabam por nos enriquecer com suas vivĂȘncias, ajudando-nos a melhor delinear nossa viagem.

Certa vez, alguĂ©m quis seguir Jesus, e pediu que, antes disso, deixasse-o ver seus entes. EntĂŁo, Jesus respondeu: ?Quem pĂ”e a mĂŁo no arado e olha para trĂĄs nĂŁo estĂĄ apto para o reino de Deus?. Algo mais ou menos como: ?Meu filho, nĂŁo dĂĄ mais. Eles jĂĄ partiram no trem que vocĂȘ veio e desembarcou. Agora, Ă© contigo. Desembarque!?.

ConteĂșdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima