Defeitos em qualidades

Na Índia antiga, havia um velho carregador de água que usava dois potes. Usava uma travessa sobre os ombros e ali pendurava de um lado e do outro cada um de seus potes. Na Índia antiga, havia um velho carregador de água que usava dois potes. Usava uma travessa sobre os ombros e ali pendurava de um lado e do outro cada um de seus potes. Carregava a água a uma certa distância e a vendia a um rico senhor. Mas sempre recebia apenas por um pote e meio, porque um deles tinha um defeito e vazava água, chegando ao destino pela metade.

Esse pote defeituoso ficava constrangido devido à sua falta e se culpava muito por estar dando prejuízo ao seu dono. Um dia, resolveu conversar com o dono e sugerir-lhe que o trocasse por outro pote mais perfeito. Mas o dono não aceitou a sugestão. Diante da surpresa do pote defeituoso, ele explicou a situação:

? Você já notou que no caminho até a casa do rico senhor existem muitas flores? Deve também ter notado que essas flores apenas florescem do seu lado. Assim percebi seu defeito, resolvi plantar flores no caminho, pois estaria utilizando a água derramada para alimentar esses preciosos seres.

Na sua sabedoria, aquele humilde carregador de água havia conseguido quase que um milagre: havia transformado um defeito em uma qualidade. Assim também é na vida, dependendo da forma com que encarar suas próprias falhas, ou as dos outros, elas podem se transformar em defeitos hediondos ou dádivas divinas.

Frase: ?Se você se sente só é porque construiu muros em vez de pontes? ? Anônimo

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima