Desenvolva sua automotivaĆ§Ć£o

Ɖ visĆ­vel que todo ser humano possui perĆ­odos de alta e baixa em relaĆ§Ć£o ao seu nĆ­vel de motivaĆ§Ć£o pessoal e profissional. Na profissĆ£o de vendas, isso tem impacto direto sobre os resultados. Ɖ como se estivĆ©ssemos numa gangorra energĆ©tica, oscilando para cima e para baixo. Quando um vendedor tem um novo produto para vender, um novo nicho de mercado para explorar ou um novo cliente para visitar, os olhos brilham e o “tanque” estĆ” cheio de energia, ideias e projeƧƵes.

O tempo passa e todo aquele Ć­mpeto inicial dĆ” lugar a uma sensaĆ§Ć£o negativa ligada Ć  rotina, Ć  mesmice e Ć  desmotivaĆ§Ć£o. Em primeiro lugar, Ć© importante lembrar que esse fenĆ“meno Ć© totalmente normal. Faz parte da natureza humana. Por nĆ£o serem robĆ“s, as pessoas oscilam em relaĆ§Ć£o ao seu nĆ­vel de motivaĆ§Ć£o. Infelizmente, hĆ” uma tendĆŖncia maior de sermos levados “para baixo”. Ɖ como se existisse uma “lei da gravidade emocional”. EntĆ£o, como desenvolver a automotivaĆ§Ć£o?

Acredito que as principais razƵes para a desmotivaĆ§Ć£o estĆ£o ligadas Ć  falta de novos desafios e de autorrealizaĆ§Ć£o naquilo que se faz, pois o ser humano quer, em Ćŗltima instĆ¢ncia, utilizar sua capacidade de criar, de se desenvolver, de se desafiar, de se autorrealizar e ser feliz.
Lembro-me do caso de um vendedor de balcĆ£o que conheci hĆ” algum tempo…

JoĆ£o, o vendedor, trabalhava hĆ” 25 anos na mesma empresa, e sempre na mesma funĆ§Ć£o. Quem o conhecia desde o inĆ­cio da sua carreira afirmava que ele estava sempre motivado e solĆ­cito. Certo dia, eu lhe perguntei como ele mantinha aquele pique. Ele me respondeu:

  • Em primeiro lugar, eu tenho orgulho do que faƧo. AlĆ©m disso, todo dia eu procuro ver as coisas de outro jeito. Mesmo que a rotina seja sempre muito parecida, ano apĆ³s ano, eu procuro ver algo novo em tudo que me acontece. A Ć”rea de vendas Ć© muito dinĆ¢mica e cada cliente ou situaĆ§Ć£o Ć© diferente. Estou feliz na funĆ§Ć£o que exerƧo, pois procuro ajudar as pessoas a resolverem os seus problemas. NinguĆ©m vem fazer festa aqui, muito menos os clientes. AlĆ©m disso, meus filhos jĆ” estĆ£o formados, tenho casa prĆ³pria e o necessĆ”rio para mim e minha famĆ­lia. AliĆ”s, Ć© por minha famĆ­lia que eu me dedico de coraĆ§Ć£o em servir as pessoas que me procuram.

Fica claro que o que motiva esse vendedor nĆ£o Ć© apenas o seu emprego e o orgulho que tem da profissĆ£o ao ser Ćŗtil ao cliente. Talvez o que mais o motive Ć© aquilo que conquistou para si e sua famĆ­lia e o fato de procurar ver aspectos diferentes na sua rotina todos os dias. Ao desenvolver sua automotivaĆ§Ć£o diĆ”ria, ele gerou mais vendas, mais comissƵes e mais conquistas.

Assim, no contexto da motivaĆ§Ć£o, o que estĆ” em jogo Ć© o modo particular como cada pessoa vĆŖ o mundo, as coisas que a rodeiam e a si mesmo. A palavra “motivaĆ§Ć£o” Ć© amplamente conhecida como a capacidade de “ter motivos” que levem a uma determinada “aĆ§Ć£o” (motivo + aĆ§Ć£o = motivaĆ§Ć£o). Por isso, desmotivaĆ§Ć£o Ć© quando alguĆ©m nĆ£o vĆŖ mais motivos fortes para agir. EntĆ£o, volto a insistir que o caminho para nĆ£o perder energia e manter o pique Ć© buscar constantemente novos motivos para agir.

Isso comeƧa pela atitude de agradecer e valorizar o que jĆ” temos e conquistamos. Claro que Ć© importante sempre querer mais, sendo, assim, eternos inconformados. Mas antes de querer mais, Ć© preciso ser grato. A ingratidĆ£o Ć© um poderoso veneno que muitos profissionais de vendas tomam todos os dias, diminuindo sua energia e sua automotivaĆ§Ć£o.
Aqui vĆ£o algumas dicas para que vocĆŖ tenha um bom nĆ­vel de automotivaĆ§Ć£o em vendas:

  • Tenha orgulho da profissĆ£o, pois Ć© ela que movimenta o mundo e seus mercados.
  • Pense no “prĆŖmio” resultante da profissĆ£o de vendedor, seja ver os filhos formados, a casa prĆ³pria ou carro novo, a viagem dos sonhos, etc. Isso vai dar um “motivo” a mais para acordar todo dia e seguir em frentes. Tudo isso pode ser resumido numa frase: tenha sonhos, acredite neles e use todo o seu potencial para realizĆ”-los.
  • Veja o lado positivo da vida e da profissĆ£o. Todos os nossos sentimentos sĆ£o gerados por nossa maneira de pensar e enxergar as coisas que nos rodeiam. Tudo isso tem impacto nos nossos sentimentos e aƧƵes e, portanto, nos resultados.
  • Crie novos objetivos e desafios dentro da rotina do dia a dia da Ć”rea de vendas. Objetivos alcanƧƔveis e desafiadores sempre funcionam como motivadores, pois dĆ£o um motivo especial para a aĆ§Ć£o.
  • Reinvente-se e nĆ£o fique acomodado e conformado com a situaĆ§Ć£o atual apenas reclamando.
  • Participe de cursos, palestras, etc., buscando novas ideias e, portanto, novos motivos para agir. AlĆ©m de tudo isso, vocĆŖ encontrarĆ”, nesses ambientes, pessoas com potencial de compra ou com as quais vocĆŖ possa fazer alguma alianƧa estratĆ©gica ou parceria.
  • Tenha a coragem para mudar ā€“ Ć s vezes atĆ© de empresa ā€“ e buscar novos horizontes, porĆ©m de modo planejado.
  • Comemore seus sucessos, mesmo que pequenos. Quando fizer aquela venda tĆ£o almejada ou resolver aquele “pepino”, abra um vinho diferenciado, ligue para alguĆ©m para dividir sua alegria, vĆ” jantar fora com a famĆ­lia… Comemore, pois isso fortalece sua autoestima, sua autoconfianƧa e, portanto, sua automotivaĆ§Ć£o.
  • FaƧa uma dĆ­vida financeira, pois quando assumimos tal compromisso, temos um motivo extra para trabalhar e produzir mais. Preferencialmente, invista em algo Ćŗtil e que vai lhe render algum ganho no futuro. Um terreno ou um apartamento na planta, por exemplo. Esse compromisso financeiro deve ser saudĆ”vel, ou seja, nĆ£o deve comprometer demais sua renda.
  • AgradeƧa Ć  vida por aquilo que vocĆŖ jĆ” conquistou. Mesmo que essas conquistas tenham sido a duras penas, agradeƧa. Onde existe gratidĆ£o nĆ£o hĆ” espaƧo para reclamaƧƵes e lamĆŗrias fĆŗteis. Vendedores de sucesso sĆ£o agradecidos Ć  vida.

Prof. Heinz tem 26 anos de experiĆŖncia como profissional de RH, empresĆ”rio, consultor e instrutor. Ɖ palestrante nas Ć”reas de motivaĆ§Ć£o e vendas, diretor da Alfa EducaĆ§Ć£o Corporativa Ltda. e autor dos livros Atitudes de resultado e Como vender mais: 25 perguntas e respostas para ser um campeĆ£o de vendas e dos DVDs Atitudes de resultado e Atitudes do vendedor campeĆ£o.
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