Desperte seu cliente

Como uma ferramenta diferente pode agregar à sua profissão?

Ei, palestrante! O que você faz para atrair a atenção de seu público em um workshop de quatro horas? Agora, você, vendedor, o que você já viu palestrantes fazerem para o entreter durante um evento? Você sabe que alguns exageram nas piadinhas, outros no conteúdo maçante.

O professor Itamar Ribeiro, palestrante de motivação em vendas da Máxima Consultoria e Treinamentos, preferiu se diferenciar utilizando a revista VendaMais para que suas apresentações sejam mais interativas, equilibrando conteúdo com boas histórias.

Há dois anos, em cada apresentação que realiza, ele leva um exemplar de cortesia para os participantes. Com a revista em mãos, estuda algumas matérias e incentiva os convidados a utilizar a Folha de Ideias (localizada na última página da VendaMais) para escrever suas inspirações durante o evento. O método vem trazendo resultados positivos: “Nós destrinchamos a matéria, cada um lê uma dica, a gente debate bastante e o pessoal gosta”, relata o palestrante.

O primeiro contato de Itamar com a revista aconteceu há seis anos, quando começou a montar seus primeiros treinamentos. Ele buscava pela internet materiais que pudessem aprimorar sua apresentação, até que encontrou o site da VendaMais (www.vendamais.com.br). Tornou-se assinante da revista e adquiriu os vídeos VendaMais. Desde então, mantém contato com Raúl Candeloro e com a equipe da Editora Quantum.

Uma das matérias mais utilizadas este ano nas palestras foi A volta do vendedor porta a porta (capa de janeiro de 2011). Baseado nesse tema, ele visa mostrar que, em tempos de e-commerce, a venda olho no olho jamais perderá seu brilho, pela proximidade e humanização que proporciona.

A prática vem dando certo, pois ter a revista em mãos é muito mais envolvente do que apenas ouvir problemas e soluções. Além disso, Itamar ressalta outro ponto importante para que o aprendizado aconteça: “As pessoas se enxergam na revista. Os problemas que muitas equipes de vendas passam estão escritos ali e elas acabam se encontrando, isso colabora muito”.

Identificação

Quando Itamar Ribeiro foi convidado a dar um treinamento para vendedores de planos funerários em Cascavel, PR, ficou um tanto apreensivo, pois não conhecia muito bem a realidade desses profissionais. Ele sabia apenas que é uma venda difícil de ser feita, pois envolve a morte e ninguém quer falar dela enquanto se está vivo.

O que o ajudou foi um relato da edição de fevereiro de 2011 da revista VendaMais, feito pela supervendedora Flaviane Guimarães, que atua no ramo de planos funerários. Antes de começar o treinamento, Itamar leu com a equipe a história dela. Uma das moças que estava acompanhando a leitura se emocionou com a quantidade de características semelhantes vividas por ela e Flaviane. “Mais uma vez, a VendaMais fez uma grande diferença para mim”, afirma Itamar.

Utilidade

Por onde o palestrante passa, há pessoas que ainda não conhecem a revista e ficam encantadas com o conteúdo. Em uma apresentação em Marechal Cândido Rondon, PR, após a equipe de vendas e a diretoria prestigiarem o workshop, o diretor aproveitou para assinar a revista à toda a equipe, a fim de que melhorassem o desempenho em vendas.

Itamar aconselha as equipes a se inspirarem na experiência da Fipal, empresa de consórcio de automóveis com sede em Cascavel, PR, que utiliza a VendaMais como ferramenta de apoio na reunião do bom-dia. Todas as manhãs, os funcionários se reúnem para trocar informações sobre cumprimento de metas, novidades dos setores, apresentação de novos colaboradores e, dois dias por semana, praticam ginástica laboral. Geralmente, os textos motivacionais da revista são debatidos.

Após o bom-dia, a equipe de vendas tem outra reunião em que a VendaMais também entra em cena, pois cada matéria é discutida e aproveitada. “Nossos vendedores gostam muito da revista, pois seu conteúdo consegue transmitir confiabilidade e aprendizado, são matérias que relatam fatos reais”, confirma a gerente comercial da Fipal de Cascavel, Cleide Xavier.

Além disso, a revista ajuda a gerente de uma forma especial: “Gosto principalmente das dicas de contratação dos vendedores. Além disso, aprendo bastante através da revista Liderança (também da Editora Quantum), que dá ao gestor o auxílio necessário ao seu dia a dia”, pontua.

Novos desafios

O bom desempenho nas palestras e a criatividade na utilização das revistas fez com que Itamar Ribeiro conquistasse respeito no meio empresarial. Por isso, já se apresentou em mais de 21 instituições, entre farmácias, escolas, concessionárias e associações. Um dos eventos mais importantes de que participou aconteceu no mês de setembro, chamado Conexão Empresarial, ao lado de nomes com reconhecimento nacional, como Max Gehringer, Mario Sergio Cortella (que também esteve em outubro na ExpoVendaMais 2011) e o colunista da VendaMais Marcelo Ortega.

E você, vendedor ou gerente de vendas, que ferramentas têm buscado para aprimorar o que faz? O que traz de diferente para seus atendimentos a clientes e para as reuniões com a sua equipe de vendas?

Para Itamar, a descoberta de uma ferramenta específica para sua área agregou ideias, dinâmicas e histórias para contar e lhe possibilitou ir mais longe como palestrante. Você também pode agregar informações a sua venda, buscando diferentes ferramentas, não apenas da sua profissão, mas também do ramo dos clientes que atende. O sucesso depende da sua iniciativa e criatividade.

Perfil

Nome: Itamar Vicente Ribeiro.

Profissão: consultor, auditor, conferencista e palestrante.

Livros publicados: Recreação dos 8 aos 80: dinâmicas de grupos para facilitadores e 100 dicas para vender e gerenciar vendas: conhecimentos e habilidades do vendedor de sucesso.

Quanto tempo trabalha com palestras: 10 anos.

Há quanto tempo utiliza a VendaMais: seis anos.

A primeira palestra foi: “Em 2001, com o tema Show de qualidade de vida, para a prefeitura de Iracema do Oeste (PR)”.

A palestra mais importante de sua vida: “A Conexão Empresarial, que aconteceu em setembro deste ano, na qual dividiu o palco com Max Gehringher, Marcelo Ortega e Mario Sergio Cortella.

O que te motiva: “Poder inovar e fazer melhor a cada dia e, sem sombra de dúvidas, a minha maravilhosa família”.

Meu objetivo para daqui a cinco anos: “Ser reconhecido como um palestrante de renome nacional e estou trabalhando muito por isso”.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima