Dicas de um grande lĂ­der!

“Alguns ensinamentos de Akio Morita, cofundador da Sony, cujo sucesso empresarial foi baseado na tecnologia avanu00e7ada e no prestu00edgio da sua marca.”

Alguns ensinamentos de Akio Morita, cofundador da Sony, cujo sucesso empresarial foi baseado na tecnologia avançada e no prestígio da sua marca.

  1. Acredite em si mesmo
    Não deixe que as pessoas acabem com suas expectativas de como você deve agir. Akio rompeu com a tradição familiar para iniciar o seu negócio, sua família era uma das mais antigas e aristocrática produtora de saquê, e o resultado é uma das mais reconhecidas marcas na história.
  2. Comece pequeno
    O investimento inicial para criar a Sony foi de 350 dólares. Sua sede: um edifício semidestruído pelos bombardeios da II Guerra Mundial. Morita recomenda: não se detenha pela falta de dinheiro ou aos presságios nefastos ao negócio: encontre sempre uma saída.
  3. Escolha um bom nome
    O nome original da SonyTokyo Tsushin Kogyo Kabushiki Kaisha (Tokyo Telecommunications Engineering Corporation). Demasiado longo para o ideário americano de quem pretendia inserir seus produtos no mercado. Rebatizou a empresa com uma combinação de sonus (som, em latim) e Sonny (um apelido usual nos EUA). Mais sonoro, mais claro e mais curto. Uma marca memorável, em diversas ocasiões, faz toda diferença.
  4. Confie no seu instinto
    “Observe atentamente o modo como as pessoas vivem, obtenha um senso intuitivo do que elas podem e querem ter.” Um exemplo: Morita recusou-se a mudar o nome do Walkman para Soundabout, uma marca ainda reconhecível. Nem sempre a razão parte dos experts.
  5. Não tenha medo de cometer erros…
    …mas não cometa o mesmo erro duas vezes. Quanto mais erros cometer, mais sábio será e, assim, acumulará mais experiências para romper novas fronteiras.
  6. Produza com Qualidade
     “A publicidade e promoção não sustentam um produto ruim ou inadequado”.
  7. Seja diferente
    Apesar do fim da II Guerra Mundial ser recente, quando abriu a primeira loja da Sony nos Estados Unidos, a entrada da loja foi decorada com uma bandeira japonesa. O resultado? Comentários, expectativas e muitos jornalistas. A originalidade e riscos produzem publicidade gratuita. Muitos não sabem, mas Akio foi um grande estrategista de Marketing.
  8. Crie seu mercado
    O triunfo acontece especialmente em nichos onde não há concorrência estabelecida. Morita criou produtos para mercados inexistentes e que foi a chave para o seu sucesso: Crie uma necessidade e satisfaça. Certa vez ele disse: a curiosidade é a chave para a criatividade.

(Fonte: http://estrategiaempresarial.wordpress.com/2008/03/21/reflexao-8-conselhos-de-akio-morita-fundador-da-sony/)

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