“Alguns ensinamentos de Akio Morita, cofundador da Sony, cujo sucesso empresarial foi baseado na tecnologia avanu00e7ada e no prestu00edgio da sua marca.”
Alguns ensinamentos de Akio Morita, cofundador da Sony, cujo sucesso empresarial foi baseado na tecnologia avançada e no prestígio da sua marca.
- Acredite em si mesmo
Não deixe que as pessoas acabem com suas expectativas de como você deve agir. Akio rompeu com a tradição familiar para iniciar o seu negócio, sua família era uma das mais antigas e aristocrática produtora de saquê, e o resultado é uma das mais reconhecidas marcas na história. - Comece pequeno
O investimento inicial para criar a Sony foi de 350 dólares. Sua sede: um edifício semidestruído pelos bombardeios da II Guerra Mundial. Morita recomenda: não se detenha pela falta de dinheiro ou aos presságios nefastos ao negócio: encontre sempre uma saída. - Escolha um bom nome
O nome original da Sony: Tokyo Tsushin Kogyo Kabushiki Kaisha (Tokyo Telecommunications Engineering Corporation). Demasiado longo para o ideário americano de quem pretendia inserir seus produtos no mercado. Rebatizou a empresa com uma combinação de sonus (som, em latim) e Sonny (um apelido usual nos EUA). Mais sonoro, mais claro e mais curto. Uma marca memorável, em diversas ocasiões, faz toda diferença. - Confie no seu instinto
“Observe atentamente o modo como as pessoas vivem, obtenha um senso intuitivo do que elas podem e querem ter.” Um exemplo: Morita recusou-se a mudar o nome do Walkman para Soundabout, uma marca ainda reconhecível. Nem sempre a razão parte dos experts. - Não tenha medo de cometer erros…
…mas não cometa o mesmo erro duas vezes. Quanto mais erros cometer, mais sábio será e, assim, acumulará mais experiências para romper novas fronteiras. - Produza com Qualidade
“A publicidade e promoção não sustentam um produto ruim ou inadequado”. - Seja diferente
Apesar do fim da II Guerra Mundial ser recente, quando abriu a primeira loja da Sony nos Estados Unidos, a entrada da loja foi decorada com uma bandeira japonesa. O resultado? Comentários, expectativas e muitos jornalistas. A originalidade e riscos produzem publicidade gratuita. Muitos não sabem, mas Akio foi um grande estrategista de Marketing. - Crie seu mercado
O triunfo acontece especialmente em nichos onde não há concorrência estabelecida. Morita criou produtos para mercados inexistentes e que foi a chave para o seu sucesso: Crie uma necessidade e satisfaça. Certa vez ele disse: a curiosidade é a chave para a criatividade.