Diga-me com quem andas…

Por que é importante ter bons relacionamentos?

Já percebeu que temos a tendência a ler e gostar de livros que reforçam nossas ideias, valores e convicções? Foi assim que comecei a ler o livro Nunca faça a primeira oferta de Donald Dell e John Boswell, da editora Campus/Elsevier, pensando que dificilmente me surpreenderia, mas não foi o que aconteceu. Ele cita algumas dicas simples e interessantes que me fizeram refletir, e tenho certeza de que podem ser úteis para você também:

  • Faça amigos Crie oportunidades de conhecer pessoas fora do escritório, de preferência pessoas estratégicas para seu crescimento. O livro conta que uma das técnicas utilizadas é investir dinheiro comprando os melhores lugares nos estádios para grandes jogos. Lá se encontram diretores, presidentes, empresários, enfim, pessoas que decidem em seus negócios e, melhor, sem as formalidades do escritório. Para criar e manter uma amizade, seja informal, natural e constante. Essas relações de amizade podem gerar grandes negócios e abrir muitas portas.
  • Procure mentores Pessoas gostam de dar conselhos e se sentem lisonjeadas quando alguém lhes pede uma orientação. A dica é: quando estiver na mesa de negociação e não tiver todas as informações ou quiser confirmar as que sabe, peça ajuda. As pessoas tendem a ajudar, mesmo em uma negociação.
  • Faça favores Sempre que puder ajudar alguém, ajude e não fique contabilizando, deixe que os “deuses” dos negócios ajustem as contas. Faça a coisa certa e não espere nada em troca. Pode ser um vizinho, o filho de um amigo, o amigo de um filho… Não importa. Acredite que a vida vai se encarregar de que suas boas ações gerem oportunidades de negócios.
  • Trabalhe sua rede de contatos Sabe aquele ditado: “Quem não é visto não é lembrado”? Ele também serve para os negócios. Não perca a oportunidade de mandar um e-mail, dar um telefonema ou, ainda melhor, escrever um cartão de próprio punho para dizer: “Lembrei-me de você”. Mas não porque está acabando o mês e precisa que seu cliente compre para bater a meta. A ideia é surpreender, agradar, mandar um bilhete com entradas para a estreia de um filme dizendo: “Consegui entradas para o filme ‘X’, tenho certeza de que seus filhos vão adorar que você os leve. Divirtam-se!”, ou coisa parecida. Seja criativo e surpreenda! No momento em que precisar fechar uma venda com essa pessoa, você verá como a negociação fluirá muito mais amigavelmente.
  • Construa confiança Confiança se constrói com honestidade e integridade e ainda cumprindo o que disse que iria fazer, se prometeu enviar a proposta em 24 horas, envie. Também é ser justo, apesar de seus interesses pessoais. Numa negociação, não adianta tentar fingir ser honesto ou justo. Na dúvida, ponha-se no lugar da outra pessoa e pense no que gostaria que fosse decidido.
  • Esforço x poder Em muitos momentos, as pessoas valorizam mais o esforço que o poder para tomar uma decisão. Talvez você se lembre de uma campanha publicitária que a Avis locadora de carros fez que dizia: “We try harder” (nós nos esforçamos mais). Essa campanha fez com que a distância entre ela e a maior concorrente, e líder de mercado, Hertz diminuísse drasticamente, ou seja, quando estiver competindo com um concorrente maior e mais poderoso, mostre ao seu cliente o quanto você o valoriza e que vai se esforçar muito mais para que a parceria seja excelente e duradoura.

 

Essas são algumas das dicas, mas a grande mensagem é: escolha muito bem as pessoas com quem vai se relacionar, até mesmo os amigos de fim de semana, do futebol ou do boteco. E mais:mantenha suas amizades sempre ativas, não adianta se lembrar das pessoas só quando precisar delas. Ações simples vão facilitar quando você precisar de alguém, afinal, relacionamentos são a base de todos os negócios

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima