Dinheiro não é tudo – dezembro de 2005

“Funcionários de alta performance adoram ser medidos e analisados, porque, de outra forma, não teriam no que se apoiar para ver o quanto progrediram” Robert Noyce

Co-fundador da Intel

SATISFAÇÃO

Uma rede de lojas de presentes, nos Estados Unidos desenvolveu uma maneira simples de premiar os funcionários que mais fazem pelos clientes. Eles analisam os elogios enviados à empresa e identificam os empregados envolvidos em cada caso positivo. Cada elogio é transformado em um bilhete para a rifa especial de fim de ano. Quem faz mais pelos clientes, assim, tem mais chances de ganhar eletrodomésticos, assinaturas de revistas e outros prêmios.

BRINDES E ITENS DE RECONHECIMENTO MAIS COMUM

1. Roupas

2. Canetas e lápis

3. Equipamento de escritório

4. Copos e pratos

5. Calendários

6. Artigos esportivos

7. Medalhas e troféus

8. Acessórios para carros

9. Ferramentas e talheres

TROCA DE FUNÇÕES

Em setembro, os funcionários do shopping center Market Place, em São Paulo, trocaram de funções. As substituições foram escolhidas através de uma votação, na qual os colaboradores do Market Place determinaram as áreas em que supervisores, gerentes, coordenadores e diretores atuariam por um dia. Depois de conhecer a rotina alheia, foi realizado um almoço de confraternização entre os participantes, no qual, além de motivar os funcionários e estimular a integração, os resultados foram analisados, permitindo que melhorias fossem implantadas em diversas áreas.

VOTAÇÃO

A cada mês, uma companhia de viagens nos Estados Unidos, realiza uma votação entre seus 62 empregados para a escolha do funcionário do mês. Isso torna o processo mais justo e evita favoritismos.

CINCO PONTOS PARA SEU PROGRAMA DE INCENTIVOS

1. Você recebe por aquilo que você paga ? Se você quiser, por exemplo, que seus vendedores promovam uma nova linha de serviços ou produtos, mas só recompensa a venda dos produtos antigos, o que acha que eles vão preferir vender? Integre todas suas ações.

2. Considere os diferentes canais ? Seu pessoal de telemarketing pode não ser motivado pelo mesmo que motiva seus vendedores de porta a porta, que não são motivados pelo mesmo que agrada àqueles que lidam com grandes clientes. Se for preciso, faça programas diferentes.

3. Mantenha os vendedores informados ? Nada de suspense. Mostre quem está mais perto de atingir as metas, como estão as vendas em geral, o que é preciso fazer para fechar o mês com ganhos em lucratividade e produtividade. Só avança quem sabe aonde está indo.

4. Mantenha as coisas simples e livres de burocracia ? É um reflexo da primeira regra. Quanto mais simples o seu programa de reconhecimento e incentivo for, mais rapidamente se ajustará a novos serviços ou mudanças na estratégia da empresa.

5. Persista ? Não espere que seu plano seja um sucesso da noite para o dia. Se você alterar algo nele, é normal que demore pelo menos dois meses até que todos se ajustem às novidades, conforme o tamanho de sua organização. Você pode fazer com que esse ajuste seja mais rápido dispondo a seus funcionários muitas informações (já leu isso em algum lugar, certo?), mas não pode eliminar esse período. Isso não significa que as alterações não funcionarão.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima