Dinheiro não é tudo – janeiro de 2007

“É sempre útil se lembrar de que todo mundo vive de vender alguma coisa” Robert Louis Stevenson

Lista do bem

Caso você esteja procurando uma ação social eficiente e barata para sua empresa, inspire-se na página www.bovespa.com.br/emboacompanhia. Ela traz uma relação de empresas listadas na Bolsa de Valores que desenvolvem trabalhos sociais. Uma das idéias pode ser adaptada por sua empresa. Trabalhar em um lugar que faz o bem é um grande motivador para seus funcionários.

Comemoração

Toda vez que um funcionário de uma tapeçaria norte-americana termina um curso (equivalente local ao ensino médio ou faculdade), ganha da empresa um jantar comemorativo com direito a reunir alguns parentes e amigos, além dos colegas de trabalho.

  Premiação em grupo

Uma empreiteira dos Estados Unidos criou uma forma de envolver todos os funcionários em seu programa de incentivos. Cada vez que um funcionário faz algo digno de nota, ele pode receber de qualquer um de seus colegas ou superiores um ?Certificado Ninho? em que consta, brevemente, o motivo pelo qual ele está sendo elogiado. Quem receber 16 ?Certificados Ninho? ganha o troféu ?Águia de Ouro?, uma pequena placa para ser colocada na mesa, um adesivo para o carro e uma rápida cerimônia de agradecimento pelo esforço.

  Para pagar certo

Veja três dicas para remunerar corretamente sua equipe de vendas:

· Consistência ? Evite ter diversos níveis de vendedores em sua equipe. Simplifique as regras, para que todos tenham a consciência de receber o pagamento justo sob regras claras.

· Conseqüências ? É o grande desafio de um líder de vendas. Pague muito e você corre o risco de criar uma equipe complacente, que não se esforça para garantir aquelas vendas a mais. Pague pouco e você não conseguirá reter nenhum talento na sua equipe. Dê a eles a oportunidade de ganhar muito dinheiro, como conseqüência de um esforço adequado.

· Combine ? Vendedores não querem apenas dinheiro. Ter um bom ambiente de trabalho com poucas barreiras na comunicação, muitos desafios e pouco rigor na formalidade, tudo isso ajuda a aumentar o valor percebido de um emprego e o ajuda a manter uma equipe coesa.

  2 dicas para reuniões melhores

Poucas coisas desmotivam mais do que perder tempo em uma sala de reuniões quando poderia estar lá fora, vendendo. Então, cuide para que suas reuniões sejam rápidas e eficientes:

1. Comece na hora ? Se uma reunião deve começar às 14h, parece que às 14h é que os participantes avisam seu pessoal ?olha, vou para uma reunião?, pegam os papéis, dão algumas recomendações. Ou seja, só há quorum às 14h10 ou 14h15. Experimente começar as reuniões rigorosamente na hora e se recuse a dar um resumo do que foi discutido para quem chegar tarde. Em pouco tempo, todos estarão no horário.

2. Defina um objetivo ou resultado desejado ? Comece a reunião dizendo: ?Estamos aqui para…? e não permita que ela se desvie desse assunto.    

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Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

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