Dinheiro não é tudo – novembro de 2006

“Os tempos mudam e nós mudamos com ele” Provérbio latino

Para incentivar certo

1. Faça as coisas no tempo certo ? De nada adianta fazer uma campanha para aumentar as vendas de Natal em meados de dezembro, por exemplo. Planeje antecipadamente suas ações de incentivo e motivação, para que elas atinjam seu pessoal no melhor momento possível.

2. Use um tema criativo ? Esportes, televisão, filmes… tudo serve para aumentar o interesse do seu pessoal pela ação ou programa de incentivo.

3. Desafie-os ? Campanhas de incentivo não servem apenas para fazer seu pessoal vender mais ou economizar recursos. Que tal desafiar seu pessoal a criar um novo catálogo para o que você vende ou reposicionar os móveis do escritório para que o trabalho flua melhor?

4. Acompanhe ? Nada de começar um plano e depois abandonar sua equipe. Analise-os de perto, dê feedbacks constantes sobre o que foi conquistado e o que falta.

5. Não demore a entregar os prêmios ? Poucas coisas são mais desmotivadoras do que atraso na premiação.

Lições para a vida

Uma agência de publicidade norte-americana fornece lanches a seus empregados, uma ou duas vezes por mês. Juntamente, eles ganham um pequeno manual com dicas sobre diversos assuntos úteis, tais como: prevenção de crimes, como lidar com o estresse, administração do tempo, etc.

Treino virtual

A seguradora Unibanco AIG treina e aumenta o conhecimento de seus corretores através do Clique Saber, uma área especial do seu site. Através dele, os corretores participam de aulas virtuais de 30 minutos. Para estimular a participação no treinamento virtual (que para empresas médias e grandes é mais barato que o presencial), a empresa oferece brindes e certificados a quem completar o curso.

Recompensa de vendas

1. Sua companhia paga a mesma comissão, não importa que produto, serviço ou quantidade seja vendido? É melhor pagar comissões diferentes baseadas em interesses estratégicos e espaço no bolso (share of pocket) daquele cliente.

2. Seu time de vendas cumpre apenas metas mensais? Considere ensiná-los a planejar a longo prazo, desenvolvendo o relacionamento com cada cliente.

3. Sua equipe tem uma postura única frente a clientes? Nenhum serviço, produto ou tipo de cliente tem um tratamento diferente? Premie a venda de produtos e serviços que melhor atendam determinado tipo de cliente.

4. Seu programa de incentivos premia apenas seus vendedores? Não caia nessa armadilha, pense em beneficiar outras pessoas que colaboraram com o processo ? mesmo que seja fora da sua empresa.

Cuidado com incentivos para a equipe

Muitas vezes, um plano de incentivo falha para a equipe inteira porque um ou outro membro não consegue atingir os resultados esperados. Então muitas pessoas são penalizadas por causa de um indivíduo. A ação que deveria unir o time, fazendo com que as pessoas incentivassem uma às outras, tem efeito contrário, surgindo a desmotivação e as discussões internas. Você pode diminuir as chances de isso acontecer criando incentivos variáveis: em vez de cada membro da equipe ter de atingir uma certa produtividade, faça seus planos de incentivo para que cada membro da equipe tenha uma performance 7% ou 10% melhor do que no mês passado. Dessa forma, você permite que todos se esforcem de maneira igual.

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