“Direito de passagem” emocional

Quando examinamos o modo como os sentimentos são expressos, vemos que alguns deles têm prioridade sobre outros. Quando as pessoas se dizem confusas, querem dizer que têm emoções positivas e negativas ao mesmo tempo, e que a emoção negativa está bloqueando a expressão da emoção positiva. As emoções negativas causam dor, enquanto as positivas causam prazer.

Todos os sentimentos positivos têm de dar aos sentimentos negativos um “direito de passagem” para expressão. Uma irritação trivial pode suplantar momentaneamente intensos sentimentos de amor. Em geral, os sentimentos positivos voltam e podem ser demonstrados, assim que a emoção negativa é expressa.

É importante que o caminho emocional esteja limpo para permitir a expressão de amor, não só nos relacionamentos interpessoais, mas também em seu trabalho. Você põe de lado a paixão pela vida quando emoções negativas estão paradas no caminho da expressão. Se o seu trabalho não puder ser alimentado por sua paixão, a auto-estima cairá, você terá uma sensação de monotonia, e irá realizar as tarefas automaticamente.

Quando o caminho da expressão emocional está bloqueado, a mente tenta explicar a situação de ambos os lados do congestionamento emocional. A consciência não produz alívio, apenas lhe mostra a direção do ferimento que você precisa resolver.

As regras da estrada emocional · Apenas um tipo de emoção pode ser expresso por vez.

  • Você pode expressar um sentimento negativo e, um segundo depois, expressar um sentimento positivo.
  • Você pode expressar mágoa e raiva juntas, especialmente porque o propósito da raiva é dar energia à expressão da mágoa.
  • Você pode estar ansioso, magoado, raivoso e culpado ao mesmo tempo, mas fica difícil diferenciar os sentimentos e você parece confuso.
  • Se você não sabe a origem de seus sentimentos, pode fazer pouco para resolvê-los.
  • Um sentimento extremo tende a expulsar as outras emoções, fazendo com que você se mostre irrealisticamente negativo ou positivo. Sobrecarregar deste modo o caminho expressivo é um ato defensivo.
  • O choque ou a negação maciça súbita o deixa entorpecido diante da realidade, bloqueando todas as outras emoções. Assim, as pessoas em estado de choque não conseguem se proteger, pois seu medo e sua autopreservação aparentemente estão incapacitados por causa da negação.
  • Um sentimento de pânico provavelmente prevalecerá sobre todos os outros sentimentos.
  • A culpa avassaladora age como força bloqueadora contínua no caminho da expressão emocional e pode fazer com que você procure intencionalmente o perigo.
  • A psicose normalmente é resultado de impulsos avassaladores para matar e para cometer suicídio que ocorrem ao mesmo tempo. As emoções estão presas no caminho expressivo e o resultado é o bloqueio emocional. Os sentimentos anteriores não podem ser expressos e o mundo externo não pode ser percebido de modo real.

David Viscott é psiquiatra, psicoterapeuta, apresentador de rádio e TV nos Estados Unidos e autor de vários best sellers publicados. Para Saber Mais: Liberdade Emocional – Deixando o passado para viver o presente. David Viscott. Summus Editorial. “O coração humano é um instrumento de muitas cordas. O perfeito conhecedor dos homens sabe fazê-las vibrar todas, como um bom músico” Charles Dickens

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima