Pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box apura que 80% dos internautas nacionais já experimentaram encomendar produtos físicos por meio de apps. Em 2015 eram 41%
A mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre Comércio Móvel descobriu que, em três anos, entre setembro de 2015 e setembro de 2018, praticamente dobrou a proporção de internautas brasileiros que já experimentaram comprar produtos físicos através de aplicativos ou sites em seus smartphones: de 41% para 80%.
Cerca de 71% dos consumidores ouvidos pela pesquisa são considerados usuários ativos mensais (MAUs) de m-commerce. Ou seja, realizaram pelo menos uma compra pelo smartphone nos últimos 30 dias. Além disso, 78% afirmam que realizam hoje mais compras pelo smartphone do que seis meses atrás.
O avanço nesses três anos está diretamente relacionado à popularização dos smartphones no País, junto com a evolução dos apps de m-commerce, tanto aqueles de grandes varejistas quanto aqueles de novos serviços online to offline.
5 ações tomadas por varejistas para melhorar a experiência do brasileiro com comércio móvel
- Simplificação do cadastramento de cartões de crédito com a câmera do celular.
- Personalização da experiência com base no histórico de compras do usuário.
- Otimização do checkout em apenas um clique.
- Adição de novos meios de pagamento, como carteiras digitais.
- Oferta de condições especiais para o m-commerce, como promoções, navegação gratuita e frete grátis.
Por conta disso tudo, 69% dos consumidores móveis afirmam que preferem comprar pelo smartphone do que pelo computador. Na edição anterior, em abril deste ano, eram 63%. Ao mesmo tempo, cresce a satisfação dos brasileiros em relação à experiência com m-commerce. Em seis meses, subiu de 83% para 88% a proporção que se declara satisfeita ou muito satisfeita com esses serviços.
“Ao se analisar os dados demográficos, percebe-se que o comércio móvel foi mais experimentado pelos brasileiros das classes A e B (86%), do que entre aqueles das classes C, D e E (78%). A proporção de MAUs é maior também entre os primeiros (75%) que entre os últimos (70%). Porém, na pergunta sobre a preferência entre comprar pelo celular ou pelo computador, nota-se que o dispositivo móvel tem uma importância maior nas classes menos favorecidas. O que decorre, provavelmente, do menor acesso a computadores nessa camada da população”, comenta Fernando Paiva, editor do Mobile Time e coordenador da pesquisa.
“Enquanto 57% dos consumidores móveis das classes A e B declaram preferir comprar pelo celular, a proporção sobe para 73% nas classes C, D e E. Neste aspecto, percebe-se também uma diferença significativa de gênero: mulheres (73%) gostam mais de comprar pelo celular em vez do computador do que homens (65%)”, destaca Paiva.
Principais produtos e serviços adquiridos por smartphones
A pesquisa também elaborou um ranking com os apps mais frequentemente usados no m-commerce nacional e monitorou o uso do smartphone para a compra/contratação dos seguintes produtos/serviços: corrida de táxi/carro particular; delivery de comida; reserva de hospedagem; compra de ingresso de eventos; serviços de beleza. Confira alguns dos resultados no infográfico abaixo:
Foram entrevistados em agosto 2.069 internautas brasileiros que possuem smartphone. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. O relatório completo da pesquisa pode ser obtido em Panorama mobile time: comércio móvel no Brasil – setembro de 2018.