E-commerce

Quais são as últimas pesquisas, novidades e tendências do mercado?

A aquisição da revista VendaMais dá direito ao acesso do conteúdo exclusivo do site VendaMais. Se você é assinante, basta digitar seu e-mail e senha. Caso tenha adquirido a revista nas bancas, digite a palavra-chave VENDER, válida apenas para o mês de outubro.

 

“Toda venda tem cinco obstáculos básicos: falta de necessidade, falta de dinheiro, falta de pressa, falta de desejo e falta de confiança”

Zig Ziglar

 

E-commerce

 

No Brasil, o comércio eletrônico vem crescendo a passos largos. Segundo o Ibope Mídia, o número de brasileiros que veem a internet como o local preferido para fazer compras aumentou de 5% em 2007 para 7% em 2008. Para atender a essa demanda, muitas empresas estão investindo nesse mercado, que teve um crescimento de 25% em vendas on-line no Natal do ano passado se comparado ao de 2007. Sua companhia já está preparada para aproveitar essa onda neste Natal? Ainda dá tempo!

 

“Tweetteie”

 

O grande número de acessos e a rapidez com que se propagam informações têm despertado o interesse de várias empresas para o Twitter. De acordo com a revista norte-americana Fortune, 36 das 100 maiores companhias do mundo já estavam usando esse programa de comunicação no início deste ano. No Brasil, a ferramenta já é a segunda maior rede social do País.

 

Para o consultor e palestrante Claudio Torres, o Twitter tem uma mistura “de sistema de comunicação, microblogging e rede social”, o que abre possibilidades para infinitas aplicações no marketing digital. Para quem pretende começar a aproveitar a rede, Torres aconselha:

 

  • Faça com que o conteúdo do blog de sua empresa gere tweets (forma de comunicação que permite textos de até 140 caracteres). É essa objetividade dos tweets que tem despertado a atenção dos internautas.
  • Sempre que enviar uma newsletter, gere tweets. Isso irá estimular os indivíduos a lerem sua newsletter e trará novos cadastros para seu e-mail marketing.
  • Use o menu de busca do Twitter para fazer pesquisas on-line e descubra o que as pessoas estão falando de sua empresa e de seus concorrentes – e, porque não, de seus clientes?.
  • Divulgue promoções criativas para seus seguidores. Isso irá atraí-los ainda mais e também melhorar suas ações.
  • Utilize sua rede de seguidores para iniciar campanhas virais, pois, dessa forma, a comunicação será feita para um público naturalmente já selecionado e que tem interesse em receber suas informações.

 

Raios X da classe C

 

A agência de publicidade NovaS/B realizou um estudo em profundidade sobre os hábitos de consumo da classe C brasileira. O trabalho cruzou análises quantitativas e qualitativas a partir da questão: “Que uso um domicílio da classe C faria de R$100 adicionais em seu orçamento mensal?”. A pesquisa, conduzida pelo Ibope Inteligência, mostrou que o consumidor da classe C tende a pulverizar, e não concentrar seus gastos. Em geral, o dinheiro é utilizado para comprar itens mais imediatos, como: alimentos, artigos de beleza, roupas, acessórios, entre outros produtos ligados à autoestima. Por outro lado, evidenciou-se a dificuldade na concentração de recursos para as compras de produtos desejados de maior valor, como: eletrodomésticos, máquinas fotográficas e aparelhos eletrônicos.

 

Para João Roberto Vieira da Costa, sócio-diretor da NovaS/B e idealizador do estudo, “as empresas precisam entender melhor essa dinâmica e desenvolver estratégias de negócios e comunicação que levem o consumidor a buscar, para além do crediário e com segurança, seus sonhos e desejos de consumo, e não apenas a satisfação imediata”. A forma de consumo da classe C brasileira influencia diretamente a economia do País como um todo, já que 53,8% da população pertence a essa categoria, nada menos que 99 milhões de brasileiros, segundo levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV). Essas informações são do site do Ibope.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima