Embalagem

As últimas pesquisas, novidades e tendências do mercado

Você já pensou em melhorar a embalagem do que você vende? Isso não significa mudar a cor aqui ou ali, significa mudar completamente a maneira de vender. Como fez a empresa norte-americana Stacked. Ela se livrou da garrafa de vinho tradicional e agora empilha o conteúdo de uma embalagem tradicional em quatro copos individuais. Perfeito para piqueniques e afins, pois  elimina a necessidade de  levar copos e saca-rolhas. E você, o que pode fazer de diferente para inovar a apresentação de seu produto?

Seu modelo de negócio

Que tal mudar completamente o modelo de negócio da sua empresa? Observe o setor de lâminas de barbear como exemplo. Atualmente, o negócio é fundamentado na venda de refis de lâminas que custam aproximadamente R$ 23,00, o pacote com duas, e que o fabricante jura durar o mês todo.

Nos Estados Unidos, o Dollar Shave Club tenta mudar essa dinâmica, ao oferecer assinatura de lâminas de barbear por um preço bem mais competitivo. Por apenas um dólar de mensalidade, todos os meses são entregues em sua casa cinco lâminas duplas de barbear, para você usar realmente durante o mês todo. Se preferir, pode pedir aparelhos com quatro ou seis lâminas, mas aí o preço sobe.

Não é porque a concorrência faz, que você precisa necessariamente  fazer igual.

Concurso local

Várias cidades começam a oferecer bicicletas para seus habitantes se locomoverem por algumas áreas, na tentativa de diminuir o trânsito. A cidade de Bordeaux, na França, foi  aléme pediu para os futuros usuários desenharem suas próprias bicicletas. As sugestões foram enviadas a um designer, que juntou as ideias e construiu uma bicicleta que mesmo idosos com dificuldade de locomoção e mulheres com saia pudessem utilizar, e com bastante espaço para transportar produtos.

Que tal ouvir seu cliente e conhecer as opiniões e preferências dele?

Nicho profissional

Na Austrália, uma clínica se destaca por atender a um público para lá de qualificado. A Doctor’s Health, de Adelaide, só aceita como pacientes outros médicos, tentando diminuir o autodiagnóstico e os receios que médicos têm de buscar ajuda para seus problemas de saúde. A equipe da clínica receberá treinamento especial para lidar com esse tipo de paciente que poderá dizer: “Deixa eu ver o que está escrito aí. Como? Aplicar só 18 ml? Não, não, pode botar 21 ml aí na seringa”.

De graça

Uma agência de publicidade de São Paulo divulgou o próprio negócio ao oferecer comunicação visual gratuita para seus vizinhos. A nova S/B ofereceu serviços como pintura das fachadas, padronização de cardápios, uniformes e reformulação de entradas aos pequenos negócios do Largo do Batata. Para isso, contou com o auxílio de 15 estudantes. Além de dar uma oportunidade para quem está começando, a agência divulgou seus serviços e ajudou o bairro a compor um visual mais atraente.

Estabilidade

Segundo a Serasa Experian, entre janeiro e março de 2012 houve 449 pedidos de falências de empresas em todo o País. O número é praticamente igual aos 437 requerimentos apresentados no primeiro trimestre de 2011. Isso pode sinalizar que a desaceleração da economia ainda não está afetando diretamente os negócios.

Grandes números

  • R$ 50,00 é o valor que custarão mais de 70% dos brinquedos das indústrias brasileiras até outubro, segundo a ABRINQ (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos). A ideia é oferecer qualidade a um custo  parecido com o de concorrentes chineses.
  • 1,3% foi o aumento do número de horas trabalhadas em fevereiro de 2012 em comparação com o mesmo período de 2010. O número é o maior aumento registrado desde 2008. Os dados são do IBGE.

“O governo trabalha permanentemente numa agenda positiva para melhorar as condições e aumentar a segurança do crédito. Mas independentemente disso, os bancos cobram a toda hora por mais segurança e medidas. Ora, se eles não tivessem lucratividade, a gente poderia dizer: ‘Vamos mexer nos tributos, reduzir a cunha fiscal, mexer no compulsório’. Mas eles têm margem para aumentar o crédito neste momento, e é necessário que isso seja feito sem mexer em nada.”

Guido Mantega, ministro da fazenda, criticando os bancos privados brasileiros.

Pesquisas de vendas

Quanto sua empresa perde por mau atendimento, ou porque os vendedores não aproveitaram oportunidades para vender mais? Difícil prever, não é mesmo? Então confira alguns indícios nesta pesquisa que levantou os dados de 1,6 milhões de avaliações sobre atendimento em lojas do tipo “cliente secreto” (mystery shopping) realizadas em 32 países:

  • 25% dos clientes não receberam nem um sorriso durante o atendimento (os melhores países são Áustria e Paraguai, com taxa de 96% cada).
  • 21% não chegaram nem a ser cumprimentados.
  • 55% não receberam, por parte do vendedor, sugestões de produtos ou serviços complementares no ato da compra – a venda adicional (o vencedor é a Letônia, com 90%. A Colômbia vem na sequência, com 74%).

Fonte: 8ª edição da pesquisa “Smiling Report” realizada em 2011 pela empresa sueca Better Business World Wide (em parceria, no Brasil, com a empresa Shopper Experience).

Esta seção tem o apoio do consultor Marlus Jungton, mestrando em administração de empresas, bacharel em marketing e pesquisador na área de vendas. Conheça mais pesquisas relacionadas a vendas no blog www.vendas.blog.br

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima