Emoção e memorização

Na obra Mantenha o seu cérebro vivo, da editora Sextante, Lawrence Katz e Manning Rubin dizem que armazenamos informações devido a dois fatores, a emoção e a associação: Na obra Mantenha o seu cérebro vivo, da editora Sextante, Lawrence Katz e Manning Rubin dizem que armazenamos informações devido a dois fatores, a emoção e a associação:

Emoção: Quando a informação tem significado emocional. Associação: Quando a informação está relacionada a alguma coisa que estamos fazendo.

O fator emoção atua quando a informação vem rodeada por forte carga emocional. Você se lembra, com facilidade, do nome, do endereço, do telefone e do e-mail, e de muitas outras coisas mais, referentes à sua namorada (ou namorado). Você também se lembra de várias informações relativas a alguém que lhe causou algum tipo de perda: mentiu para você, não pagou uma dívida, estragou o seu carro, etc.

Portanto, a emoção atua como um reforço. O amor, a alegria, o êxtase, são emoções altamente gratificantes, assim como emoções desafiadoras, como a raiva, o ódio, a tristeza, servem para ajudar na gravação cerebral. Independente da natureza da emoção, quando ela acompanha algum tipo de aprendizado faz com que a informação se fixe mais profundamente na memória. É por isso que lembramos tão nitidamente do dia da nossa formatura, de nosso casamento, do nascimento do nosso primeiro filho, de uma grande venda, de uma viagem sensacional, etc.

Ômar Souki é consultor e palestrante, autor de vários livros. Homepage: www.souki.com.br ? E-mail: [email protected] Fone: (31) 3284-1848

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima