Emoções são poderosas

A emoção é a força mais poderosa que temos dentro de nós. Emoções são o combustível e a mente é o piloto, que juntos propulsionam a nave do progresso da civilização Que emoções fazem as pessoas agirem? Para Jim Rohn, palestrante motivacional americano, são quatro as emoções básicas, cada uma, ou a combinação delas, pode causar a mais incrível atividade. Segundo Rohn, o dia em que você permitir que essas emoções sejam sua gasolina para seus desejos, dará uma guinada em sua vida.

Aversão – Rohn nos diz que, geralmente a palavra aversão não é vista como algo positivo. Mas, apropriadamente canalizada, a aversão pode mudar a vida de uma pessoa. Quem a sente alcançou o ponto sem retorno. Está pronto para lançar-se ao desafio e dizer: ?Chega!?. Foi isso o que Jim Rohn disse depois de muitas experiências humilhantes aos 25 anos. ?Não quero mais viver assim. Me sinto quebrado, constrangido e no meio de um monte de mentiras.?

O rapaz estava cansado da mediocridade. E também sentia-se amedrontado, cansado e humilhado. Decidiu que não viveria mais assim. Foi o dia do ?basta!? ou se preferir, do ?nunca mais!? ou ?estou farto!?. Não importa como você o chame, é poderoso! Nada pode mudar mais uma vida do que a aversão que causa ânsias!

Decisão – Muitos de nós precisamos ser colocados contra a parede para tomarmos decisões. E uma vez que chegamos a este ponto, temos de lidar com as emoções conflitantes que vêm junto. Encontramos uma bifurcação na estrada. Às vezes são duas vias, três vias, ou mesmo quatro vias como opções. Não admira que tomar decisões cause nó no estômago, mantenha-nos acordados no meio da noite, ou faça-nos suar frio. Jim diz ter apenas um conselho sobre decisões: ?Seja o que for, não acampe na bifurcação da estrada. Decida. É melhor tomar uma decisão errada, do que não decidir. Temos de confrontar nossa confusão emocional e pôr em ordem nossos sentimentos.?

Desejo – Como alguém chega a desejar algo? De várias maneiras. Mas tem duas coisas que Rohn diz sobre o desejo: ele vem de dentro para fora e pode ser motivado por forças externas. Qualquer coisa pode despertar desejo. É mais questão de oportunidade do que preparação. Pode ser uma canção que toca no coração. Pode ser um filme, uma conversa com um amigo, um conflito, ou uma experiência amarga. Mesmo um artigo como este que você está lendo pode acionar o mecanismo do ?eu quero isso agora!?

Conselho de Rohn: ?Não erga uma parede para proteger-se de viver plenamente. A mesma parede que lhe isola dos desapontamentos, o mantém longe do Sol de experiências enriquecedoras. Então deixe a vida lhe tocar. O próximo toque pode ser aquele que vai mudar sua vida ? para melhor.? Determinação – A determinação diz: ?Eu vou?. Essas duas palavras são as mais potentes da língua portuguesa. Jim Rohn lembra que Benjamin Disraeli, o grande estadista inglês, disse uma vez: ?Nada pode resistir à vontade humana que apostará até sua vida na extensão de seus propósitos?. Em outras palavras, quando alguém resolve ?fazer ou morrer?, nada poderá impedi-lo.

A melhor definição de determinação para Rohn veio de uma estudante da Califórnia. Ele palestrava sobre sucesso para um grupo de brilhantes alunos do ensino médio quando perguntou: ?Quem pode me dizer o que determinação significa??. Várias mãos levantaram-se, e vieram algumas boas definições. Mas a última foi a melhor. Uma tímida menina do fundo da sala levantou-se e disse: ?Eu acho que determinação é prometer a si mesmo que nunca vai desistir?. É isso! Essa é a melhor definição.

Pergunte a si mesmo: ?Quanto vou trabalhar para realizar meu sonho??. Eu sugiro que responda: ?Tanto quanto precisar?. Essa é a razão de usarmos essas quatro emoções a nosso favor. ?A vontade é um motor que faz pouco caso do carro que transporta? – F. Divoire

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima