Empresa

Descubra quais informações são necessárias para evitar retrabalho, diminuir custos e não perder clientes!

Imagine-se na seguinte situação: você pesquisa durante meses o carro que quer comprar e finalmente vai até a loja e fecha a compra. Além do desejo realizado, você sai de lá com a certeza de que fez um excelente negócio: grande desconto, pagamento parcelado em diversas vezes e entrega imediata. Algumas horas depois, seu celular toca. É o vendedor explicando que não tem o modelo que você quer disponível e que, pelo preço que fez, terá de diminuir o número de parcelas do pagamento. Será que você mantém sua compra? Que impressão você teria desse vendedor?

              Certamente, pensaria que foi muito mal atendido. E por que essa situação aconteceu? Podem existir várias explicações, mas, sem dúvida, uma coisa podemos afirmar: esse vendedor conhecia muito pouco sua empresa. Afinal, um vendedor que não sabe que o produto está em falta no estoque e que faz um parcelamento que não é permitido, no mínimo, está muito mal informado sobre os procedimentos de sua empresa. Infelizmente, isso é muito comum e profundamente irritante quando estamos no lugar do comprador.

              Mas e quando você está no papel de vendedor, seus clientes estão se sentindo atendidos por alguém mal informado? Responda, na tabela abaixo, as perguntas e descubra se você e os demais vendedores da sua empresa conhecem bem os procedimentos e informações do local onde trabalham.

              Acompanhe, a seguir, alguns dos principais sintomas decorrentes da falta do conhecimento da empresa e marque “sim” para os que ocorrem no seu dia a dia e de sua equipe:

 

 

SIM

NÃO

Demora no atendimento ao cliente, em função da falta de informações a respeito de normas e procedimentos da empresa.

 

 

Os vendedores costumam passar informações erradas aos clientes.

 

 

A equipe vive desmotivada porque não entende como as coisas funcionam na empresa e é sempre a última a saber das novidades.

 

 

Os vendedores perdem muito tempo refazendo atividades por terem sido feitas erradas.

 

 

A equipe de vendas gera muitos custos em função da falta de informação dos procedimentos da empresa, por exemplo: envio de um produto da forma mais cara, sendo que existem maneiras mais baratas estipuladas pela companhia.

 

 

Não há padrões em relação às normas e aos procedimentos dentro da empresa, cada vendedor faz de um jeito.

 

 

 

Resultado:se tiver pelo menos uma resposta afirmativa, isso significa que sua equipe precisa melhorar o conhecimento da empresa.

 

Como conhecer mais

Quando os vendedores têm poucas informações e conhecimentos dos procedimentos referentes ao seu trabalho, os prejuízos são enormes, desde retrabalho, duplicidade de esforços, falta de alinhamento entre ações e estratégias, aumento de custos e, claro, perda de clientes.  Além disso, costuma ser alto o índice de desmotivação, afinal, quem fica animado para trabalhar quando não sabe como, quando e por que as coisas precisam ser feitas? Tudo isso reflete na satisfação do cliente e, consequentemente, na imagem e posição da empresa no mercado.

              Como evitar esses problemas? Por meio de um conjunto de ações da empresa e dos vendedores. Cabe à empresa disponibilizar as informações em relação às regras, normas e procedimentos de cada departamento, missão, visão e valores para todos os vendedores. Isso pode ser feito em treinamentos logo após a contratação, com a criação de manuais, jornais internos, murais, intranet, boletins informativos, reuniões, job rotation (rodízio de funções), descrição de cargos disponíveis para todos na empresa e novos treinamentos sempre que forem necessários. Todas essas ações diminuem a chance de as informações se perderem ou não chegarem aos vendedores.

              Já ao vendedor cabe a iniciativa de ir em busca das informações. Desde o primeiro dia de trabalho, ele precisa ter a curiosidade de entender como as coisas funcionam na empresa, além de se preocupar em confirmar se as informações que possui estão realmente corretas. Isso pode ser feito tanto em oportunidades formais oferecidas pela empresa, como intranet, murais, manuais, boletins informativos e treinamentos. Ou seja: leia tudo o que a empresa disponibilizar e sempre participe dos eventos e treinamentos.

              Mas não espere passivamente esses momentos: vá em busca das informações, seja conversando com colegas, superiores e quem está há mais tempo na empresa. Lembre-se de que as informações obtidas informalmente devem ser sempre verificadas e confirmadas. Ter os conhecimentos certos da empresa pode fazer toda a diferença para um vendedor, desde a abordagem do cliente até as respostas para objeções, negociação e fechamento da venda. Sem contar que um vendedor bem informado passa uma ótima imagem pessoal e da empresa para o mercado.

              Se, depois desta matéria, você chegou à conclusão de que precisa conhecer melhor a empresa em que trabalha, conheça o Treinamentos VendaMais sobre conhecimento da empresa, com o tema Conheça os departamentos de sua empresa para aumentar a produtividade e vender mais! Você pode sugerir ao gerente e até mesmo se prontificar a aplicar esse treinamento para a equipe. Com ele, vocês poderão conhecer melhor os procedimentos e informações da empresa por meio de divertidas dinâmicas, brincadeiras e troca de experiências.

 

Faça treinamentos que chamem atenção de sua equipe!

A Empóriopet®, empresa gaúcha especializada na fabricação de cosméticos ecológicos para o mercado pet, já adquiriu todas as edições do Treinamentos VendaMais. A equipe de vendas, formada por sete pessoas, reúne-se a cada 15 dias para fazer os treinamentos. Lá não é só a gerente comercial, Ana Paula Quintela, que ministra os treinamentos – cada pessoa da equipe se responsabiliza por um tema. Até agora, eles já fizeram: Prospecção, Inteligência Emocional, Mercado, Negociação, Autodesenvolvimento e Produtos e Serviços.

A cada treinamento, são lançadas campanhas internas para maior aproveitamento do conteúdo. Eles sempre se reencontram para debater sobre o assunto e compartilhar o feedback do resultado colocado em prática com os clientes. “Nossa empresa vem sentindo a diferença de contar com uma equipe bem preparada e atualizada, cada vez mais comprometida com a fidelização dos clientes. Somos assinantes há dois anos da revistaVendaMais e sua leitura sempre trouxe informações muito importantes, mas com certeza os treinamentos trouxeram uma atmosfera de comprometimento e aprimoramento muito maior”, conta Ana Paula.

 

Para saber mais:

Treinamentos VendaMais – Conheça os departamentos de sua empresa para aumentar a produtividade e vender mais!

O Treinamentos VendaMaistraz todas as orientações e materiais necessários para treinar periodicamente sua equipe. A cada mês, um conhecimento, uma habilidade ou uma atitude para ser desenvolvido e aprimorado. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelos telefones: 4004-0174 (capitais) e 0300 789-2010 (demais regiões).

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