Conheça a trajetória do palestrante que vive para ?Motivar talentos?
“Minha missão é motivar talentos”. Essa é a frase que dá rumo ao trabalho de Paulo Araújo. Ele realiza palestras motivacionais conhecidas pela interatividade em congressos de marketing, vendas e recursos humanos.
Araújo é formado em administração e pós-graduado em marketing e em gestão pela qualidade e produtividade. Autor de vários livros, entre eles, Paixão por vender, Desperte seu talento e Motivação: faça a diferença.
Nesta entrevista, Araújo conta como tudo começou e dá dicas preciosas para quem está dando os primeiros passos como vendedor.
VM – Como você começou na área de vendas?
Comecei na antiga Cia. Cervejaria Brahma, que depois se tornou a AmBev e agora é conhecida no mundo como InBev. Lá, trabalhei como gerente de vendas e operações, cuja maior função era representar a companhia e seus interesses com os revendedores.
VM – Conte uma venda memorável.
Foi quando vendi uma palestra para uma multinacional. Na época, estava começando como palestrante e não tinha telefone em casa, pois a linha era muito cara. Minha mulher estava grávida de sete meses e eu não tinha nem dinheiro para o parto. Consegui fechar a venda de uma palestra para a convenção de vendas dessa empresa pelo telefone público com o responsável pelo evento. Claro que usei muitas fichas telefônicas (risos).
VM – Qual foi a venda mais desastrosa ou alguma situação engraçada que teve?
Na época quase surtei, mas depois ri muito disso. Fechei uma palestra em Tangará da Serra, MT, e, dias depois, o cliente me enviou a passagem aérea para Cuiabá. Cerca de três dias antes, liguei para combinar como poderíamos nos encontrar no aeroporto. Eu ligava e ninguém atendia. Um dia antes da viagem, liguei por várias vezes e não consegui contato. Pensei em não embarcar, morrendo de medo de ter levado algum tipo de calote. Quando cheguei a Cuiabá, lá estava o contratante com uma placa com meu nome na mão. Ele estava muito preocupado, pois a cidade havia sofrido uma pane telefônica devido a fortes chuvas e ficou por três dias sem contato telefônico e, quando chegou em Cuiabá, havia perdido meu telefone. Imagine sair de Curitiba e ficar de bobeira em Cuiabá?
VM – Qual é o maior erro que você vê os vendedores cometerem?
Não estudar nem ler, achar que venda é coisa de gente carismática e desinibida e, quando tem a oportunidade, fazer pouco uso dos sistemas que as empresas disponibilizam como ferramentas de gestão.
VM – Qual é o melhor conselho em vendas que você já recebeu?
Todo cliente é único. Venda é inteligência e planejamento; assim, a execução fica muito mais fácil.
VM – Que conselho você daria a alguém que está começando nessa área?
Que tenha foco, faça uso dos sistemas de informação que a empresa disponibiliza, trace metas próprias, sempre procure se atualizar e não perca oportunidades de crescimento e de desenvolvimento.
VM – O que você faz agora que te deixa motivado? É diferente do que te
motivava no início da carreira?
Com a idade, as motivações mudam. Minha maior motivação hoje é contribuir para que os profissionais de vendas possam fazer uso de sistemas de inteligência e, assim, aprender a usar técnicas que os ajudem a vender mais e melhor.
VM – Além de seu próprio site (www.pauloaraujo.com.br), que outros sites de vendas você recomenda?
O da VendaMais sempre tem coisas interessantes, mas não existe um site que eu use frequentemente. Quando tenho algo em mente, pesquiso muito pelo Google.
VM – Quais são seus livros preferidos em vendas?
O maior vendedor do mundo,de Og Mandino, e Gestão é poder, do Professor
Vicente Falconi. Apesar de não ser especificamente de vendas, é muito bom para quem gosta de gestão, e vendas é gestão.
VM – Qual é seu próximo grande projeto?
Além das palestras e treinamentos, agora estou com uma nova empresa chamada Clientar – Software de Inteligência em Vendas. É um software que desenvolvi no qual o vendedor registra todo o histórico do relacionamento com seu cliente. Além disso, o sistema faz com que o vendedor realize algumas análises e, assim, sempre consiga criar fatos novos com o cliente e, consequentemente, aumentar suas vendas. Estamos com ótimos resultados nas empresas em que o instalamos. Quem quiser, pode visitar o site: www.clientarcrm.com.br.
Onde encontrar Paulo Araújo:
Telefone:(41) 3267-6761
E-mail: [email protected]
Twitter:@pauloaraujo07