Estabelecendo metas

Estabeleça suas metas, questione, planeje e verifique constantemente o que pode ser feito para atingir seus objetivos pessoais e profissionais. É um fato conhecido por todos que o setor comercial é estruturado em cima de metas. Elas não vêm por acaso. É com base nessas metas e nesse planejamento que os demais setores da empresa farão seus próprios planejamentos, baseados na projeção de vendas da empresa, para determinar o que se chama, em administração, de ponto de equilíbrio ? a quantidade exata de produtos que deve ser produzida para obter o lucro esperado.

Na verdade, a meta é baseada em um planejamento e o ideal é chegar o mais próximo possível, não extrapolando acima da meta ou abaixo. É lógico que todos dizem a mesma coisa: “Precisamos bater a meta”. Mas como atingir a meta? Alguém diz o que fazer?

Uma meta, seja qual for, é dada no período de um mês. A primeira etapa é saber quantos dias úteis existem no mês e quantas visitas você consegue realizar por dia.

Faça um planejamento simples, até mesmo em um rascunho, colocando alguns clientes que você visitará no dia, o que você pode oferecer a cada um e quanto esse cliente pode contribuir para sua meta diária.

Ao final do dia, verifique qual foi seu resultado, quanto faltou para ser completado no dia seguinte e refaça seu planejamento. Assim, fica mais fácil evitar as correrias de última hora e fazer um trabalho tranqüilo e consciente durante todo o mês, sem precisar do chamado desespero de fechamento de metas, que normalmente é uma negociação que aumenta os prazos e diminui os preços. Se você fizer um bom trabalho durante o mês e garantir um bom preço médio, aproveite a “gordura” para entrar em um cliente que você ainda não conseguiu mostrar seu trabalho.

Você, como profissional de vendas, também deve estabelecer suas metas pessoais, seja comprar um calçado ou uma casa no campo. Descubra quanto você precisa vender e quanto tempo você precisa para atingir seus objetivos. Estabelecer metas pessoais é fundamental para obter sucesso, pois se não temos um objetivo definido, não temos para onde ir, simplesmente vamos.

Estabeleça suas metas, questione, planeje e verifique constantemente o que pode ser feito para atingir seus objetivos pessoais e profissionais. E não esqueça de que, para atingir um objetivo, é preciso tê-lo. Use suas metas como combustível para o crescimento.

Pense o que vai ser de sua vida nos próximos dez anos, mas não esqueça que você tem de planejar seus próximos dez minutos.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima