O que melhora suas campanhas de marketing direto?
Marketing e vendas são áreas complementares, uma não é eficiente sem a outra. O marketing estuda o mercado, abre canais de distribuição, desenvolve e promove produtos e detecta nichos. Levanta a bola para as vendas fazerem o gol. Sem eficiência em marketing, as vendas derrapam; sem um time e uma estratégia campeã em vendas, o marketing torna-se um custo sem retorno.
O problema é que, na maioria das empresas de pequeno e médio porte, a pressão por vendas imediatas compromete o pensamento estratégico de marketing. Em marketing direto, a pressão é por campanhas que se paguem imediatamente.
Algumas empresas encontraram na disciplina o antídoto para o imediatismo. Uma delas atua em um segmento historicamente avesso ao marketing: um escritório de advocacia.
Estratégia
Em 2003, um escritório de advocacia percebeu o interesse crescente de empresas estrangeiras pelo Brasil, ampliando o mercado para serviços jurídicos de apoio à entrada no mercado nacional. A conquista desses novos clientes deveria ser feita antes do início das atividades deles no País. Seguindo o Código de Ética da OAB, foi definido que o caminho adequado seria firmar parcerias com os escritórios de advocacia dos países de origem sem a atuação direta dos advogados em mercado estrangeiro.
Firmar tais parcerias, no entanto, exigiria muitos contatos pessoais. Afinal, mais do que em outros segmentos, serviços jurídicos envolvem alto grau de confiança e confidencialidade. Para que a estratégia trouxesse resultados, seria necessário firmar muitas parcerias com muitos escritórios de vários países. A solução foi o agendamento de reuniões aproveitando a presença de um grande número de escritórios em conferência anual promovida por uma associação internacional da especialidade.
Plano de Ação
- Seleção de parceiros. Foram levantados, no catálogo de filiados da entidade, os escritórios estrangeiros sediados nos países com maior potencial e interesse no Brasil e realizaram-se buscas para identificar aqueles de médio e grande porte.
- Primeira abordagem. Um e-mail foi enviado a cada selecionado, apresentando brevemente o escritório, manifestando interesse em uma parceria de mão dupla e convidando para uma reunião pessoal de 15 a 20 minutos no local da conferência ou no hotel do futuro parceiro.
- Encontro pessoal. Foi entregue um material de apresentação e um pequeno brinde alusivo ao Brasil.
- Pós-encontro. No retorno ao Brasil, foi enviado um novo e-mail agradecendo o encontro e encaminhando uma tabela de honorários.
- Período entre conferências. Foram enviadas, trimestralmente, ou sempre que eram oportunas, informações sobre a legislação e fatos de interesse do segmento.
- Reencontros. Na conferência seguinte foram agendados encontros com os escritórios que geraram negócios, apresentando relatórios de acompanhamento dos casos, além de encontros com novos escritórios selecionados.
Resultados
A estratégia foi seguida ano após ano com disciplina, cuidando de cada detalhe com a mesma atenção dedicada à primeira conferência. Em 2003, apenas o titular do escritório participou da conferência, realizando pouco mais 20 reuniões. Em 2012, três advogados realizaram 120 reuniões em quatro dias. Entre 2003 e 2011 a carteira de clientes estrangeiros cresceu de 30 para mais de 500. Foram firmadas 142 parcerias com escritórios de todos os continentes. Hoje, os negócios gerados por essa estratégia representam 30% da receita do escritório, percentual que vem crescendo ano após ano.
O grande mérito desse escritório foi ter a disciplina necessária para seguir uma estratégia cujos bons resultados seriam colhidos alguns anos mais tarde. Algo impensável se os dirigentes exigissem retorno imediato de cada esforço de marketing.