Estressado, Eu?

Em relação ao estresse, sou partidário da forma de pensar do psicólogo americano James Campbell Quick, criador da figura do atleta corporativo e que alimenta a hipótese de que todas as pessoas possuem algum tipo de estresse. Ele diz também, que só não tem estresse àquele que já morreu.

Partindo-se então desse pressuposto, é possível entender mais facilmente que somos herdeiros legítimos desse mal ou quem sabe desse bem. Mas por que bem? Será que se pode considerar o estresse como algo bom? Se o encararmos como um fator chave na elevação da motivação humana, podemos afirmar que quando usada de forma gradativa e apropriada, uma quantidade diária de estresse, em vez de ser tão negativo, como muitos possam achar que seja, pode ser positiva e até quem sabe, trabalhar a nosso favor.

Nélson Piquet, ex-piloto de Fórmula 1, fazia o bom uso do estresse e minutos antes da corrida, cochilava dentro do cockpit de seu carro, numa forma pessoal de atingir o equilíbrio necessário para o bom desempenho, embora atingir esse equilíbrio seja bastante difícil na prática.

Algumas dicas para controlar o estresse, no seu local de trabalho, conseguindo um equilíbrio adequado para o seu dia-a-dia:

1. Descubra qual o momento em que o estresse ataca. Nesse momento pare o que está fazendo e saia do seu local de trabalho para uma caminhada pequena, mesmo que seja de alguns segundos. O fato de você sair daquele espaço físico será um grande auxílio.

2. Pratique qualquer tipo de exercício ativo. Entenda-se por exercício ativo toda e qualquer forma de movimentação do seu corpo. Dessa forma você substituirá a energia consumida pelo estresse negativo, pela energia do estresse positivo. Suas preocupações serão reduzidas.

3. Pratique exercícios de relaxamento. Procure um local tranqüilo, de preferência com pouca iluminação. Deite-se por alguns instantes, inspire e expire lentamente. Você perceberá a sua musculatura relaxando e isso lhe dará uma gostosa sensação de alívio.

4. Distraia-se por alguns minutos. Tire seu pensamento do foco de suas preocupações, quebrando a cadeia geradora do estresse. Assista a uma TV, faça uma boa leitura ou converse sem compromisso com alguém.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima