“Eu vendia, vendo e serei sempre vendedor, a vida inteira”

A frase de Caito Maia reflete a postura que fez da Chilli Beans uma das marcas de maior crescimento no Brasil nos últimos anos A frase de Caito Maia reflete a postura que fez da Chilli Beans uma das marcas de maior crescimento no Brasil nos últimos anos

Caito Maia morava na Califórnia, quando teve a idéia de criar a Chilli Beans. Ele freqüentava a Venice Beach, uma praia eclética onde as pessoas compravam óculos todos os dias para mudar o visual, criar personagens e variar seus estilos. ?Eu observei que um par de óculos mudava o humor e o espírito das pessoas, mas elas só conseguiam isso porque tinham um preço bem acessível.? Caito trouxe a idéia para o Brasil em 96 e começou a vender óculos para alguns amigos, depois para algumas empresas, e o negócio ganhou tamanha proporção que ele passou a fornecer para mais de 250 lojas em todo Brasil.

Mas, de acordo com Caito, trabalhar no atacado é um pouco complicado e ele acabou quebrando. Decidiu voltar às raízes e montou uma operação no Mercado Mundo Mix. ?Era um estande pequeno e muito simples, mas foi a melhor experiência que eu tive, porque o Mercado Mundo Mix é a maior escola de varejo que alguém pode ter?, comenta. Ele conta que era necessário mudar o visual e a disposição dos produtos em questão de horas em função do perfil das pessoas. ?Tinha de fazer de tudo para chamar a atenção, porque lá todos eram concorrentes. Se o cliente tivesse 250 reais no bolso, só precisava decidir em que iria gastar, portanto, a agilidade era fundamental para atrair as pessoas e depois atender dois, três, quatro clientes ao mesmo tempo.?

Uma mudança radical

Depois da experiência no Mercado Mundo Mix, Caito abriu seu primeiro ponto-de-venda na Galeria Ouro Fino, em São Paulo, no ano de 2000, e passou a atender mais de 300 lojas multimarcas. Logo surgiram os quiosques, outras lojas e diversos pedidos de franquias, consolidando um período de expansão para a Chilli Beans.

Foi durante esse momento de crescimento que Caito teve uma atitude decisiva. ?Há uns três anos eu cheguei na empresa e falei que precisávamos assassinar os nossos clientes de lojas multimarcas, que representavam 55% do faturamento. Na época parecia uma loucura, mas foi uma atitude absurdamente decisiva para o sucesso da Chilli Beans.? Nas lojas multimarcas, segundo Caito, os produtos eram expostos com pouco cuidado e prejudicavam todo o trabalho de construção de marca.

Os óculos Chilli Beans passaram a ser vendidos somente em lojas e quiosques credenciados pelo sistema de franquias. ?Quando o cliente compra o nosso produto, é atendido por um vendedor Chilli Beans que foi treinado e preparado para oferecer o melhor. Isso valorizou e triplicou o desejo pelos óculos Chilli Beans.? Depois de cinco anos, já são mais de 110 pontos-de-venda em todo o País, além da expansão internacional. A empresa inaugurou em abril de 2005 um quiosque em Portugal e já está em negociação com parceiros na Espanha, Inglaterra e Croácia.

Entre e sinta-se em casa

Apesar do crescimento, Caito continua colocando em prática a experiência adquirida ao longo dos anos e focando os esforços em suas principais competências. ?Entrego a produção dos óculos nas mãos das melhores fábricas da China e invisto minha concentração no que sei fazer melhor, que é o designer e a venda?, explica. O foco é surpreender o cliente com atendimento diferenciado, produto de qualidade e preço, em média, menor que o da concorrência, oferecendo novidades todos os dias.

Na Chilli Beans, os óculos não ficam em vitrines, estão expostos para que as pessoas possam tocá-los e experimentá-los. A intenção é que o cliente sinta-se em casa e possa mexer e brincar na loja. ?As pessoas entram na Chilli Beans e os vendedores dizem: ?pode ficar a vontade, mas estou à disposição para ajudar?. Ao contrário de muitos varejos em que a gente entra e tem um monte de vendedor babando para vender?, diz Caito. Os gerentes e vendedores recebem treinamento todas as segundas e terças-feiras para impulsionar a capacitação profissional. São lançados sete modelos de óculos por semana, assim os clientes visitam a loja com mais freqüência para conhecer as novidades.

Outra iniciativa desenvolvida pela Chilli Beans é o sistema de pós-venda praticado desde abril de 2005. Alguns clientes são selecionados por amostragem e recebem uma ligação, uma semana após a compra, para dizer se estão contentes com o produto e se receberam um bom atendimento. ?Isso está trazendo um resultado muito positivo, e pretendemos, no máximo em um ano, instalar uma central para realizar essa ação com todos os clientes.?

A importância da marca

Caito explica que, desde o início, a Chilli Beans procurou não fazer uma relação entre óculos e verão, para criar o conceito de que esse acessório pode ser usado em todas as estações. ?Nosso recorde de hora vendida foi em Campos do Jordão, nos invernos dos dois últimos anos. Vender no verão é minha obrigação, meu diferencial é intensificar as vendas nas outras estações.?

Outra grande conquista, segundo Caito, é ter conseguido que a marca seja um grande referencial na mente do cliente. ?As pessoas entram na loja e dizem que querem comprar um Chilli Beans ou trocar o Chilli Beans, se referindo aos óculos. Outro dia eu estava em um shopping e ouvi uma adolescente dizer para a mãe que os óculos da vitrine parecia com um Chilli Beans. Eu fiquei tão emocionado que queria beijar os pés dela?, conta orgulhoso.

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