Eureca

Como transformar sua grande ideia em milhões?

  • Um carpinteiro se cansa de quase perder um dedo sempre que corta pão. Tchará! Bagel Guillotine.
  • Uma dona de casa sente-se frustrada porque sua despensa está cheia de comida estragada, pois as embalagens não são fechadas direito. Tchará! Quick Seals.
  • Uma mulher se irrita porque a alça do sutiã vive caindo. Tchará! Strap Tamers.
  • Um casal que gosta de se alimentar bem está à procura de comida congelada e saborosa. Tchará! Amy’s Kitchen.

 

            É assim que Donny Deutsch abre seu livro A grande ideia, ilustrando a simplicidade do momento em que ocorre o insight para uma grande ideia que pode revolucionar o mercado e a vida e o bolso de quem a tem. Grandes ideias estão sempre a nossa volta, sejam para criar coisas novas ou melhorar as já existentes. Assim, o momento eureca se dá a partir de uma necessidade, de alguma coisa que estava faltando, uma frustração, um desejo de tornar a vida um pouco mais fácil.

Se você nos acompanha como assinante ou leu a edição da VendaMais de janeiro/2011, deve se lembrar da indicação de livro que fizemos. O livro em questão mostrava que era possível inovar mesmo sendo uma pessoa comum. Assim, certamente muitas ideias de produtos/processo devem ter aparecido. Agora, o que trazemos é um guia de como fazer da sua “grande ideia” um sucesso. Ele é indicado para quem deseja montar o próprio negócio ou para quem quer trazer novidades para o trabalho que já faz.

Para Deutsch, as grandes ideias surgem de necessidades não atendidas. É aquele momento em que se diz: “Tem de haver um jeito melhor”, ou que se pergunta: “Como é que eu posso resolver esse problema?”. Assim, grandes ideias surgem da observação de sua vida e da vida ao seu redor.

Um fator fundamental para transformar sua grande ideia em milhões é acreditar ardorosamente nela, não aceitando que ela seja rejeitada. Mesmo o vendedor mais talentoso e persistente do mundo às vezes recebe um “não” como resposta, mas é o que ele faz com essa negativa que o torna grande. E você, o que vai fazer quando alguém pisar em sua grande ideia? Para isso, Deutsch dá quatro maneiras de tirar vantagem de uma rejeição:

 

  1. Faça de cada “não” uma abertura, e não um fim –Mesmo se alguém rejeitar sua ideia hoje, isso pode ser uma oportunidade de contato amanhã. Pouquíssimas pessoas vão dizer: “Não se atreva a bater em minha porta novamente”. Por isso, pergunte: “O senhor se incomodaria se eu lhe passasse algumas informações sobre meu progresso no futuro?”. Elas vão sentir-se um pouco incomodadas por tê-lo decepcionado e certamente vão responder que sim.
  2. Vá além do não –Transforme a rejeição em uma oportunidade de fazer uma pesquisa valiosa. Em cada “não”, há pequenas informações que vão ajudá-lo a refinar sua apresentação de venda e seu produto. Em vez de sair de fininho, fique pelo tempo que permitirem e extraia o máximo de informações que puder.
  3. Não generalize o “não” – Nenhum produto ou serviço é adequado para todo mundo. Se você for rejeitado, há uma boa chance de não ter segmentado bem seu nicho, ou talvez tenha se aproximado da pessoa errada. Antes de sair da reunião, pergunte se a pessoa com quem esteve pode sugerir outros contatos que possam se interessar por seu produto ou serviço.
  4. Receba um “sim” na próxima vez – Tenha uma atitude de “vou mostrar uma coisa”. Bata outra vez na mesma porta. Insista, insista, insista!

 

Segundo o autor, se você está disposto a colocar sua grande ideia em prática, é preciso afastar o pessimismo e ter paixão pelo que irá fazer. O amor pelo seu trabalho é o que irá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua ideia: “As pessoas que transformaram grandes ideias em milhões tinham uma coisa em comum: eram apaixonadas por elas – tão apaixonadas que, quando os pessimistas se reuniam ao redor delas, elas simplesmente os afastavam, acreditando que pudessem realizar seus desejos… e conseguiram”.

Partindo do princípio de se ama o que irá fazer, não é preciso experiência para começar. Afinal, a base para o seu sucesso já está bem alicerçada. Além disso, segundo Deutsch, quanto menos você souber do tamanho dos obstáculos que terá pela frente, com mais naturalidade e sem medo irá enfrentá-los.

Outro fator “benéfico” de ser novato é que a concorrência não irá se preocupar muito com você, além do mais, as pessoas gostam de ajudar quem está começando. Então, a dica é: aproveite-se da sua pouca experiência. “Muitos novos negócios têm uma obsessão por mostrar que são maiores e mais bem-sucedidos do que realmente são. Eles buscam a credibilidade tentando passar uma impressão de experiência. Mas, às vezes, a vantagem está do lado daquela empresa que está tentando entrar no mercado e mostra que tem fome. Perceba quando esse for o caso e aproveite”, aconselha.

 “O.k., tenho uma grande ideia, mas não sei como fazer para começá-la, pois tenho família, contas a pagar. Como vou largar meu emprego assim?”, muitos empreendedores se questionam. Esse é o momento em que se deve fazer a reflexão proposta por Deutsch, do Control, Alt, Del (baseada, é claro, nas teclas de atalho do computador para “reiniciar”):

 

  • Control:você é movido a estabelecer os próprios objetivos, e não o que os outros traçam para você. Nem todo mundo quer ser seu próprio chefe. Você se sente energizado quando a peteca cai em sua mesa, seja para melhor ou pior?
  • Alt:você está disposto a arriscar uma mudança em sua situação mesmo que isso signifique uma redução temporária em seu padrão de vida? Você consegue aguentar o sacrifício que vai precisar fazer para que seu negócio decole? Sua família aguentará?
  • Del:você está pronto para deixar o passado para trás? Para muitas pessoas, o lugar de trabalho é a comunidade mais segura e confiável que possuem. Quando você sai do ninho, ele também fecha as portas para você. É apenas um fato. Você está pronto para criar um novo ninho com uma nova comunidade?.

 

Se a resposta a esses questionamentos for: “Sim, vou dar o próximo passo em prol da minha grande ideia”, independentemente de qual seja ela, Deutsch apresenta em seu livro um programa de 12 passos e 50 perguntas para colocar você no caminho do sonho da prosperidade, que vão desde a detecção de um nicho de mercado inexplorado, passando por dicas para levantar capital e construir uma rede de contatos. Confira:

 

  1. Escreva sua missão.
  2. Descreva a ideia de seu produto ou serviço.
  3. Faça uma pesquisa de mercado.
  4. Faça o seu plano de negócios.
  5. Construa sua rede.
  6. Formalize sua ideia.
  7. Crie um protótipo.
  8. Crie grupos de pesquisa.
  9. Encontre um fabricante e um distribuidor.
  10. Ponha seu site no ar.
  11. Anuncie sua ideia.
  12. Faça uma apresentação para clientes e fornecedores em potencial.

 

E as 50 perguntas? Ah, essas deixo para você conferir lá no livro. Boa leitura!

 

Para saber mais:

Lembra-se do livro sobre inovação da edição de janeiro/2011? Se não, acesse a seção VM Plus do site: www.vendamais.com.br e confira!

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