Executivo é promovido ao mudar de empresa

Pesquisa mostra que as mudanças também são responsáveis por uma remuneração maior em 70% dos casos. Executivos têm maiores chances de conquistar um cargo mais alto quando mudam de empresa do que naquela onde atuam. Essa foi uma das principais conclusões da pesquisa realizada pela consultoria Catho sobre a contratação e recolocação dos executivos no Brasil.

As mudanças de empresa não só levaram o profissional a ocupar um posto mais alto, como também são responsáveis por uma remuneração maior em 70% dos casos. Esta foi outra das conclusões da pesquisa depois de analisados históricos de profissionais de todo o país.

“A maior parte dos entrevistados que mudaram de emprego por uma remuneração equivalente ou menor, afirmam que o fizeram porque acreditam que terão mais chances de crescer profissionalmente naquela empresa, e dão menor importância para a remuneração”, conclui a consultoria.

A pesquisa mostrou também que, quanto mais alto o cargo, menores são as chances de uma promoção. Enquanto 30,47% dos profissionais especializados que ingressam em uma mesma empresa alcançam cargos de lideranças ? como supervisores e gerentes -, apenas 7,35% dos diretores alcançam cargos de presidência.

A maioria dos entrevistados afirma que, a partir daí, o foco deixa de ser a ascensão profissional dele mesmo. Nesse momento, o foco passa a ser a ascensão e sucesso da própria empresa, que está nas mãos dos diretores e presidentes.

A pesquisa mostrou ainda que, os executivos que já atingiram um cargo de direção, mudaram de emprego cerca de três vezes no decorrer da carreira. No entanto, a pesquisa alerta para o fato de o executivo não mudar excessivamente de emprego “pois as grandes empresas vêem com desconfiança o excesso de empresas no currículo do profissional”.

Fonte: www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos ? 05/09/2005

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima