Expressões Populares em Vendas

A origem das expressões populares que utilizamos no dia a dia de vendas

Elas já estão incorporadas no nosso vocabulário diário. Como vendedores, às vezes temos que ser água mole em pedra dura, batendo até que fure, ou ouvir o cliente chorar as pitangas por um desconto. Ser um bom vendedor também inclui aguentar um chato de galochas querendo um brinde, ou ouvir que seu produto custa os olhos da cara, mesmo quando ele tem um preço compatível com o que oferece.

Quando tudo estiver complicado demais na negociação, o melhor é tirar o cavalo da chuva e partir para a paciência, porque não adianta falar pelos cotovelos, mas ter a atitude e abordagem certas.

E quando seu cliente achar que sua empresa é a casa da mãe Joana e quiser mandar no pedaço, mantenha a calma e contorne a situação. Você pode estar ganhando um parceiro para o resto da vida!

Água Mole em Pedra Dura, Tanto Bate até que Fura

Um de seus primeiros registros literários foi feito pelo escritor latino Ovídio (43 a.C. -18 d.C). Escreveu o poeta: "A água mole cava a pedra dura". É tradição das culturas dos países em que a escrita não é muito difundida, formar rimas nesse tipo de frase para que sua memorização seja facilitada. Foi o que fizeram com o provérbio, portugueses e brasileiros.

Chorar as pitangas

Pitangas são frutinhas vermelhas cultivadas e apreciadas em todo o país, principalmente nas regiões norte e nordeste. A palavra pitanga deriva de pyrang, que em Tupi Guarani significa vermelho. Sendo assim, a provável relação da fruta com o pranto vem do fato de os olhos ficarem vermelhos, parecendo duas pitangas, quando se chora muito.

Chato de Galochas

Acredita-se que a expressão tenha se originado a partir do costume que os homens da década de 50 tinham de usar galochas, calçados de borracha que eram colocados por cima dos sapatos que os protegiam em dias de chuva. Desta forma, o termo popular surgiu a partir da imagem de uma pessoa que não retirava as galochas para entrar em casa, sujando todo o chão de barro e lama: “o chato de galochas”.

Custar os Olhos da Cara

Há quem diga que a expressão “custar os olhos da cara” tenha se originado quando o conquistador espanhol Diego de Almagro perdeu um de seus olhos durante um conflito em uma fortaleza inca, fato que rapidamente ficou conhecido por todo o povo. Entretanto, é sabido que diversos povos da Antiguidade tinham a tradição de arrancar os olhos de seus prisioneiros de guerra, especialmente dos governantes inimigos. Tanto é que o próprio escritor romano Plauto (254-184 a.C.) já havia registrado a expressão em uma de suas peças de teatro.

Tirar o Cavalo da Chuva

No século XIX, quando uma visita iria ser breve, deixavam o cavalo ao relento, em frente à casa do anfitrião. Caso a visita fosse demorar, colocavam o animal nos fundos da casa, em um lugar protegido da chuva e do sol. O convidado só poderia colocar seu cavalo protegido da chuva se o anfitrião percebesse que a visita estava boa e dissesse “pode tirar o cavalo da chuva”. Depois disso, a expressão passou a significar a desistência de algo.

Casa da Mãe Joana

A expressão se deve a Joana, rainha de Nápoles e condessa de Provença que viveu na Idade Média entre 1326 e 1382. Aos 21 anos, Joana regulamentou os bordéis da cidade onde vivia refugiada. Uma das normas dizia: "o lugar terá uma porta por onde todos possam entrar." Transposta para Portugal, a expressão "paço da mãe joana" virou sinônimo de prostíbulo. Trazida para o Brasil, o termo paço, por não ser da linguagem popular, foi substituído por casa. Assim, "casa da mãe joana" passou a servir para indicar o lugar ou situação em que cada um faz o que quer, onde impera a desordem e a desorganização

Falar pelos cotovelos

Quem primeiro registrou esta expressão foi o escritor latino Quintus Horatius Flaccus (65-8 a.C.), numa das suas sátiras. As pessoas que falam sem parar fazem o seu ouvinte se desinteressar pelo assunto, assim para chamar a tenção do interlocutor, ela o toca no cotovelo, daí a expressão.


Fontes: debocaembocaatehoje.blogspot.com.br; www.historiadetudo.com/expressoes-populares.html; www.amigosdolivro.com.br.

ConteĂşdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima