Quais sĂŁo as palavras que ajudam ou atrapalham uma venda?
NinguĂ©m duvida do poder que a palavra tem de fazer ou destruir uma venda. Entretanto, o vendedor nĂŁo precisa soltar um ?a gente vamos estar entregando? para ver a venda escorrer pelo ralo. As palavras realmente perigosas sĂŁo bem mais simples e corriqueiras. A boa notĂcia Ă© que tambĂ©m existem as mais lucrativas. Veja quais sĂŁo:
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Evite
- Perguntas que começam com ?nĂŁo? ? ?NĂŁo quer levar mais alguma coisa??, ?NĂŁo quer aproveitar e…? e similares sĂŁo pĂ©ssimas para vendas porque fazem com que o cliente responda automaticamente um ?nĂŁo?. Pior que essas perguntas, sĂł mesmo a ?seria sĂł isso hoje??, questĂŁo que tem o poder de praticamente expulsar o cliente da loja/empresa. Substitua essas expressões por uma sugestĂŁo como: ?Que tal tambĂ©m dar uma olhada em…?. Procure, com a pergunta, guiar o cliente para os produtos ou serviços especĂficos que atendam Ă s necessidades dele.
- Excessos em geral ? Excesso de intimidade, chamando os clientes de ?querido?, ?fofa?, entre outros e excesso de gĂrias e termos tĂ©cnicos. Via de regra, deixe o cliente guiá-lo. Se ele usar termos mais Ăntimos, Ă© seguro para vocĂŞ usá-los, se mostrar conhecimento de termos tĂ©cnicos, vocĂŞ pode conversar no mesmo nĂvel. Imagine um jogo de vĂ´lei em que Ă© o cliente quem saca a bola e Ă© o vendedor quem a devolve. Lembre-se de que o vendedor nunca deve sacar primeiro. Seja respeitoso e profissional atĂ© descobrir que linguagem funciona melhor com cada cliente.
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- Dizer que ?está caro? ? Poucas coisas são tão graves para um vendedor quanto achar que seu produto/serviço é caro. E nem sempre esse profissional se expressa tão abertamente diante do cliente. Hesitações na hora de falar o preço ou um ?dá para fazer em três vezes? dito rapidamente, mesmo sem o cliente pedir, são outras formas de o vendedor dizer ?está caro?. Nesses casos, deve-se estudar mais o que se vende e para quem se vende até dizer o valor com segurança e confiança.
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Use
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- O nome do cliente ? Todos gostamos de ouvir nosso nome e traduzimos isso como uma prova de que o vendedor leva em consideração nossos problemas e questões, e não está limitado a repetir um script de vendas, mas está verdadeiramente conversando conosco. Então, use o nome do cliente com frequência.
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- Pronomes possessivos com foco no cliente ? Não diga: ?Nosso plano de saúde tem convênio com todos os hospitais da região?. Fale: ?Com o seu plano de saúde, o senhor terá acesso a todos os hospitais da região?. Use o ?seu? e ?sua? como instrumentos para aumentar a sensação de posse do cliente e, ao mesmo tempo, estimular sua imaginação.
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- Perguntas ? ?O que o senhor acha??, ?Como o senhor vê isso, até aqui?? e similares no meio de sua proposta de valor permitem que o vendedor descubra objeções que possivelmente venham a surgir e tenha sempre certeza de falar sobre o que é mais importante para o cliente.
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Na comunicação escrita com o cliente, ganha em importância a necessidade de garantir a atenção dele, destacando os benefĂcios que ele ganhará adquirindo seu produto/serviço ou fazendo uma questĂŁo pertinente e que desperte sua curiosidade.
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Para vender mais, use palavras e expressões:
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- Que prendam a atenção de seu cliente ? Você, único, oportunidade, novidade, primeira vez, descoberta, pesquisa, etc.
- Que transmitam credibilidade ? LĂder (de mercado), testemunhais, garantia, satisfação, compromisso, entre outros.
- Que passem a ideia de vantagens econĂ´micas ? Vantagens, valor, economia, ganhar, lucrar, benefĂcios, etc.
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