Extensão de linha, uma dúvida para sempre?

Um leitor da e-zine escreveu contando que trabalha em um site que faz coberturas fotográficas de festas em casas noturnas voltadas ao público jovem, mas que sua receita não está satisfatória. Ele perguntou: Posso ampliar a atuação para eventos sociais com outro tipo de público?

Sim, o público pode ser outro, desde que pertencente a uma mesma classe social, ou seja, se o site cobre eventos de casas noturnas jovens classe A e B, você pode estender para adultos classe A e B, que provavelmente vai atingir uma fatia de mercado de eventos freqüentados pelos pais desses jovens. Digo isso porque a empresa já possui uma identificação com o público-alvo.

Como diz o título da nossa e-zine de hoje, você lê nos livros sobre extensão de linha, avalia, estuda, ouve os principais especialistas no assunto, mas quando o problema bate em você, a dúvida volta à tona.

Para quem não sabe, extensão de linha é quando você pega um produto de grande sucesso e cria outros novos a partir do principal, buscando atingir diferentes segmentos do mercado ou ampliar a participação no mesmo segmento. Podemos utilizar como exemplo a Coca-Cola e a Coca-light, ou a famosa marca de arroz que agora tem também feijão, ou ainda outros mais ?fortes? como a pomada para cavalo Calminex que criou uma extensão de linha para humanos, a Calminex H que, diga-se de passagem, é um grande sucesso.

Alguns autores criticam a extensão da linha de produtos, dizendo que não precisamos concorrer com nosso próprio produto, já temos concorrentes demais para fazer isso, devemos sim reforçar o nosso posicionamento no mercado. Pelo que temos visto acontecer na prática, a visão a longo prazo está se perdendo, assim como os críticos, que sugerem a solução de optar pelo imediatismo do lucro no próximo balanço.

Mais neutro do que nunca, vale considerar o tradicional pensador Philip Kotler, que é um dos principais autores de marketing sobre esse assunto, que fala sem nenhum preconceito: “Uma linha de produto é pequena demais se puder aumentar os lucros adicionando algum item a ela, e muito grande, se puder aumentar o lucro tirando um item dela.”

Tire sua própria conclusão e trace paralelos em suas decisões profissionais.

10 anos da VendaMais em CD
Deixei de falar na última edição, mas não posso perder esta oportunidade. A revista VendaMais está comemorando dez anos e acaba de lançar, para todos nós que gostamos de informação e tecnologia, sua coleção completa com 4 CDs que trazem todas as matérias já publicadas em dez anos da revista VendaMais. Nela você encontra o layout de todas as páginas. Um show e ainda por cima, a mais completa coleção de vendas do Brasil:
http://www.editoraquantum.com.br/vm10anos

Pessoas que se enrolam
Estamos escrevendo um artigo para uma das próximas edições da revista VendaMais que vai se chamar pessoas que enrolam. Nele falaremos sobre aqueles momentos em que a produtividade fica abalada por erros que insistimos em repetir e a dificuldade que temos para delegar funções. Escreva contando o seu ponto de vista ou um caso sobre o assunto: “Por que as pessoas se enrolam” e aproveite para reavaliar a sua produtividade e aparar aquelas arestas que podem estar segurando o seu desempenho. Mande um e-mail para: [email protected]

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Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

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