Faça como os vencedores, comprometa-se!

Qual é o significado da palavra comprometimento na sua carreira?

Qual é a diferença entre as pessoas que conquistam êxito profissional e as que raramente saem do lugar? Dedicação, disciplina, coragem, flexibilidade, conhecimento e treinamento? Certamente não é apenas um fator que responde a essa pergunta. Mas há um que mais se destaca nos vencedores: o comprometimento.

Nos dias de hoje, o comprometimento se tornou uma das maiores necessidades no contexto profissional, já que, para construirmos resultados sustentáveis, é fundamental nos comprometermos de verdade em nossas atividades profissionais. Podemos citar como exemplo os grandes líderes da história: eles jamais teriam conseguido grandes feitos se não fossem comprometidos com suas causas e com seu povo. Sem comprometimento, ninguém vai a lugar nenhum, pois, quando não nos comprometemos com aquilo que nos propomos a fazer, não conseguimos nada de grandioso na vida.

Ayrton Senna disse, certa vez: “No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa benfeita ou não faz”. Observe as pessoas descomprometidas, elas não se dedicam aos detalhes quando fazem alguma tarefa. Muitas vezes, nem terminam aquilo que começam e são apáticas, acomodadas. Cumprir horários, ter disciplina e assertividade, então, nem pensar. São pessoas que pensam: “Não estou nem aí” e, com isso, as atividades que praticam saem do tipo: “Ah, vai assim mesmo”.

Os comprometidos são aqueles que se destacam pelo empenho e pela dedicação, terminam o que começam, focam sempre nas soluções e não desistem facilmente. Um profissional comprometido age em vez de ficar reclamando, tem vontade de contribuir e se mostra motivado para produzir bons resultados.

Dificilmente você ouvirá de uma pessoa comprometida, que deseja vencer na profissão e na vida, as expressões: “Eu não posso” ou “Não vai dar”. Pessoas assim têm atitude e procuram se superar, mesmo diante das piores adversidades. Se não podem fazer uma atividade de determinada forma, procuram alternativas e melhoram constantemente.

Se quiser uma dica importante para conquistar êxito, aí vai: comprometa-se com os seus objetivos, comprometa-se com os resultados de sua empresa e faça o que tem de ser feito, mas faça muito bem. Dedique-se e acredite que você pode fazer mais e melhor do que vem fazendo. Faça como os vencedores, esteja engajado para não deixar que os limites o impeçam de conquistar muito mais, pois existem aqueles que não querem fazer nada para melhorar, aqueles que só inventam desculpas e terceirizam seus fracassos, contra um número muito pequeno de profissionais que se compromete a mudar, agir e fazer acontecer.

Lembre-se de que cada um deve ser responsável por aquilo que faz. Mesmo que os fatores externos não contribuam, faça como os vencedores, cumpra com a sua responsabilidade, pois comprometimento e responsabilidade são inseparáveis.

Por fim, para se comprometer, é importante identificar os motivos que o levarão a agir com entusiasmo. Sem entusiasmo, não há comprometimento. Sem motivação, não há vitórias. Então, encontre um sentido naquilo que faz e aja como os vencedores, caso contrário, as vitórias ficarão distantes de você.

O texto acima foi publicado na Comunidade VendaMais. Se você quer obter outras dicas, textos relevantes, práticos e diretos como esse ou enviar um artigo seu para a nossa equipe avaliar, acesse: www.comunidadevendamais.com.br, inscreva-se e publique seus artigos!

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima