Formação de equipes
Imagine se você tivesse, neste momento, 1 milhão de reais disponíveis apenas para construir a casa dos seus sonhos. Você poderia escolher comprar um lote por R$ 200 mil e pagar R$ 600 mil para uma construtora, deixando R$ 200 mil para a compra dos móveis. O prazo estipulado pela construtora para a entrega da obra é de nove meses. Mesmo se você tivesse mais 3, 5 ou 10 milhões de reais, não poderia mudar esse prazo, que envolve desde o início do projeto até o acabamento da construção. Existe o fator “tempo” para que a casa dos seus sonhos seja construída, e ninguém melhor que você para acompanhar a construção dela até o fim.
Este artigo trata pela primeira vez no Brasil de um tema bastante falado, mas de uma forma nunca antes vista. Qual é o segredo das pessoas que ganham muito dinheiro desenvolvendo Marketing Multinível (MMN)?
O assunto deste terceiro artigo, de uma série de 10, tem a finalidade de revelar a você os segredos do “recrutamento” perfeito. Esse é um dos três pilares usados para construir uma equipe em uma empresa que desenvolve o MMN. Para dizer a verdade, essa palavra ainda será esquecida: recrutamento. Da mesma forma que não era usada 20 anos atrás. Ela será armazenada. Quando a mencionamos, parece até que estamos falando de algo relacionado ao exército.
Esse é o principal motivo por que muitas pessoas não conseguem formar equipes. Quando essa palavra é citada – equipe –, você se lembra do seu time favorito, do time da escola do seu filho, de campeões em revezamentos, em esportes aquáticos ou terrestres, pois todos têm algo em comum: ficam em nossa memória de forma positiva por serem chamados de equipes.
Vamos positivamente usar, de agora em diante, termos como “formação” ou “desenvolvimento” de equipes, em vez de usar “recrutamento”. Ao ler isso você passará a sentir uma das sensações mais maravilhosas das pessoas bem-sucedidas nas empresas que usam o MMN como forma de negócios. Quando alguém bem-sucedido na organização inicia o trabalho na empresa (vender, formar equipe e fidelizar), faz isso de maneira responsável e leva a sério os resultados. Para que isso ocorra da maneira correta, você deve estipular metas de vendas e de desenvolvimento de equipes.
Dentro das metas de formar uma equipe em uma empresa de MMN, o pensamento primário é levar a oportunidade de negócios a pessoas que compartilham as mesmas metas e os mesmos sonhos que você. Para descobrir os sonhos das pessoas, você deve se tornar amigo delas. Esse é um dos motivos pelos quais as pessoas, ao entrarem em um MMN, chamam primeiro os amigos. Muitos entram por afinidade, não exatamente pela empresa para a qual foram convidados. Mas nisso se esconde um risco grande.
Muitos investem bastante dinheiro confiando na proposta do amigo, e se por acaso a empresa fechar ou não cumprir com o prometido, a pessoa perde o dinheiro e você, a amizade. Mas o segredo das pessoas que têm equipes bem-sucedidas nas organizações está exatamente na formação da equipe correta.
Elas iniciam o desenvolvimento da equipe pensando não em amizade ou favoritismo, mas em profissionalismo. Fiz uma pesquisa com pessoas bem-sucedidas de algumas organizações do Brasil e todas têm algo em comum: escolhem ótimos profissionais de vendas, responsáveis, sérios, organizados e com uma lista de amigos invejável. Não se deve jamais aliciar profissionais que trabalham em outras empresas. Isso é antiético. Mas pegar desempregados que saem regularmente de uma empresa e entram em outra para formar sua organização seria cometer um ato antiético contra você mesmo.
Nada impede que você convide pessoas com o perfil mencionado para participar de eventos de oportunidades realizados por sua organização, desde que seja feito com ética e responsabilidade. Até mesmo porque a maioria das empresas que desenvolve o MMN incentiva a pessoa a manter a renda principal por um tempo até o momento que sua equipe esteja formada.
Assim sendo, você agora entende por que citei o exemplo da casa no início do artigo? Não importa quanto dinheiro você tenha, é preciso, durante certo tempo, construir sua equipe de vendas. É claro que isso requer dinheiro para treinamentos e apoio ao desenvolvimento de sua equipe. Quando seu patrocinador dentro do sistema confia em você, apoiando-lhe financeiramente, ele está apoiando e criando uma rede própria. Mas muitos patrocinadores ainda não têm a mesma visão que você desenvolveu por estar lendo este artigo e por isso querem tirar mais dinheiro da rede do que investir nela.
Se isso acontecer com você, dê graças a Deus. É a chance que tem de provar que não foi escolhido para fazer parte da rede apenas para encher a sala. Mas se for o contrário e seu patrocinador resolver apoiá-lo financeiramente na formação de sua equipe de vendas, acredite, faça exatamente tudo o que ele falar, do jeito que ele pedir e no tempo que ele determinar. Trabalhe, pois só assim você terá sucesso. O patrocinador entra com dinheiro e experiência, e você com trabalho árduo e contatos – uma sociedade perfeita na qual todos lucram juntos. Isso é o espírito do MMN – um marketing de cooperativismo.
Mas a questão principal é: e você que faz parte de uma equipe de MMN, cumpre os requisitos citados acima, foi recrutado por méritos ou está em uma empresa por causa de um parente ou amigo? Seja qual for a sua resposta, você deve saber que a pessoa pode se tornar o que ela quiser, basta ter as ferramentas adequadas. Os grandes profissionais não nasceram assim, tornaram-se bons. E o fator principal para isso foi o que eles leram. O que os bem-sucedidos leem? Saberemos disso na próxima edição.