Fidelize seus clientes – CV n. 74

Nesta edição:

Publicidade divertida

Fidelize seus clientes

Uma experiência criativa

 

 

Doando calor

Mídias alternativas

 

Apesar de não se tratar de uma nova ideia, ela é muito interessante: a Kraft Foods aqueceu dez abrigos de ônibus em Chicago, EUA. A ação é em parceria com a JCDecaux e envolve a instalação de um equipamento que produz calor.

 

A ideia tem o intuito de oferecer um ambiente aconchegante para os passageiros que ficam no frio esperando o ônibus e, dessa forma, promover a marca Stove Top, associada a uma “refeição que aquece”. Nos abrigos, a Kraft instalou também painéis com fotos do produto e o seguinte texto: “Frio, oferecido pelo inverno. Calor, oferecido por Stove Top”.

 

O que, alinhado ao seu produto, pode agradar seu cliente? A resposta pode dar a você grandes lucros!

 

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Antecipando necessidades

Oportunidades

 

Você está atento para saber quais serão as necessidades criadas no mercado? Se não estiver, comece a prestar mais atenção, pois foi dessa forma que Helcio Alamini Pirola de Criciúma, SC, conseguiu muitas vendas.

 

“Em meados do ano de 2004, trabalhava na área comercial de uma empresa de informática que tinha soluções para automação comercial. Ouvi falar que os fiscais da Receita Estadual estavam visitando os restaurantes da região e exigindo software, Emissor Cupom Fiscal (ECF) e Transferência Eletrônica de Fundos (TEF). Então, percebi novas vendas! O que eu fiz: peguei a lista telefônica e comecei a ligar para os donos dos principais estabelecimentos, explicando que tinha a solução e agendando visitas. Fiquei em torno de 15 dias almoçando entre às 14h e 15h, pois os proprietários só podiam me atender entre às 12h e 13h30. Valeu muito a pena, porque deixei os clientes satisfeitos e, claro, tirei boas comissões com essas vendas.”

 

Sabe qual foi a conclusão que Helcio tirou? “Devemos perceber as oportunidades e colocá-las em ação”. Então, mãos à obra!

 

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Atenda quem não recebe atenção do mercado

Novos nichos

                                                         

Enquanto empresas concorrentes ficam disputando clientes, muitas pessoas não têm suas necessidades atendidas. Vendo essa realidade, a academia Triathon em São Paulo, através do Programa Reabilitar, preparou-se para receber qualquer aluno portador de deficiência que deseja treinar.

 

O projeto tem parceria com a divisão de medicina física e reabilitação da Universidade de São Paulo (USP), que ofereceu treinos específicos aos profissionais da Triathon, principalmente no preparo de como acolher pessoas com qualquer tipo de deficiência. A instituição também passou por mudanças em sua estrutura, instalando rampa de acesso, adaptando os banheiros e construindo entradas de fácil acesso para a piscina.

 

Com essa iniciativa, a academia abriu as portas para muitas pessoas que não encontram um lugar adequado para praticar exercícios!

 

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Cachorro no cinema

Publicidade

 

Em São Paulo, na saída do filme Marley e Eu, que conta a história deum labrador de 45 kg que torna a vida de seus donos um caos, o público foi surpreendido com balões em forma de cachorro.

 

A ação promovia a adoção de filhotes e foi feita pela União Internacional Protetora De Animais (UIPA). 

 

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Marketing no YouTube

Mídias alternativas

 

Um dos sites mais acessados na internet, o YouTube é feito de milhões de pequenos vídeos. Qualquer pessoa pode filmar ou gravar alguma coisa e colocar no site para milhares de outros verem.

 

E algumas empresas já descobriram como faturar com esse canal: uma é a Blendtec, fabricante de liquidificadores de alta potência. Seu presidente, Tom Dickson, aparece em uma série de pequenos programas chamados Will it blend? (algo como Será que liquidifica?), onde ele coloca em seu aparelho os mais diferentes objetos, como: câmeras, telefones, cabos de vassoura e bolas de golfe. Em poucos momentos, eles são reduzidos invariavelmente a pó, e Tom termina o programa com uma ou outra piadinha. Os vídeos são um sucesso e transformaram o liquidificador em objeto de desejo dos jovens norte-americanos.

 

Quem também usou superbem o site de vídeos foi o grupo humorístico Monty Python. Ao ver seus quadros e pedações de programas no YouTube, muitos com baixa qualidade de som e imagem, os artistas britânicos resolveram fazer algo. Em vez de lutar contra, usando advogados e leis de copyright, passaram a oferecer vídeos de qualidade em seu próprio site. Qualquer um podia baixá-lo e colocá-lo no YouTube ou onde quisesse. Além da qualidade superior de imagem e som, esses vídeos terminam com um rápido anúncio dos DVDs do grupo. Desde que começaram a fazer isso, as vendas de DVDs aumentaram em 23.000%.

 

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Atendimento

Fidelização

 

O Quality Hotel de Curitiba mostra que se diferenciar e fidelizar os clientes custa muito pouco.

O segredo está no bom atendimento, incorporado na camareira Rosilene Santos. Com uma carta simples e um chocolate, ela mudou a conduta de um hóspede mal-humorado, que passou a exigir a presença dela no andar onde ele ficava hospedado.

 

O hotel também envia cartões de aniversário para seus clientes. Certa vez, o cartão chegou a um cliente que estava hospedado em outro local. Ao sair para uma reunião, ele foi chamado pela recepcionista, que lhe entregou o cartão do Quality. Nele, o hotel desejava um feliz aniversário e dizia: “Mesmo hospedado na concorrência, a gente não esquece de você”.

 O hóspede ficou tão comovido que na mesma hora enviou um e-mail para o presidente da rede que administra o Quality, elogiando-o.

 

Devido a essa postura, muitos empresários que viajam a serviço de suas empresas chegam a colocar dinheiro do próprio bolso para cobrir a diferença da estada e ficar no Quality, que tem diárias mais altas.

 

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Poder das pessoas

Posicionamento

 

Cada vez mais, as comunidades estão assumindo as rédeas de negócios ao redor do mundo. Pessoas se unem para patrocinar artistas, tentar viabilizar produtos e, agora, salvar um. É isso mesmo, tem gente salvando produtos!

 

Quando a Polaroid anunciou que ia parar de fazer, bem… polaroides, um grupo de fãs holandeses comprou uma velha fábrica da empresa e, agora, promete voltar a produzir os filmes instantâneos ainda este ano. Como muitos componentes do velho filme já não são mais encontrados, eles esperam desenvolver com parceiros uma nova tecnologia para quem sente saudade de ver as fotos aparecendo nos velhos quadradinhos pretos.

 

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Todos vendem

Posicionamento

 

Se você tem engenheiros em sua empresa ou qualquer pessoa que lide com produção, peça para que cheguem um pouco antes na companhia e tentem vender algo. Eles se inspirarão ao ver o que criaram sendo usado na prática e se motivarão pelo interesse do cliente. Também receberão feedback direto e sem intermediários, que poderão levá-los a melhorar ainda mais seus produtos e serviços. A dica é de Bob Metcalf, presidente da fabricante de software 3Com.

 

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Uma experiência criativa

Não venda, crie uma experiência!

 

O escritor e palestrante Fernando Oliveira passou por duas experiências marcantes – e opostas – quando foi comprar seu carro novo. Vestindo jeans, camiseta e tênis, foi até a concessionária na qual tinha comprado seu último veículo. “Fui recepcionado de maneira desconfiada pelo vendedor, que me olhou dos pés a cabeça e imaginou que eu não tivesse dinheiro para comprar aquele modelo. A todo o momento, ele falava com desdém daquele mais caro e dizia sempre que tinha um popular”, lembra.

 

Percebendo que tinha sido vítima de um pré-julgamento a partir do que estava vestindo, Fernando saiu da concessionária e dirigiu-se a concorrente mais próxima. “A recepção foi completamente diferente. O vendedor falava comigo como seu eu fosse alguém muito importante, explicando detalhadamente todos os diferenciais do carro. Ofereceu cafezinho e fez questão que eu fizesse um test drive”, explica.

 

Uma das coisas que mais surpreendeu Fernando foi que em nenhum momento o profissional pareceu querer vender aquele carro, mas simplesmente proporcionar uma experiência de compra. “Nem preciso dizer que, após o test drive e o cafezinho, eu estava disposto a assinar o cheque. Ele fez com que me sentisse dono do carro, sem perguntar, em momento algum, se eu iria comprar”, comenta.

 

Negócio fechado, começou a pós-venda: cartas de agradecimento, postais comemorativos da montadora, ligações do vendedor para saber as impressões de Fernando sobre o automóvel, etc. Você tem alguma dúvida se ele compraria na mesma concessionária novamente?

 

Fernando nos trouxe duas experiências completamente diferentes dentro de um mesmo setor, mostrando que o profissional preocupado não em vender, e sim em transformar o ato de vender em uma experiência marcante sempre leva a melhor.

 

“Coloque um refletor no cliente, ele é o astro principal daquele momento. Demonstre interesse verdadeiro através de perguntas, mas sem parecer uma entrevista. A criatividade aparece quando utilizamos nosso conhecimento a respeito do produto ou serviço e usamos as informações fornecidas pelo consumidor. Essa mistura é uma poderosa ferramenta para qualquer vendedor”, encerra.

 

 

Frase

 

“Há mais pessoas que desistem que pessoas que fracassam!”
Henry Ford

 

 

GRANDES NÚMEROS:
US$ 2,97 bilhões de lucro operacional no ano fiscal de 2008 e alta de 22,5% em vendas foi o saldo da LG Electronics.

Fonte:IDGNow

 

150 milé o número de notebooks que o MEC distribuirá nas escolas públicas brasileiras

Fonte:ComputerWorld

 

3% foi a alta de confiança do consumidor em relação à situação do Brasil entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009, passando de 97,4 pontos para 100,3.

Fonte:InfoMoney

 

 

 

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