Gestão de Vendas: 10 ferramentas para otimizar seu trabalho

Você conhece a gestão de vendas e sabe a importância que ela tem para o seu negócio? Não importa se você administra uma pequena, média ou grande empresa, toda organização sobrevive de vendas e são elas que geram mais resultados.

Conheça neste artigo como funciona a gestão de vendas e como você pode implementá-la para alcançar os objetivos de sua empresa.

  1. O que é gestão de vendas e como ela funciona?
  2. Qual a importância da gestão de vendedores para as empresas?
  3. 10 ferramentas de gestão de vendas para otimizar seu trabalho
  4. Dicas para melhorar sua gestão de vendedores

O que é gestão de vendas e como ela funciona?

A gestão de vendas está relacionada com a organização e otimização das vendas de uma empresa. Sua função principal é controlar o setor financeiro, com o intuito de aumentar a receita da companhia e impulsionar o seu desenvolvimento.

Portanto, a gestão de vendas envolve aspectos como planejamento, direção e controle das vendas realizadas por um empreendimento. Além disso, cabe ainda a esse processo a administração de atividades envolvendo o recrutamento e seleção, e até mesmo o pagamento e estímulo de toda a equipe de vendas.

É com a análise dessas e muitas outras questões que a gestão de vendas que você compreenderá as necessidades da empresa, traçando estratégias e definindo as metas de forma coerente. Isso é essencial para o desenvolvimento de processos de venda que visem atingir os objetivos de receita da empresa.

Neste sentido, é fundamental que toda gestão de vendas priorize 3 aspectos centrais: a criação e administração da estratégia de vendas, a coordenação das atividades de vendas e a análise de relatórios de vendas e receitas.

Assim, é possível estruturar um bom projeto de vendas, com a seleção e organização de uma equipe profissional qualificada. O planejamento deve estar claro para todos os envolvidos no processo.

Seus colaboradores de vendas são seus maiores aliados para alcançar reais resultados financeiros para sua empresa. Por isso, é importante investir em um bom treinamento para o seu time de vendas e mantê-lo sempre motivado.

Inclusive, a gestão de vendas não se trata de uma atividade segmentada das demais atividades da empresa. Ela deve estar integrada com diversos outros setores, como por exemplo o setor executivo e o de marketing.

Qual a importância da gestão de vendas para as empresas?

Independentemente do tamanho da sua empresa, tenha certeza de que a gestão de vendas otimizará os seus ganhos. Com a contratação de uma equipe especializada nesse tipo de gestão você é capaz de aumentar a produtividade da sua empresa, conquistar os seus objetivos estratégicos e conseguir um maior engajamento por parte dos seus colaboradores.

Além disso, ao analisar os relatórios periódicos ajudam a compreender possíveis melhorias a serem realizadas até mesmo no que diz respeito ao produto ou serviço oferecido. Assim, você consegue satisfazer as reais necessidades de seus clientes, oferecendo uma melhor experiência e alcançando vantagem competitiva no mercado.

Acreditar que apenas as grandes companhias precisam investir em uma boa gestão de vendas é um erro grave. Esse tipo de prática é uma ótima ferramenta para pequenas e médias empresas, pois podem impulsionar as vendas iniciais e oferecer a visibilidade tão importante para o crescimento do negócio.

Neste sentido, a gestão de vendas pode otimizar os resultados do seu negócio, a partir da percepção das forças e fraquezas, internas e externas à corporação.

10 ferramentas de gestão de vendas para otimizar seu trabalho

Agora que você já conhece a gestão de vendas e sabe como ela pode ajudar no desenvolvimento da sua empresa, vamos conhecer algumas ferramentas que vão otimizar o seu trabalho e oferecer ainda mais resultado.

1. Clientar CRM

O sistema Clientar CRM é uma ferramenta completa de gestão de vendas. Com ele você vai poder fazer tudo de maneira simples e prática. Otimizando a organização do dia a dia da sua empresa.

É possível realizar a gestão automática de seus clientes prospects, ativos e inativos. Assim a sua equipe terá um maior controle sobre o perfil de seu público e como abordá-los. Além disso, você é capaz de estabelecer lembretes de aniversário de seus clientes, podendo oferecer uma experiência afetiva e individualizada.

Ainda, no intuito de oferecer o melhor serviço ao seu público, o sistema permite parametrizar o tempo máximo que seus clientes e propostas podem ficar sem contato. Assim, você poderá realizar um atendimento mais cuidadoso com cada um e melhorar a percepção da sua clientela.

Com um fluxo de trabalho intenso algumas informações podem ser esquecidas. É por isso que esta ferramenta te ajuda a convidar e lembrar os seus colaboradores sobre as reuniões de equipe.

Além disso, com esse software, você acompanha suas metas e vendas em tempo real e monitora suas taxas de conversão, número de propostas em aberto, histórico de relacionamento e relatórios baseados na curva ABC de Pareto. Contando com a incrível possibilidade de integração com o ERP da sua empresa. Tudo para facilitar a sua gestão de vendas.

2. Snov.io

O CRM Snov.io oferece à sua empresa mais leads, vendas e receitas a partir de uma gestão de vendas otimizada pelo software. Com ele você poderá encontrar mais rápido boas oportunidades de vendas para preencher o seu funil.

Para isso você contará com a ajuda do Localizar do e-mails e do Verificador de Tecnologias. Além disso, é possível integrar a Snov.io a diversos aplicativos de formulários, trabalho em equipe, suporte ao cliente, mídias sociais e muitos outros.

Você vai com certeza otimizar a sua gestão de vendas, pois gastará pouquíssimo tempo para encontrar leads com o sistema automatizado. A Snov.io te ajuda a verificar e fazer download de suas próprias listas de leads. Tudo isso, evitando as duplicatas. Para melhorar, você pode reduzir a taxa de rejeição com a limpeza periódica de suas listas de e-mails.

Aumente o envolvimento do seu público com a campanha de gotejamento que conta com e-mails personalizados e humanizados, garantindo a conversão. Você será capaz, inclusive de rastrear e-mails enviados diretamente para o seu Gmail.

Para sair à frente você pode ainda observar a concorrência e as tecnologias utilizada por eles. Assim, sua empresa é capaz de avaliar melhor as forças e fraquezas diante do mercado em que está inserida.

O mais interessante é que está plataforma é totalmente gratuita. Você poderá iniciar a sua gestão e o desenvolvimento da sua empresa sem nenhum custo. O investimento em algum plano é necessário quando a sua empresa precisar de mais do que 50 créditos mensais ou um número superior a 100 destinatários de campanha.

3. DocuSign Agreement Cloud

Com a DocuSIgn Agreement Cloud, você vai fechar seus contratos com baixo custo e de forma rápida e amigável. A plataforma permite que você edite e negocie de forma colaborativa, podendo realizar diversas versões com alterações rastreadas automaticamente.

Além disso, a ferramenta conta com um fluxo de trabalho automatizado que lhe permite encaminhar os contratos para aprovação e assinatura. A sua organização estará garantida, pois, os contratos assinados são armazenados em um repositório, facilitando futuras pesquisas.

Essa é uma ótima ferramenta para a sua gestão de vendas, se você deseja acelerar as transações, encantar seus compradores e melhorar a produtividade de seus colabores. Tudo para aumentar os seus lucros e oferecer uma ótima experiência para os seus clientes.

A DocuSIgn Agreement Cloud conta com 12 produtos disponíveis e mais de 350 integrações à sua disposição. É a ferramenta que vai te oferecer a facilidade da automatização do fluxo de trabalho, com a possibilidade de realizar aprovações de forma integrada, acompanhar o status do contrato e armazená-lo em seu CRM (Customer Relationship Management / Gestão de relacionamento com o cliente).

Com esse software, você vai mudar o seu conceito sobre contratos e entender as vantagens das transações digitais.

4. Google Trends

O Google Trends é uma grande ajuda se você se preocupa com o marketing de conteúdo e compreende como ele pode preencher o seu funil de vendas. A partir dele, você pode pesquisar as tendências atuais relacionadas a uma palavra-chave em específico.

Provavelmente, você já conhece a importância do SEO (Search Engine Optimization) para o seu sucesso na internet. Mas, para desenvolver um conteúdo que realmente gere engajamento você precisa entender a persona da sua empresa e o que mais a atrai.

A persona é uma espécie de cliente ideal. Não se trata de um sinônimo de público-alvo, mas de um conceito mais complexo que envolve uma maior especificidade do indivíduo.

Com o estudo da persona a sua equipe de comunicação poderá oferecer material mais relevante para seus clientes, além de ajudar a gestão de vendas a compreender melhor os seus leads.

Logo, o Google Trends organiza as informações de pesquisa feitas no próprio Google para oferecer informações detalhadas que vão te auxiliar no entendimento dos interesses desta persona.

Tudo é feito de forma gratuita e muito prática. Basta que você pesquisa uma palavra-chave referente ao seu nicho e assunto que deseja tratar. Assim, a ferramenta vai te disponibilizar uma gama de informações sobre as tendências de pesquisa de pessoas que pesquisaram essa mesma palavra.

5. Zendesk

Zendesk é um software de suporte ao cliente que vai otimizar a gestão de vendas da sua empresa. Ela é uma ferramenta ideal se você deseja reduzir os custos e alcançar um rápido desenvolvimento empresarial.

Você vai poder oferecer aos seus clientes suporte em diversas formas de canais e ter todos os tickets organizados em uma única plataforma. Isso oferece organização para a sua empresa e rápida resolução dos problemas, aumentando a satisfação dos seus clientes.

Além disso, o fluxo de trabalho automatizado acelera o serviço de sua equipe, pois cada ticket é encaminhado para o agente responsável pela situação.

Muitas empresas já se utilizam desta ferramenta de gestão de vendas. E você pode começar hoje mesmo, sem nenhum custo, a partir de uma avaliação gratuita.

6. RD Station

A RD Station é uma plataforma que irá te oferecer solução seja para o marketing ou para sua gestão de relacionamento com o cliente. Com ela você vai potencializar alavancar a sua empresa e se destacar diante do mercado.

Você é capaz de criar suas campanhas e nutrir leads com essa ferramenta. Excelente para otimizar o seu marketing digital. Com esse software, você vai gerar boas oportunidades comerciais, incrementando a gestão de vendas da sua empresa.

Sua equipe conseguirá ainda automatizar o marketing e e-mail marketing, além de enriquecer as suas landing pages e redes sociais. Uma ótima forma de conquistar seus clientes com assuntos que realmente os interessam.

Crie funis de vendas personalizados e organize os seus contatos de maneira totalmente digital. Conte com a agilidade, segurança e baixo custo da RD Station.

A plataforma oferece ainda relatórios de resultados para orientar a sua gestão de vendas e a possibilidade de acionar lembretes de tarefas. Tudo para manter a sua equipe organizada e com foco no sucesso da empresa.

7. Salesforce

Um bom relacionamento com o cliente é o segredo para um negócio de sucesso e este é o foco da Salesforce. Com ela você é capaz de gerir operações de maneira rápida, inteligente e flexível.

A plataforma conta com um sistema de vendas sensacional que já está no mercado há mais de 20 anos. Com integração com o Slack, esta ferramenta reúne em um único lugar dados, alertas e conversas que vão auxiliar a sua gestão de vendas.

Entendendo a importância do diálogo entre os vários departamentos da empresa, o software conta com a possibilidade de conectar as equipes de marketing atendimento ao cliente, e-commerce, entre outros. Tudo isso através do SSOT (Single Source of Truth).

Com ferramentas de alta tecnologia, você vai poder gerenciar dados, derivar insights e realizar análises preditivas. Tudo construído no intuito de oferecer um relacionamento solido entre sua empresa e seus clientes.

O gerenciamento de leads, associado a automatização de preços e cotações, otimizarão o trabalho da sua equipe oferecendo excelentes resultados.

Para oferecer o melhor para o seu empreendimento, a Salesforce conta com diferentes planos tendo em vista o tamanho da sua empresa e suas reais necessidades. Além disso, todos podem ser testados gratuitamente para que você conheça a ferramenta antes de adquirir.

8. LinkedIn Sales Navigator

O LinkedIn Sales Navigator é uma ferramenta que vai auxilia desde a prospecção de clientes até o fechamento de seus contratos. É possível se utilizar do poder do LinkedIn para criar relacionamentos duradouros com seus mais de 800 milhões de usuários.

Logo, você vai poder aumentar o seu pipeline e alcançar contratos de mais qualidade. Chega de vendas presenciais ou por telefone. Através do investimento em vendas no mundo digital, sua equipe de gestão de vendas alcançará excelentes resultados. E para isso o LinkedIn Sales Navigator pode fazer toda a diferença.

Não importa se você é autônomo ou se possui uma equipe maior. Esse software possui o plano ideal para você. E você pode testá-lo gratuitamente antes de adquirir.

9. Olark

A Orlak é uma ferramenta criada no intuito de facilitar a sua comunicação com seus clientes. Para uma boa gestão de vendas, entendemos que precisamos escutar, aprender e aprimorar. E esse é o lema da Olark.

Com esse software moderno você é capaz de oferecer ao seu público um atendimento rápido e personalizado, através de conversas online em tempo real. Além disso, todos os dados dos seus clientes poderão ser organizados e acessados facilmente pelo seu CRM.

Você irá contar com um banco de dados de fácil acesso, armazenamento de todas as conversas com os clientes e integração de diversas plataformas. Além disso, você terá fácil acesso às métricas necessárias à gestão de vendas, relatórios via e-mail e integração com o Google Analytcs.

A sua equipe de gestão de vendas irá certamente alcançar ótimos resultados com esse software.

10. Hootsuite

O Hootsuite é o software ideal se você deseja compreender melhor o seu público e se destacar nas redes sociais. Com ele você poderá programar as suas postagens de maneira rápida e simples, aumentando os seus números de seguidores e ganhando visibilidade.

Além disso, você terá fácil acesso às interações de seu público nas redes sociais, podendo entender o que eles realmente pensam, com o que estão satisfeitos e sobre o que desejam mudanças.

Se você conta com uma equipe de marketing para responder as suas redes, essa ferramenta é muito eficiente. É possível adicionar diversos administradores para responder a uma conta. E o seu time pode traçar comunicações internas antes de optar pela resposta definitiva.

Assim, é possível estabelecer uma comunicação harmoniosa com o cliente e condizente com os princípios da empresa. O teste desta ferramenta funciona por 30 dias de forma gratuita.

Dicas para melhorar sua gestão de vendas

Para te ajudar a desenvolver a sua gestão de forma ainda mais assertiva, separamos algumas dicas valiosas que vão potencializar as suas vendas. Não perca tempo e comece a investir na sua empresa.

  • Elabore um planejamento: é importante que os objetivos e metas da empresa estejam bastante claros para a equipe de gestão de vendas. É através dessas questões que o seu time é capaz de traçar estratégias para alcançar os resultados desejados.
  • Escolha boas ferramentas para facilitar seu trabalho: como você pôde perceber, uma boa ferramenta pode ajudar a organizar e agilizar o trabalho da sua equipe. Além de oferecer relatórios para uma melhor análise das mudanças necessárias.
  • Estruture uma liderança: um líder não apenas ajuda a organizar o seu time e a distribuir as rotinas de funções como mantém a sua equipe engajada e motivada. Por isso, é muito importante selecionar bem quem estará a frente da sua gestão de vendas.
  • Receba e transmita feedbacks para o time de vendas: assim como os feedbacks dos clientes são importantes para a empresa, isso também se faz necessário entre seus colaboradores. Ouvir e oferecer retornos aos seus funcionários ajudará no crescimento da sua empresa.
  • Mantenha uma rotina de reuniões e alinhamentos: é importante manter uma rotina de reuniões e alinhamentos para evitar problemas nos horários. Lembre-se que essas atividades são extremamente necessárias para a realização do planejamento e, por isso, não devem ser negligenciadas.

Como apresentamos neste conteúdo, a gestão de vendas é um procedimento complexo e essencial para o sucesso da sua empresa. Por isso, independentemente do tamanho da sua empresa, comece hoje mesmo a pensar em sua equipe, ferramentas e estratégias que ajudam a alcançar os objetivos e potencializar seu negócio.

Este conteúdo foi desenvolvido pela Clientar CRM. A Clientar é um software de CRM com o foco na gestão da carteira de clientes e em aumentar o desempenho da equipe comercial.

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